Matérias » Personagem

O rei ainda vive: 85 anos do nascimento de Elvis Presley

Fatos instigantes sobre a vida, morte e carreira de um dos maiores nomes do rock n' roll

Alana Sousa Publicado em 08/01/2020, às 14h30

Elvis Presley, o rei do rock, em 1956
Elvis Presley, o rei do rock, em 1956 - Getty images

Em 8 de janeiro de 1935, em Memphis, Estados Unidos, nascia Elvis Aaron Presley, o homem que viria a ser cultuado como o rei do rock. Elvis colecionou polêmicas e milhares de fãs ao redor do mundo. Até hoje é lembrado como um dos maiores nomes da história da música.

Conheça abaixo algumas curiosidades sobre sua vida.

1. Presente para a mãe

Quem hoje celebra a carreira memorável de Elvis Presley, não imagina que as primeiras canções gravadas por ele eram apenas um presente para sua mãe, Gladys. Aos 18 anos, em 1953, Elvis, entrou no estúdio para cantar e registrar na história as músicas My Happiness e That's When Your Heartaches Begin. Dando início ao que viria ser uma carreira lendária.

2. Serviço militar

Elvis Presley no exército / Crédito: Getty Images

 

No dia 24 de março de 1958, Elvis foi recrutado para servir nas Forças Armadas Americanas. Acreditando que o fato iria impulsionar sua carreira, o astro aceitou. Durante 18 meses, permaneceu em uma base militar na Alemanha. Lá, cumpriu funções normais dos soldados, como fazer exercícios e montar guarda nos portões. Da experiência surgiram várias fotos icônicas e o primeiro contato do músico com as drogas — que o levariam á morte.

3. Figurino

O icônico macacão branco brilhante de Elvis foi desenhado por ele mesmo. A peça foi inspirada em seu quimono de karatê, arte na qual o músico era faixa preta. A ideia era usar uma roupa que o tornasse memorável, tais quais os artistas de sua época, como Frank Sinatra, que ficou eternizado em seus elegantes ternos.

4. Carreira

Durante os 24 anos de carreira, Elvis gravou cerca de 700 músicas e estima-se que ele tenha vendido até os dias atuais pelo menos 1,5 bilhão de discos. Apesar do grande feito, o astro não é creditado como autor de nenhuma de suas canções e, nunca chegou a performar um show fora da América do Norte, o mais longe que ele chegou a ir foi ao Canadá, em 1957.

5. Graceland

A famosa mansão de Elvis, apelidada de Graceland é ponto turístico nos Estados Unidos — não só entre os fãs do músico. Adquirida pelo cantor em 1957, o terreno abriga uma igreja, 25 quartos e uma sala de TV. Em 1982, a propriedade foi aberta ao público como museu, e hoje pertence à Lisa Marie Presley, filha de Elvis. A enorme residência é a segunda mais visitada dos EUA, ficando atrás apenas da Casa Branca.

6. Casamento com Priscilla Presley

Elvis e Priscilla Presley / Crédito: Getty Images

 

O casal, Elvis e Priscilla Presley, se conheceram em Bad Nauheim, em 1959, quando o cantor cumpria sua carreira militar na Alemanha. A jovem tinha apenas 14 anos na época, e casaram-se em 1 de maio de 1967 em Las Vegas. O relacionamento foi conturbado, cercado por agressões por parte de Elvis, e o que hoje levanta a questão da pedofilia pela pouca idade da jovem.

7. Participação brasileira

A música Almost in Love, gravada por Elvis Presley em 1968, para a trilha sonora do filme Live a Little, Love a Little, teve uma participação brasileira. A letra da canção é creditada ao guitarrista Luiz Bonfá, nascido no Rio de Janeiro.

8. Morte

As últimas palavras do rei do rock foram “eu vou ao banheiro ler”. Após algumas horas, sua namorada, Ginger Alden, saiu da cama e o encontrou caído no banheiro de sua mansão, Graceland, em Memphis. Os paramédicos chegaram exatamente às 14h33 e bombearam oxigênio em seus pulmões. Sem sucesso. Elvis estava morto. 

9. Autópsia

Elvis em show em Wisconsin, abril de 1977 / Crédito: Getty Images

 

Sabe-se apenas que Elvis foi encontrado com 14 substâncias diferentes no sangue, tomou uma overdose de analgésicos, pílulas para dormir e antidepressivos – um dentista o atendeu na véspera de sua morte, e às 8 da manhã ele pediu sedativos ao seu médico particular. A única pessoa a ter conhecimento sobre a causa mortis do rockeiro é seu pai, Vernon Presley — que morreu sem revelar o segredo.

10. Roubo de cadáver

Após a morte do lendário cantor, em agosto de 1977, uma cerimônia foi realizada para sepultar o corpo de Elvis no cemitério de Forest Hill, em Memphis — sua cidade natal. Milhares de fãs compareceram ao evento, que durou cerca de quatro horas. Entretanto, após diversas tentativas de furto do cadáver do rei do rock, o caixão foi realocado para um jardim atrás da mansão Graceland, onde está enterrado ao lado de sua mãe.


+Saiba mais sobre Elvis Presley através das obras abaixo

Elvis Presley. História, Discografia, Fotos e Documentos, Gillian G. Gaar, 2016 - https://amzn.to/39sIspm

Elvis - A biografia ilustrada, Marie Clayton, 2015 - https://amzn.to/37nsr1P

Elvis and Me, Priscilla Presley (Autor), Sandra Jarmon (Autor), Sandra Harmon (Autor), 1986 - https://amzn.to/2QABjuj

Elvis Presley. A Vida Na Musica, Ernst Jorgensen, 2010 - https://amzn.to/2QcTuHy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.