Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / O.J. Simpson

A América contra O.J. Simpson: Relembre o caso

O ex-jogador de futebol americano foi julgado e absolvido pelo assassinato da ex-mulher. O crime resultou em um episódio acompanhado por milhões de pessoas

Joseane Pereira Publicado em 12/06/2020, às 08h00 - Atualizado em 11/04/2024, às 12h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O.J. Simpson - Getty Images
O.J. Simpson - Getty Images

Em 1994, o ex-jogador de futebol americano e ator O.J. Simpson era suspeito do assassinato de sua ex-mulher Nicole Brown e de seu amigo Ron Goldman. Começava aí a decadência daquele que era considerado um dos melhores jogadores do Buffalo Bills.

Em 12 de junho de 1994, Nicole Brown Simpson e Ron Goldman foram encontrados esfaqueados na área de Brentwood, em Los Angeles. 

Ela havia sido atingida várias vezes na cabeça e pescoço, e tinha ferimentos de defesa em suas mãos. As vítimas morreram cerca de duas horas antes da chegada da polícia.

Cinco dias depois, quando foi acusado pelos assassinatos, Simpson protagonizou algo digno de filme: uma perseguição policial, onde ele fugia em um Ford SUV branco de 1993, de propriedade e dirigido pelo também jogador de futebol Al Cowlings.

As emissoras de TV interromperam a cobertura das Finais da NBA de 1994 para transmitir o incidente ao vivo. Acompanhado por milhões, o evento foi descrito como "o passeio mais famoso da América desde Paul Revere ".

A perseguição, prisão e julgamento de O.J. Simpson ficaram entre os eventos mais amplamente divulgados na história americana. 

O julgamento, muitas vezes caracterizado como julgamento do século por sua publicidade internacional, culminou após onze meses, em 3 de outubro de 1995, quando o júri proferiu um veredicto de "não culpado".

O.J Simpson anos depois /Crédito: Getty Images

Prisão

Em 2007, Simpson foi preso em Las Vegas, Nevada, acusado por crimes de assalto a mão armada e sequestro. Na época, ele tentava recuperar itens ligados a sua trajetória como esportistas que se encontravam com dois vendedores de artigos esportivos para colecionadores. O ex-atleta disse que os objetos lhe pertenciam.

Em 2008, após mais de uma década, ele foi condenado e sentenciado a 33 anos de prisão, com um mínimo de nove anos sem liberdade condicional, repercutiu a BBC.

Cumprindo sua sentença no Centro Correcional Lovelock, em Nevada, Simpson recebeu liberdade condicional em 20 de julho de 2017. Ele foi liberado da prisão em 1º de outubro de 2017. 

Morte

O ex-jogador tomou os noticiários nesta quinta-feira, 11, quando foi anunciado que Simpson faleceu aos 76 anos. Em fevereiro deste ano, o TMZ noticiou que ele fora diagnosticado com câncer de próstata.

"Nosso pai, Orenthal James Simpson, sucumbiu à batalha contra o câncer. Ele estava cercado de seus filhos e netos", detalha o comunicado.