Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Percy Fawcett: A incrível — e desastrosa — saga do verdadeiro Indiana Jones

O aventureiro serviu de inspiração para um dos maiores nomes do cinema. E teve um fim trágico

Rodrigo Gallo Publicado em 20/06/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Percy Harrison Fawcett - Wikimedia Commons
Percy Harrison Fawcett - Wikimedia Commons

Está certo: ele não era bonitão como Harrison Ford e não saiu pelo mundo em busca de nenhuma arca perdida. Em compensação, viveu aventuras na selva e fez contato com canibais. Foi por estes últimos motivos que o coronel britânico Percy Harrison Fawcett serviu de inspiração para o herói Indiana Jones. Embora a vida de Fawcett pareça mesmo o roteiro do filme, ela não teve final feliz.

Segundo o livro Coronel Fawcett – A Verdadeira História do Indiana Jones, de Hermes Leal, grande parte das aventuras aconteceram na América Latina, quando o britânico participou de missões do governo boliviano. Aqui, no começo do século 20, conviveu com comunidades indígenas e viu a morte de perto atravessando despenhadeiros.

Seu fascínio pela América tem explicação. Certa vez, perdido no meio da mata do Ceilão (atual Sri Lanka), Fawcett deparou com inscrições num alfabeto desconhecido. Descobriu que elas eram semelhantes a outras encontradas numa suposta cidade perdida do Brasil, provavelmente na Bahia. Decidiu então que acharia a tal civilização.

Em 1920, organizou a esperada expedição. Não achou nada na Bahia e investiu na descoberta de uma outra cidade, Misteriosa Z, perdida no Mato Grosso, que teria sido criada por descendentes da lendária Atlântida. Em 20 de abril de 1925, Fawcett, seu filho Jack e o amigo Raleigh Rimell saíram de Cuiabá com destino à selva amazônica. E desapareceram sem deixar rastros após algumas semanas.


Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Z a cidade perdida, David Grann (2009) - https://amzn.to/2rPaxFM

Exploration Fawcett: Journey to the Lost City of Z, Percy Fawcett (2010) - https://amzn.to/2QtsT9B

Amazônia, meridiano 60°: Evidências da cidade perdida de Z?, Rinaldo Pontes Simas (e-book) - https://amzn.to/37gLlbr

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du