Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Monarquia

A polêmica relação entre a família real britânica e o Terceiro Reich

A controvérsia vai muito além do fato do príncipe Harry já ter se vestido de soldado da SS

Vanessa Centamori Publicado em 19/03/2020, às 13h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jornais mostram, à esquerda, o príncipe Harry vestido de soldado da SS, e à direita, a Rainha Elizabeth fazendo saudação nazista quando criança - Divulgação
Jornais mostram, à esquerda, o príncipe Harry vestido de soldado da SS, e à direita, a Rainha Elizabeth fazendo saudação nazista quando criança - Divulgação

Em 2005, o Príncipe Harry, que era considerado o terceiro na linha de sucessão da família real britânica, usou um uniforme de soldado nazista para uma festa à fantasia, causando uma enorme polêmica. O príncipe, vestindo uma tarja de soldado da SS, ilustrou a capa do jornal The Sun, que gerou burburinho antes mesmo de chegar às bancas. 

Diante do escândalo, Harry se desculpou, mas isso não impediu que a congregação judaica da Grã-Bretanha classificasse o episódio na época como de “mau gosto”. Isso também espalhou indignação por Jerusalém e deu a chance para que jornalistas de jornais do Reino Unido reavivassem atitudes altamente controversas por parte dos membros da casa de Windsor. 

Há uma relação entre a família Real Britânica frente ao Terceiro Reich ( e ela vai muito além da fantasia anacrônica e insultante de Harry). Mas a família tentou negar isso. Sua origem alemã sofreu até uma tentativa de ser apagada, com a mudança do sobrenome de Saxônia-Coburgo-Gotha para Windsor, em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial.

Rainha Elizabeth II / Crédito: Wikimedia Commons 

Por um lado, o rei George VI e a rainha Elizabeth, pais da atual rainha, Elizabeth II, simbolizaram resistência contra o fascismo. Ambos se recusaram a deixar o reino enquanto acontecia a Segunda Guerra Mundial. E o fato da realeza visitar bairros bombardeados pelos alemães era uma forma de aumentar a moral de londrinos.

Mas, por outro lado, Edward VIII, o irmão mais velho do rei George VI (e tio de Elizabeth II), foi simpatizante do nazismo. Ele, que era conhecido como o duque de Windsor, chegou até a se encontrar com o ditador Adolf Hitler. 

Edward VIII embarcou para a Alemanha em uma visita feita em outubro de 1937. Jamais o duque deixou de expressar apoio pelo totalitarismo. Certa vez, o tio Elizabeth II teria dito para um parente alemão que “os ditadores são muito populares hoje em dia. Podemos querer um na Inglaterra em breve”.

Eduardo VIII do Reino Unido, tio de Elizabeth II / Crédito: Wikimedia Commons 

O duque de Windsor reinou por um curto período de tempo, em 1936, vendo em Hitler um modo de combater o comunismo stalinista. Após abdicar o trono para se casar com uma mulher divorciada, a norte-americana, Wallis Simpson, os alemães consideraram Edward VIII como um aliado. Cogitaram até colocá-lo no trono quando derrotassem a Grã-Bretanha.

E, enquanto isso, a esposa do duque de Windsor também se aproximava dos alemães. Suspeita-se até que ela deu informações privilegiadas para apoiadores de Hitler durante a invasão da França. Fora os boatos que diziam que ela teve um affair com o ministro das Relações Exteriores de Hitler, Joaquim von Ribbentropp.

Além do casal Duque de Windsor e  Wallis Simpson, a Família Real Britânica também teve outras ligações com o Terceiro Reich. E elas envolvem diretamente a Rainha Elizabeth II. Uma foto da monarca, de 1933, ano em que Adolf Hitler ascendeu ao poder na Alemanha, mostrou que ela pode ter se relacionado de alguma forma com o nazismo, muito antes da Segunda Guerra. 

A imagem foi publicada pelo Jornal The Sun, em 2005 (mesmo ano em que Harry se vestiu de soldado nazista). A fotografia mostra a rainha realizando a famosa saudação nazista “Heil, Hitler” com a família.

A situação foi retirada de uma filmagem feita quando a atual rainha tinha cerca de sete anos de idade. Elizabeth II estava no castelo de Balmoral, com sua irmã e sua mãe, além de (não por acaso) o seu tio nazista, Edward VIII.

Mas se de fato a rainha foi educada com os ensinamentos do Terceiro Reich, isso não é possível afirmar. Em entrevista ao The Sun, o historiador James Holland interpretou a foto, dizendo que a família estava apenas brincando. “Acho que não havia uma criança na Grã-Bretanha nas décadas de 30 ou 40 que não tenha feito uma falsa saudação nazista como brincadeira”, afirmou.

Fato é que não apenas o tio de Elizabeth II era nazista, como também a cunhada da monarca, a princesa Cecília, que era irmã de Philip — que, por sua vez, se casou com a rainha e tornou-se Duque de Edimburgo. 

A cunhada de Elizabeth II e o marido, Jorge Donatus, decidiram se filiar ao partido nazista. Como figuras da realeza, eles serviram para ampliar relações internacionais do partido, passando sua mensagem por toda a Europa. 

Philip, o marido de Elizabeth II, mesmo que tenha servido na Royal Navy junto aos Aliados, também tinha muitos familiares que mantiveram relações com os nazistas. Quando ele se casou com a atual rainha, em 1947, o número de convidados de sua família foi limitado para evitar o escândalo de ver as dependências da abadia de Westminster repletos de simpatizantes de Hitler. 


++AH - 5 mitos sobre o nazismo e Adolf Hitler

++Saiba mais sobre o tema, por meio das obras:

17 Carnations: The Royals, the Nazis, and the Biggest Cover-Up in History, Andrew Morton (2015) - https://amzn.to/2FIc9VA

That Woman: The Life of Wallis Simpson, Duchess of Windsor, Andrew Morton (2011) - https://amzn.to/36PHHF7

King Edward VIII (English Edition), Philip Ziegler (2012) - https://amzn.to/39XUw21

The King Who Had To Go: Edward VIII, Mrs Simpson and the Hidden Politics of the Abdication Crisis, Adrian Phillips (2016) - https://amzn.to/35GR60f

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du