Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Baile da Ilha Fiscal: A última festa imperial antes da queda de Dom Pedro II

O evento foi feito em homenagem as bodas de prata da princesa Isabel e do Conde d’Eu

Redação Publicado em 22/12/2020, às 15h00 - Atualizado em 30/08/2021, às 15h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura do baile da Ilha Fiscal - Aurélio de Figueiredo (1854–1916) / Museu Histórico Nacional / Domínio Público, via Wikimedia Commons
Pintura do baile da Ilha Fiscal - Aurélio de Figueiredo (1854–1916) / Museu Histórico Nacional / Domínio Público, via Wikimedia Commons

No memorável dia 9 de novembro de 1889, aconteceu o último momento de glória da monarquia brasileira: o ilustre baile da Ilha Fiscal. Na ocasião, a família imperial e a elite comemoravam as bodas de prata da princesa Isabele do Conde d’Eu.

O que Dom Pedro II não imaginava é que poucos dias depois ele seria destronado e a monarquia seria extinta do Brasil. 

O evento, por sua vez, teria sido uma tática de mostrar que a coroa brasileira estava firme e forte. Em suma, seria uma forma de tentar provar que tudo estava caminhando bem na realeza.

O ilustre baile da Ilha Fiscal

O vaivém não parava. Eles desciam das barcas a vapor e moças em trajes de fadas e sereias os recepcionavam. O tilintar das taças se misturava aos risos e à música. Nunca se havia visto no Brasil tanto luxo. Tudo havia sido preparado para fazer do Baile da Ilha Fiscal, promovido por Dom Pedro II no sábado, 9 de novembro de 1889, um evento inesquecível.

O último baile da Ilha Fiscal / Crédito: Francisco Joaquim Gomes Ribeiro (1855–1900) / Domínio Público, via Wikimedia Commons

A Ilha Fiscal contava com um gerador, instalado num barracão ao lado do palacete, que forneceu eletricidade para milhares de lâmpadas dentro e fora do edifício. Além das milhares de velas, balões e lanternas venezianas, os holofotes do couraçado Almirante Cochrane e de outros navios da Marinha ancorados ali perto faziam com que a ilha fosse o lugar mais iluminado do mundo, como escreveram os jornais da época.

Na ocasião, ironicamente, houve um momento de desconstração quase premonitória: o velho Pedro, ao andar pelos salões, teria tropeçado em um tapete e quase levado um tombo bruto. Na situação, o imperador disse: "O monarca tropeçou, mas a monarquia não caiu". Por ironia do universo, em uma semana o Bragança não precisaria titubiar para que a piada tivesse um plot twist.

Aquela foi a última festança do Império. Seis dias depois, o imperador seria deposto. Como toda balada que se preze, havia um motivo um tanto protocolar para a festa, por mais que as 2 mil pessoas presentes não dessem muita bola: homenagear o alto escalão do couraçado chileno Almirante Cochrane, ancorado no Rio de Janeiro havia duas semanas.

Cardápio do último Baile da Ilha Fiscal, em 1889 / Crédito: Arquivo Nacional / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Mas, na verdade, era para celebrar as bodas de prata da princesa Isabel e do Conde d’Eu e provar que a monarquia seguia viva e forte — pura balela. No baile — um sucesso — o clima era calmo, mas Pedro II pouco se divertiu.

O último momento de momento de glória

Na festança foram consumidos 188 caixas de vinho, 80 caixas de champanhe e 10 mil litros de cerveja, além de licores e destilados. O dinheiro gasto no baile, 100 contos de réis, foi retirado do Ministério da Viação e Obras Públicas.

No total, 48 cozinheiros trabalharam por três dias para alimentar os convidados, servidos por 150 copeiros. O cardápio tinha peças inteiras de caça e pesca e uma infinidade de aves exóticas, Mesas em forma de ferradura foram colocadas no pátio para servir o jantar. Entre as sobremesas, sorvete, novidade da época.

Chiques e famosos embarcavam em três vapores que saíam do cais Pharoux, na atual praça 15 de Novembro, centro do Rio. Lá, uma banda da polícia animava a noite do povo — com nada de valsa. Duas bandas militares tocaram quadrilhas, valsas, polcas e mazurcas para os convivas, que dançaram em seis salões do castelo — a princesa Isabel foi uma das pés-de-valsa.


+Saiba mais sobre D. Pedro II através de obras disponíveis na Amazon Brasil

As barbas do Imperador, de Lilia Moritz Schwarcz  - https://amzn.to/36MbHC4

D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti - https://amzn.to/2CoTTie

Imperador cidadão: e a Construção do Brasil, de Roderick J. Barman - https://amzn.to/33vl4UK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W