Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Rock in Rio

Queen: A inesquecível passagem da banda na primeira edição do Rock in Rio

O grupo britânico se apresentou para 300 mil fãs no maior evento de música do país

Alana Sousa Publicado em 11/01/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury durante a apresentação - Getty Images
Freddie Mercury durante a apresentação - Getty Images

Uma das maiores bandas de rock da História marcou presença na primeira edição do festival de música Rock in Rio. A banda, com o vocalista Freddie Mercury, se apresentou nos dias 11 e 18 de janeiro de 1985. O primeiro dia estabeleceu um recorde de público — que até hoje não foi batido—, um impressionante número de 300 mil pessoas.

A apresentação é lembrada até os dias de hoje como uma das mais icônicas da História. A setlist incluiu os maiores sucessos, como: Love of my Life, We Will Rock You, We Are the Champions, I Want to Break Free e Bohemian Rhapsody. A atenção para o grupo britânico ia muito além dos palcos — nos bastidores, momentos polêmicos também ganharam a mídia.

Freddie Mercury / Crédito: Divulgação

Segundo Amin Khader, produtor de backstage durante a edição de 85, Mercury fez questão de que o corredor que dava acesso ao palco estivesse vazio quando ele passasse, os outros artistas tiveram que entrar em seus camarins após a exigência. “Eles me conhecem, mas eu não os conheço. Você tem cinco minutos pra tirá-los daí”, teria dito o cantor.

Um dos momentos mais inusitados da passagem da banda pelo Brasil foi a entrevista que Freddie concedeu à repórter Glória Maria, que ainda estava no início de sua brilhante carreira. Em apenas dois minutos, o desconforto de ambos pode ser percebido por quem assiste.

Mercury e Glória Maria / Crédito: Divulgação

Glória, que não era fluente em inglês na época, insistia em saber se a música I Want to Break Free fazia referência à comunidade gay, o que ele negou, afirmando que nem era o responsável pela letra. Em seguida, a repórter o questionou sobre sua posição como líder do Queen. Freddie, então, a interrompeu dizendo que não era o líder, apenas o vocalista.

O desenvolvimento da entrevista era constrangedor por Glória fazer as perguntas em inglês e depois repeti-la em português. O fato confundiu e irritou o cantor, que alegava já ter respondido e pedia para ela continuar a conversa. O vídeo viralizou anos mais tarde na internet, o que fez Glória se pronunciar: “Não falava inglês. Mas conseguimos conversar (...) Só esqueci de combinar que iria perguntar em português também”.

Em meio a polêmicas de backstage e entrevistas bizarras, o momento mais marcante da banda no país é incontestável. Durante a performance, com o maior público da carreira, a música Love of my Life foi cantada em coro por milhares de fãs apaixonados.

“Temos muitas memórias do show de 1985, cada som, cada música marcou, mas marcou especialmente a apresentação de Love of my Life” — contou Brian May, guitarrista da banda, em coletiva de imprensa, em 2015.

O idealizador do festival, Roberto Medina, comentou em entrevista sobre a importância do Queen para o Rock in Rio: “Eles nos deram apoio para chamar todas as outras bandas. Talvez o Rock in Rio não fosse a mesma marca sem eles”.


+Saiba mais sobre o Rock in Rio e a história do rock:

1. Rock in Rio, A arte de sonhar e fazer acontecer: Entenda o modelo de cultura que transformou um sonho ambicioso em uma marca magnética e em um negócio bem-sucedido, de Allan Costa e Arthur Igreja (2019) - https://amzn.to/2R2S55E

2. Série Rock'n Rio: Box completo, de Lani Queiroz - https://amzn.to/39Y0IHi

3. As raízes do rock, de Florent Mazzoleni (2014) - https://amzn.to/2QKcltX

4. O som da revolução: Uma história cultural do rock 1965-1969, de Rodrigo Merheb (2013) - https://amzn.to/2QFW3C7

5. Breve História do Rock, de Ayrton Mugnaini Jr. (2007) - https://amzn.to/2uuJ6Cu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.