Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Elvis Presley

Rei do Rock: Os 88 anos de Elvis Presley em 10 curiosidades

Fatos instigantes sobre a vida, morte e carreira de um dos maiores nomes do rock n' roll da história

Alana Sousa Publicado em 08/01/2020, às 14h30 - Atualizado em 06/01/2023, às 11h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato fotográfico de Elvis Presley, em 1956 - Getty images
Retrato fotográfico de Elvis Presley, em 1956 - Getty images

Em 8 de janeiro de 1935, há exatos 88 anos, nascia em Memphis, Estados Unidos, Elvis Aaron Presley, o homem que viria a ser cultuado como o rei do rock. Elvis colecionou polêmicas e milhares de fãs ao redor do mundo. Até hoje é lembrado como um dos maiores nomes da história da música. Conheça algumas curiosidades sobre sua vida!

1. Presente para a mãe

Quem hoje celebra a carreira memorável de Elvis Presley, não imagina que as primeiras canções gravadas por ele eram apenas um presente para sua mãe, Gladys. Aos 18 anos, em 1953, Elvis, entrou no estúdio para cantar e registrar na história as músicas My Happiness e That's When Your Heartaches Begin. Dando início ao que viria ser uma carreira lendária.


2. Serviço militar

No dia 24 de março de 1958, Elvis foi recrutado para servir nas Forças Armadas Americanas. Acreditando que o fato iria impulsionar sua carreira, o astro aceitou.

Elvis Presley no exército / Crédito: Getty Images

Durante 18 meses, permaneceu em uma base militar na Alemanha. Lá, cumpriu funções normais dos soldados, como fazer exercícios e montar guarda nos portões. Da experiência surgiram várias fotos icônicas e o primeiro contato do músico com as drogas — que o levariam á morte.


3. Figurino

O icônico macacão branco brilhante de Elvis foi desenhado por ele mesmo. A peça foi inspirada em seu quimono de karatê, arte na qual o músico era faixa preta. A ideia era usar uma roupa que o tornasse memorável, tais quais os artistas de sua época, como Frank Sinatra, que ficou eternizado em seus elegantes ternos.


4. Carreira

Durante os 24 anos de carreira, Elvis gravou cerca de 700 músicas e estima-se que ele tenha vendido até os dias atuais pelo menos 1,5 bilhão de discos.

Elvis Presley em sessão de fotos/ Crédito: Pixabay

Apesar do grande feito, o astro não é creditado como autor de nenhuma de suas canções e, nunca chegou a performar um show fora da América do Norte, o mais longe que ele chegou a ir foi ao Canadá, em 1957.


5. Graceland

A famosa mansão de Elvis, apelidada de Graceland é ponto turístico nos Estados Unidos — não só entre os fãs do músico. Adquirida pelo cantor em 1957, o terreno abriga uma igreja, 25 quartos e uma sala de TV.

Entrada de Graceland, antiga mansão de Elvis Presley
Entrada de Graceland, antiga mansão de Elvis Presley / Getty Images

Em 1982, a propriedade foi aberta ao público como museu, e hoje pertence à Lisa Marie Presley, filha de Elvis. A enorme residência é a segunda mais visitada dos EUA, ficando atrás apenas da Casa Branca.


6. Casamento com Priscilla Presley

O casal, Elvis e Priscilla Presley, se conheceram em Bad Nauheim, em 1959, quando o cantor cumpria sua carreira militar na Alemanha. A jovem tinha apenas 14 anos na época, e casaram-se em 1 de maio de 1967 em Las Vegas.

Elvis e Priscilla Presley / Crédito: Getty Images

O relacionamento foi conturbado, cercado por agressões por parte de Elvis, e o que hoje levanta a questão da pedofilia pela pouca idade da jovem.


7. Participação brasileira

A música 'Almost in Love', gravada por Elvis Presley em 1968, para a trilha sonora do filme 'Live a Little, Love a Little', teve uma participação brasileira. A letra da canção é creditada ao guitarrista Luiz Bonfá, nascido no Rio de Janeiro.


8. Morte

As últimas palavras do rei do rock foram “eu vou ao banheiro ler”. Após algumas horas, sua namorada, Ginger Alden, saiu da cama e o encontrou caído no banheiro de sua mansão, Graceland, em Memphis. Os paramédicos chegaram exatamente às 14h33 e bombearam oxigênio em seus pulmões. Sem sucesso. Elvis estava morto.


9. Autópsia

Sabe-se apenas que Elvis foi encontrado com 14 substâncias diferentes no sangue, tomou uma overdose de analgésicos, pílulas para dormir e antidepressivos — um dentista o atendeu na véspera de sua morte, e às 8 da manhã ele pediu sedativos ao seu médico particular.

Elvis em show em Wisconsin, abril de 1977 / Crédito: Getty Images

A única pessoa a ter conhecimento sobre a causa mortis do rockeiro é seu pai, Vernon Presley — que morreu sem revelar o segredo.


10. Roubo de cadáver

Após a morte do lendário cantor, em agosto de 1977, uma cerimônia foi realizada para sepultar o corpo de Elvis no cemitério de Forest Hill, em Memphis — sua cidade natal. Milhares de fãs compareceram ao evento, que durou cerca de quatro horas. Entretanto, após diversas tentativas de furto do cadáver do rei do rock, o caixão foi realocado para um jardim atrás da mansão Graceland, onde está enterrado ao lado de sua mãe.