Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Política

“Vocês, brasileiros, fazem milagre": O curioso encontro de Che Guevara com Leonel Brizola

Em 1961, no Uruguai, os símbolos da esquerda se entusiasmaram durante uma conferência internacional

André Nogueira Publicado em 31/12/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem contendo Lionel Brizola e Che Guevara juntos - Divulgação
Montagem contendo Lionel Brizola e Che Guevara juntos - Divulgação

Símbolo da esquerda em seus países, comunicadores capazes de carregar multidões e, principalmente, latino-americanos influentes durante a metade do século 20; tais características podem ser facilmente associadas a Lionel Brizolae Ernesto Che Guevara que, juntos, tiveram a oportunidade de realizar um encontro notório, em 1961.

No mesmo ano, o Uruguai realizou uma das Conferências Pan-americanas, que visavam articular as relações entre os países da América Latina, e os dois personagens participaram. Che, Ministro da Indústria e do Comércio, comandava a equipe cubana, enquanto Brizola, então governador do Rio Grande do Sul, era conselheiro da comitiva brasileira.

Ernesto Guevara de la Sierna fumando um charuto cubano / Crédito: Getty Images

Mediado pelo jornalista brasileiro Flavio Tavares, Che foi apresentado a Brizola durante o evento. Os dois estavam na casa do presidente uruguaio em Punta del Este, onde fizeram um churrasco de união entre os “povos gaúchos” (Argentina, Uruguai e RS).

Na época, Brizola era um jovem governador associado ao presidente brasileiro Jânio Quadros, e Che, a maior estrela do momento, um ícone do socialismo.

No primeiro encontro, Che e Brizola discutiram sobre a guerrilha cubana e as riquezas da ilha. A curiosidade do jovem Brizola o intrigava sobre tal figura lustre de seu tempo. O clima era de diversão.

Leonel Brizola discursa em palanque / Crédito: Acerbo Nacional / Senado Federal

No último dia da Conferência, Brizola, antes de voltar ao Brasil, declarou que primeiro precisava ir se despedir do novo amigo. Tavares vai ao hotel onde estava o argentino, o encontrando em meio a um ataque de asma e anunciando o desejo de Brizola. Che entra no carro do governo brasileiro animado, e vai ao encontro de Brizola, se despedindo em uma relação de camaradas.

Flavio Tavares expõe como Guevara mudou e influenciou a cabeça de Leonel Brizola depois do encontro. “Isso não é uma conferência dos povos da América Latina, é uma conferencia das oligarquias latino-americanas!” declarou Brizola na época.

Conhecer o guerrilheiro também pode ter influenciado o governador gaúcho a tomar a decisão que tomou em agosto de 1961, quando iniciou a Campanha da Legalidade contra o golpe militar, dando armas ao povo para defender a normalidade democrática.

Ao mesmo tempo, Che saiu influenciado, principalmente pelo contato que teve com a realidade brasileira.

Numa época em que o governo brasileiro alinhava-se tanto aos EUA quanto à Cuba, em um momento de politização efervescente e lutas de esquerda pela melhoria da vida dos mais pobres, Che declarou: “Vocês, brasileiros, fazem milagre. São exímios fazedores de milagres”.

Guevara, Brizola e Tavares na Conferência / Crédito: Domínio Público

Diferentemente de Che, Brizola não era socialista, mas trabalhista e, por isso, era mais ligado a noções como democracia representativa e papel social da propriedade, que seriam relevantes no desenvolvimento da guerrilha de Che no Congo e na Bolívia.

Che Guevara morreu seis anos depois, assassinado pelas Forças Armadas da Bolívia em associação com os Estados Unidos. Brizola voltaria ao Uruguai depois do Golpe Militar ocorrido no Brasil em 1964, passando a se exilar no país. Só retornou ao seu país de origem em 1979, com o processo de Abertura. Morreu em 2004.


+Saiba mais sobre essas figuras através de grandes obras na Amazon

El caudillo - Leonel Brizola: Um perfil biográfico, FC Leite Filho, 2008 - https://amzn.to/2RfzZP9

Brizola, Trajano Ribeiro, 2015 - https://amzn.to/36f7yoz

A razão indignada: Leonel Brizola Em Dois Tempos, Americo Freire, 2016 - https://amzn.to/36lgVDk

Diário de Che Guevara, Che Guevara, 2015 - https://amzn.to/2PSuPrJ

Che Guevara. Textos Revolucionários, Ernesto Che Guevara 2009 - https://amzn.to/2Sm0cg0

Che Guevara por Ele Mesmo, Avalon Manville, 2012 - https://amzn.to/2tEqiQP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W