Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Assédio da mídia e 'colapso' público: O caos que precedeu o declínio de Britney Spears

Por trás da decisão de raspar a cabeça existia uma jovem cantora incomodada com a carreira profissional e a vida pessoal

Thiago Lincolins Publicado em 24/01/2021, às 10h00 - Atualizado em 08/07/2021, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A canta durante gravação de comercial - Getty Images
A canta durante gravação de comercial - Getty Images

Em 16 de fevereiro de 2007, Britney Spears tomou os destaques dos noticiários. Contudo, não se tratava do sucesso comercial de suas músicas nas principais paradas musicais do mundo. Naquele dia, a cantora foi flagrada raspando a cabeça.

Dias depois, especificamente em 21 de fevereiro, o assédio dos paparazzi também incomodou a artista, que ao ser atacada com flashes abusivos pegou um guarda-chuva e ‘atacou’ um dos profissionais.

Foi suficiente para mídia decretar aquele momento como ‘o colapso de Spears’. A artista, que estava no auge da carreira após o sucesso estrondoso de músicas como Baby One More Time, Oops!... I Did It Again e Toxic, caiu num poço sem fundo.

Cena do clipe de Toxic /Crédito: Divulgação/Youtube/Britney Spears

Os desdobramentos daquele ano resultaram em danos que já duram anos para a eterna Princesa do Pop. Contudo, o episódio que ficou eternizado nos maiores escândalos da história da música tem raízes distantes do exato momento em que Spears raspa a cabeça com uma máquina.

O caos 

Vale ressaltar que em 2004 a vida de Britney já era tumultuada. Em 2004, a American Dream teve um casamento insólito com Jason Allen Alexander, um velho amigo após uma noite de festa na famosa Las Vegas. Em 55 horas, a união foi cancelada juridicamente. Contudo, as coisas ficariam piores para a artista quando optou por ser casar com kevin Federline.

Com Kevin, Spears teve dois lindos filhos. Trata-se Sean e Jayden. A artista concebeu as crianças em 2005 e 2006 (respectivamente). Entretanto, o conto de fadas virou pesadelo. Passando por mais um divórcio, a carreira da loira foi tomada pelo caos.

Após o processo de separação, Britney viveu como qualquer outra pessoa após o término de um relacionamento: foi em festas, procurou conhecer novas pessoas, bebeu, se divertiu. Todavia, um detalhe a impedia de viver assim: era uma das cantoras mais bem sucedidas da época.

Marca lucrativa

Logo, um clique bebendo se tornava fortuna para os fotógrafos. E foi justamente assim que o ‘colapso’ de Spears tomou vida. Com festas frequentes, rumores de uso de drogas e registros polêmicos (incluindo a famosa foto sem calcinha após uma noitada com Paris Hilton), a cantora acabou sendo internada numa clínica de reabilitação, contudo, sua estadia foi curta. Depois de um dia já estava ‘livre’, mas o que a esperava do lado de fora era ainda pior.

As coisas ficaram ainda mais complicadas profissionalmente quando Britney teve uma apresentação confirmada no Vídeo Music Awards. A cantora que já havia brilhado naquele palco ao segurar uma píton despertou risadas da plateia ao aparecer com uma peruca barata enquanto apresentava passos básicos e totalmente fora de ritmo com os bailarinos.

Bastidores

O famoso dia descrito no começo da reportagem já fora marcado por um episódio que abalou a cantora. Britney Spears: Breaking Point, lançado pelo Channel 5, explica que nas horas anteriores ao ato de raspar a cabeça Britney tentou ver as crianças que estavam com o ex-marido.

Sem autorização e considerada ‘mentalmente incapacitada’ a artista foi tomada pela raiva, resultando no episódio que levou a artista para o fundo do poço. Após o momento, ela se dirigiu até um estúdio de tatuagem. O momento foi lembrado por Emily Wynne-Hughes que tatuou Spears. “Percebi que ela estava careca. Lembro de perguntar: por que você raspou a cabeça?’. Ela respondeu: sabe, eu só não quero que ninguém, ninguém, encoste na minha cabeça. Não quero ninguém encostando nele! Estou cansada de pessoas encostando no meu cabelo”, relatou Emily no documentário.

Pressão familiar

Naquela época, Britney já era uma das marcas mais rentáveis do mundo, afinal trabalhava desde quando era uma criança. Com o sucesso estrondoso, acabou sendo controlada na maior parte do tempo pelos empresários. 

Ou seja, a resposta dada a Wynne-Hughes pode resumir como ela se sentia naquela época: cansada do controle das pessoas que estavam ao seu redor. Entretanto, aquele acesso de fúria teve consequências diretas na vida pessoal e profissional de uma das cantoras mais famosas do século 21.

Isso porque além de ter se submetido a voltar para uma clínica de reabilitação, Britney perdeu a guarda das crianças (que passaram a viver com o ex-companheiro) e passou a ter a fortuna e carreira controlada pelo pai, através de uma tutela. Já o contato com os filhos fora regularizado pela lei e teria que ser monitorado por James.

Anos após o período de turbulência, Britney comentou o episódio em entrevista ao jornal Yediot Ahronot. “Minha vida era controlada por muita gente e isso não me deixar ser eu mesma. Eu estava perdida e não sabia o que fazer comigo mesma. Eu estava tentando agradar todo mundo perto de mim porque esta é quem eu sou por dentro. Tem momento que eu olho para trás e penso ‘onde eu estava com a cabeça?”, desabafou a artista. “Eu deveria ter me dado mais pausas e ter me responsabilizado pela minha saúde mental.

Cena deletada do clipe original de Make Me (2016) / Crédito: Divulgação/Britney Spears

Atualmente, Spears ainda vive sob o controle abusivo da tutela. 14 após o 'colapso', Britney não frequenta baladas, não é vista bebendo e só choca internautas quando aparece dançando em casa através de vídeos publicados no Instagram, contudo, sua vida pessoal e profissional continua sendo monitorada pelo pai através de uma decisão que a impede até mesmo de engravidar.


+Saiba mais sobre Britney Spears por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Britney spears : A história por trás do sucesso, de Lynne Spears (2000) - https://amzn.to/3vUnSIc

Britney Spears's Blackout (Edição Inglês), de Natasha Lasky (2022) - https://amzn.to/2UyTGpg

Britney: Inside the Dream (Edição Inglês), de Steve Dennis (2010) - https://amzn.to/3A4qTcz

Britney Spears: Stylin' (Edição Inglês), de Maggie Marron (2008) - https://amzn.to/3jhRUD0

Britney Spears: Fearless Woman (Edição Inglês), de Abhishek Patel (2018) - https://amzn.to/3xUBEMB

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W