Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / América Latina

A queda do Império Asteca: Há 500 anos, Hernán Cortés tomava Tenochtitlán

Com táticas brutais, o conquistador tomou o controle da majestosa cidade e deu início à colonização espanhola na região

Vinícius Buono Publicado em 13/08/2019, às 09h00 - Atualizado às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do conquistador Hernán Cortés - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Retrato do conquistador Hernán Cortés - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Há exatos 500 anos, em 13 de agosto de 1521, acontecia o Cerco de Tenochtitlán, episódio que marcou o término da conquista do Império Asteca pela Espanha e o início da colonização da América pelo país ibérico.

Um povo nativo da América Central, os Astecas viviam como uma confederação de cidade-estado que jurava lealdade ao imperador, cuja influência política se estendia por toda a região. Sua capital, Tenochtitlán, era uma das maiores cidades do mundo à época.

Situada no meio do Lago Texcoco, a suntuosa cidade possuía um enorme sistema de aquedutos e canais, além de belos palácios, templos e mercados. Sua população era composta por aproximadamente 300 mil habitantes devotos ao imperador.

Antes de chegar à capital do império em 1519, o conquistador espanhol Hernán Cortés, fez diversas alianças com os povos indígenas subjugados pelos Astecas. Tomou, também, a nativa Malinche como amante, sendo que ela o auxiliava na tradução e na comunicação com os indígenas. Até hoje, o nome da moça é sinônimo de traição no México. 

Ao chegarem, os espanhóis foram bem recebidos pelos Astecas. Embora essa visão seja disputada por historiadores, por muito tempo acreditou-se que os nativos tenham interpretado a chegada dos europeus como o retorno do deus-serpente Quetzalcoatl.

Os relatos de que teria sido tratado como divindade veio do próprio Cortés, em cartas ao rei Carlos V. Usando disso, ele iniciou a conquista do império, prendendo Montezuma em seu próprio palácio e tornando-se, de fato, o governante da gigantesca cidade.

Conquista de Tenochtitlán / Crédito: Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Por dois anos, diversas batalhas se sucederam. Apesar da longa distância, os espanhóis eram tecnologicamente mais avançados, possuíam as alianças feitas por Cortés, o que aumentava seu exército, e tinham a seu favor um dos fatores mais cruéis: a guerra biológica. O sistema imunológico nativo não estava habituado às doenças europeias como a varíola, e muitos foram dizimados dessa forma.

Apesar de eventualmente terem expulsado os espanhóis da cidade na chamada Noite Triste, o destino dos Astecas estava selado. Dizimados pela varíola, abandonados pelos povos que antes dominavam e enfrentando um inimigo cuja tecnologia era superior, era só questão de tempo até que os conquistadores voltassem.

E assim eles fizeram, com um contingente ainda maior. Em 13 de agosto de 1521, após três meses de um longo e violento cerco, Tenochtitlán foi finalmente tomada. Sobre suas ruínas, iniciava-se a construção da Cidade do México, marcando o início da colonização da América pelos espanhóis.


+Saiba mais sobre o encontro entre Montezuma e Cortés pelas obras abaixo:

Relatos Astecas Da Conquista, Georges Baudot, 2019 - https://amzn.to/2Nkpxnw

When Montezuma Met Cortes: The True Story of the Meeting that Changed History, Matthew Restall - https://amzn.to/2qrG2oL

A civilização Asteca, Jacques Soustelle - https://amzn.to/32odl9q

O Fim De Montezuma, Hernan Cortez, 1997 - https://amzn.to/2pMyAEO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du