Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Acidentes

Os 5 piores acidentes de helicóptero da História

A colisão de uma aeronave em um prédio em Nova York deixou uma pessoa morta nesta segunda-feira, 10. Confira os acidentes de helicóptero mais trágicos

Alana Sousa, Letícia Yazbek, Thiago Lincolins Publicado em 10/06/2019, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Na tarde desta terça-feira, 10 de junho, um helicóptero colidiu com o topo de um prédio na Sétima Avenida, em Manhattan, Nova York. Segundo o Departamento de Bombeiros de Nova York, a colisão aconteceu em meio a uma chuva, por volta das 14h do horário local. Uma pessoa — o piloto da aeronave — morreu no acidente.

O edifício, AXA Equitable Center, que abriga o banco Paribas, foi imediatamente esvaziado, e cerca de 100 bombeiros foram deslocados para a região. Ainda não há informações sobre o tipo de aeronave e sobre o que causou a colisão.

Saiba quais foram os piores acidentes na história dos helicópteros:


1. Chechênia - 120 mortos (2002)

Crédito: Reprodução

Em 19 de agosto de 2002, o helicóptero russo MI-26, um dos maiores da História, foi surpreendido com a presença de aviões de caça chechenos. Ao ser atacado por um míssil, o helicóptero caiu perto do quartel-general russo na Chechênia. Mais de 120 soldados morreram durante o trágico episódio.


2. Israel - 73 mortos (1997)

Crédito: Reprodução

No dia 4 de fevereiro de 1997, dois helicópteros AF CH-53, da Força Aérea de Israel transportavam militares para a zona de segurança de Israel, localizada no sul do Líbano. Durante o trajeto, as aeronaves colidiram no ar e causaram o óbito de mais de 73 militares. Embora trágico, o episódio foi um dos fatores que resultaram na decisão de Israel em se retirar do sul do Líbano em 2000.


3. Israel - 54 mortos (1977)

Crédito: Reprodução

Em 10 de maio de 1977, durante uma operação no Vale do Jordão, em Israel, aconteceu um dos piores desastres de helicóptero da História.

O automotor Sea Stallion da CH-53D, caiu e matou todos os 54 israelenses a bordo. A causa do acidente nunca foi esclarecida e por muito tempo permaneceu secreta. Acredita-se que o piloto voou abaixo da altitude permitida durante a noite. Hoje a tragédia é conhecida como o “Desastre dos 54”.

4. Vietnã - 46 mortos (1968)

Crédito: Reprodução

Durante a Guerra do Vietnã ocorreu um misterioso acidente aéreo. Era 8 de janeiro de 1968, quando o helicóptero Sikorsky CH-53 desapareceu. Transportando uma tripulação de 46 pessoas, o automotor realizava um voo em más condições climáticas sob a floresta Hai Lang no momento da tragédia.

Foram necessários 10 dias até que se encontrassem os destroços. O helicóptero foi encontrado totalmente queimado, ninguém sobreviveu ao acidente. E nunca foi esclarecido a causa da tragédia.


5. Escócia - 45 mortos (1986)

Crédito: Reprodução

Em 6 de novembro de 1986, um helicóptero Boeing 234LR Chinook teve uma falha de transmissão que fez com que as pás colidissem. A aeronave caiu no mar e afundou — ela estava prestes a pousar no aeroporto de  Sumburgh, nas Ilhas Shetland, transportando trabalhadores que voltavam do campo petrolífero de Brent.

Considerado o pior acidente da indústria europeia de helicópteros: ele custou a vida de 45 pessoas, 43 passageiros e dois tripulantes. Um passageiro e um membro da tripulação sobreviveram com alguns ferimentos.