Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rússia

Há 116 anos, o Manifesto de Outubro era assinado pelo czar Nicolau II

Buscando restaurar seu poder e amenizar a revolução, o czar planejou uma reforma histórica

André Nogueira, atualizado por Wallacy Ferrari Publicado em 31/10/2021, às 06h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Nicolau II colorida digitalmente - Klimbim
Retrato de Nicolau II colorida digitalmente - Klimbim

Diante do clima revolucionário instaurado em 1905, na Rússia, o czar passou a pensar em formas práticas de reestruturar seu governo. O país estava em uma infeliz guerra com o Japão e o povo, cansado do conflito, iniciou uma greve geral que mobilizou mais de 120 mil trabalhadores em São Petersburgo.

O autoritarismo do monarca havia resultado num massacre público contra manifestantes, conhecido como Domingo Sangrento. Com isso, sua figura de benevolente provedor caiu por terra. Nicolau IIoptou pela via reformista e, relutantemente, assinou o Manifesto de Outubro.

Nicolau II não era um bom gestor; em suas mãos, a Rússia se tornou um barril de pólvora. Diversos grupos de oposição se organizavam e sindicatos eram formados. Em setembro e outubro de 1905, uma greve geral assolou a malha ferroviária do país e a cúpula do governo czarista convenceu Nicolau a fazer concessões em nome da governabilidade.

Domingo Sangrento / Crédito: Getty Images

No dia 30 de outubro de 1905, então, Nicolau II assinou este documento conhecido como Manifesto de Outubro, em que concedia liberdades civis e políticas, viabilizando a criação de um Parlamento – a DUMA – enquanto restaurava a legitimidade da monarquia.

A abertura política possibilitou o nascimento oficial de partidos políticos na Rússia, mas todos eles eram facilmente supervisionados pelo governo, enquanto a DUMA era controlada pela aristocracia, e o czar tinha pleno poder de dissolver o Parlamento caso julgasse conveniente.

DUMA / Crédito: Wikimedia Commons

Ou seja, em termos práticos, o Manifesto de Outubro teve pouco efeito, além de não reduzir a insatisfação popular em relação ao governo Romanov. Essa fragilização politica só pôde melhorar com a rixa interna do Parlamento e as intrigas entre os moderados e a ala socialista, mais radical. O Poder Executivo acabou saindo com uma imagem melhor.

Com o retorno das tropas czaristas do Japão, a repressão voltou mais dura e a oposição sofreu diversas perdas, incluindo casos de exílio e morte, além da criminalização dos sovietes. Ou seja, todas as resoluções do Manifesto acabaram abolidas na prática, enquanto a DUMA era ainda um poder subjugado.

Mesmo com o restabelecimento dos poderes práticos do monarca, Nicolau II não possuía mais a base de apoio que tinha até 1905. A brutalidade de suas tropas e os constantes tropeços do czar fragilizavam seu governo e a abertura fornecida pelo Manifesto de Outubro só serviu para ilustrar às classes políticas renegadas o quanto uma iniciativa reformista poderia ser inútil.

Nicolau II e sua consorte na DUMA / Crédito: Getty Images

Entre 1905 e 1917, os resultados dessas falhas tentativas de conciliação fomentaram a via revolucionária, que efetivamente ocorreu antes do fim da Guerra, inicialmente de modo generalizado e, em Outubro, pela via bolchevique. Nicolau foi derrubado como déspota, sem que sua influência sobre a DUMA surtisse grandes efeitos.


+Saiba mais sobre a Rússia pré-revolucionária com os links abaixo:

1. O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service - https://amzn.to/2WpbqjG

2. Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie - https://amzn.to/2otO67Q

3. In the Trenches: A Russian Woman Soldier's Story of World War I, de Tatiana Dubinskaya - https://amzn.to/324JVxe

4. Catarina, a Grande, & Potemkin: Uma história de amor na corte Románov, de Simon S. Montefiore - https://amzn.to/320p0uU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.