Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Essa foi a bandeira do Brasil durante 4 dias

Conheça a história por trás dessa e outras 11 bandeiras que marcaram a trajetória do nosso país

Thiago Lincolins Publicado em 25/07/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crédito: Wikimedia Commons
Crédito: Wikimedia Commons

Muitas bandeiras já form usadas como símbolo de nosso país. Confira abaixo algumas delas, e os momentos históricos que as acompanharam:

1. Bandeira da Ordem de Cristo (1319)

Crédito: Reprodução

Foi a primeira bandeira hasteada no Brasil, durante a época do descobrimento. A cruz representava a Ordem de Cristo e estava estampada nas velas das embarcações trazidas por Pedro Álvares Cabral.

2. Bandeira Real (1500)

Crédito: Reprodução

A segunda bandeira símbolo do país representava o Primeiro Reino de Portugal. Assim como a primeira, também esteve estampada nas caravelas. Possuía no centro o escudo de Portugal.

3. Bandeira de João III de Portugal (1521)

Crédito: Reprodução

Foi criada por Dom João III, responsável pelo sistema de Capitanias Hereditárias no país durante o seu reinado. Além disso, esteve presente em acontecimentos importantes como a criação dos Governos Gerais em 1549.

4. Bandeira Real do Século XVII (1600)

Crédito: Reprodução

Foi o símbolo oficial do Reino e era hasteada nas terras que os portugueses conquistaram até metade do século XVII. Possuía uma mistura entre o brasão de Portugal, a coroa real e uma corrente com a cruz da Ordem de Cristo.

5. Bandeira do Domínio Espanhol (1616)

Crédito: Reprodução

Foi criada por Felipe II da Espanha. O nome já diz tudo, ela foi usada no período em que Portugal foi dominado pela Espanha. Acompanhou as invasões holandesas no Nordeste.

6. Bandeira da Restauração (1640)

Crédito: Reprodução

Surgiu após o fim do domínio espanhol e foi instituída por Dom João IV. Ele não perdeu tempo e removeu os cinco ramos de sinoples presentes na versão anterior, mudando também o formato da coroa - que agora fazia referências a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal. Esteve presente durante a expulsão dos holandeses do Nordeste.

7. Bandeira do Principado do Brasil (1645)

Crédito: Reprodução

Perto das anteriores, foi a primeira a representar o Brasil de fato. Havia sido instituída quando Dom João IV nomeou o seu filho Teodósio como Príncipe do Brasil. Nessa época o Brasil estava sendo elevado à categoria de Principado, daí o nome.

8. Bandeira de D. Pedro II de Portugal (1683)

Crédito: Reprodução

Foi criada para representar a regência de Dom Pedro II e instituída após a morte de Dom Afonso VI. Além de criar uma distinção entre os dois reinados, apresentou a cor verde, que seria reutilizada na Bandeira Imperial e anos depois na Bandeira Nacional.

9. Bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1816)

Crédito: Reprodução

Instituída durante a regência de Dom João VI, quando Brasil e Portugal foram transformados em Reino Unido. Esteve presente durante momentos importantes, como a Revolução Pernambucana de 1817. A Esfera Armilar de ouro representava o Brasil.

10. Bandeira do Regime Constitucional (1821)

Crédito: Reprodução

Criada após a instituição do primeiro batalhão do Regime Constitucional. Ficou conhecida por ser a  última bandeira que possuía traços únicos de Portugal.

11. Bandeira Imperial do Brasil (1822)

Crédito: Reprodução

Primeira que inspirou os traços da atual. Foi instituída logo após a independência do Brasil. Foi criada pelo desenhista francês Jean Baptiste Debret em colaboração com José Bonifácio de Andrada e Silva, e presenciou o período de emancipação política do país.

12. Bandeira Provisória da República (1889)

Crédito: Reprodução

Manteve as cores, mas fugia totalmente dos traços presentes na anterior. Foi hasteada no dia da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889 e era uma cópia descarada da bandeira dos Estados Unidos. Como diz o próprio nome, bateu recorde ao ser utilizada somente durante 4 dias. Foi instituída após a Proclamação da República.