Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

200 anos do falecido imperador: como Napoleão construiu sua imagem?

Conhecido como um exímio estrategista, Bonaparte sabia como se autopromover e fez o que pôde para eternizar a própria figura

Cristiano Dias/Atualizado por Pamela Malva Publicado em 15/08/2019, às 08h00 - Atualizado em 05/05/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Napoleão Bonaparte em pintura oficial - Wikimedia Commons
Napoleão Bonaparte em pintura oficial - Wikimedia Commons

Muito além de seu clássico chapéu, a imagem de Napoleão Bonaparte traz algumas características que, através dos anos, passaram a definir o grande imperador. A mão por dentro da camiseta, por exemplo, é apenas um detalhe da eterna imagem do francês.

Ao longo de seus 51 anos, então, o líder militar foi representado por dezenas de artistas que, de certa forma, conseguiram capitar sua melhor essência. Se ele era baixinho, gentil, estratégico ou irreverente, nada disso importava. Os retratos falavam mais alto.

Até mesmo quando morreu, há exatos 200 anos, no dia 5 de maio de 1821, Bonaparte garantiu que sua figura nunca fosse esquecida, ainda que estivesse em seu leito de morte. Mas como o imperador fez com que as pinturas de seu rosto se tornassem peças clássicas e, em diversos momentos, propagandas do próprio governo?

Pintura de Napoleão em seu leito de morte / Crédito: Museu da Legião de Honra/Creative Commons/Wikimedia Commons

Escritas e narrativas

Tudo o que for ruim a gente esconde. Era essa a linha dos comunicados de guerra que Napoleão enviava do front de batalha para Paris. Antes mesmo de ser declarado imperador, em 18 de maio de 1804, Napoleão escrevia por meio de um estilo literário envolvente, narrando suas batalhas como se fosse um novelista — era capaz de transformar uma derrota em vitória.

Conscientemente, ele se tornou soberano em matéria de autopromoção e descobriu muito cedo que a informação era a alma do negócio — e não com textos. Cuidava da imagem e chamava artistas de renome para retratá-lo. Além de um sublime estrategista, ele foi um excepcional marqueteiro.

"Outras figuras históricas também souberam manipular diferentes tipos de mídia. Luís XIV, por exemplo, empregou pintores e jornalistas para se promover, mas Napoleão foi o primeiro na história moderna a perceber o poder ilimitado da propaganda. Ele dominou todos os meios de comunicação que teve à disposição", diz Wayne Hanley, autor de The Genesis of Napoleonic Propaganda (sem tradução para o português).

Hanley lembra que, em apenas três anos, de 1796 a 1799, Napoleão se transformou, deixando de ser um obscuro general para se tornar o cônsul da república. "Apesar das vitórias militares e diplomáticas, ele jamais teria uma ascensão tão meteórica se não fosse a habilidade para se autopromover", diz o historiador norte-americano.

Pintura de Napoleão durante a juventude / Crédito: O Projeto Yorck/Creative Commons/Wikimedia Commons

Uma vida de retratos

Segundo o especialista, o imperador construía sua imagem "com poemas, moedas comemorativas, artigos em jornais parisienses, censura da imprensa, confisco de obras de arte e, principalmente, uma cuidadosa construção da imbatível imagem de um estadista que não descansa nunca, elaborada pelos melhores pintores da época".

O hábito de usar artistas para dar um trato em sua imagem, no entanto, começou em 1796, quando foi a Milão pela primeira vez. A capital da Lombardia, com seus palácios abarrotados de obras de arte, deixou o general corso de boca aberta. Os artistas, a música e os grandes mestres passaram a exercer influência sobre ele.

Foi assim que Bonaparte emendou uma série de amizades com pintores e gravuristas. Não demorou muito para que Napoleão percebesse como a arte poderia ser utilizada para moldar sua imagem. "O contato com o mundo artístico o incentivou a procurar a arte para fins políticos", conta Hanley.

Pintura de Napoleão / Crédito: Wikimedia Commons

Pintores de prestígio

Em Milão, Napoleão conheceu Andrea Appiani, famoso pintor de afrescos. Atendendo ao pedido de Bonaparte, o artista pintou o primeiro retrato do general triunfante. O quadro inflou seu ego e Appiani produziria quadros oficialescos até o fim do regime.

Sua veia marqueteira tinha traços de ousadia, e Bonaparte também colocou suas fichas em algumas promessas, como o jovem pintor Antoine-Jean Gros. Com o apoio do futuro imperador, ele se tornou um dos maiores retratistas de Napoleão.

Seu primeiro grande trabalho foi General Bonaparte na Ponte de Arcole, que mostra o jovem general com os cabelos desarrumados, posando como o herói que conclama a soldadesca com a espada na mão. A ponte de Arcole nunca chegou a ser atravessada. Mas isso era só um detalhe para o governante.

Bonaparte gostou tanto das obras que encheu Gros de dinheiro e encomendou mais retratos. Entre os trabalhos seguintes estaria 'Bonaparte Visitando as Vítimas da Peste de Jaffa', exemplo de como a arte serviu à propaganda.

O quadro tentava acabar com os rumores de que o general envenenara os soldados franceses, vítimas da peste nos combates na Síria. Bastou Gros colocá-lo tocando as vítimas, e pronto. Quem poderia acusar Napoleão de não ser magnânimo?

Bonaparte Visitando as Vítimas da Peste de Jaffa / Crédito: Reprodução

Uma propaganda bem feita

De todos os pintores oficiais de Bonaparte, ninguém entendeu melhor o que o chefe queria do que o francês Jacques-Louis David. Desde o primeiro encontro dos dois, em 1797, Napoleão fez de tudo para cooptar o mestre. Dinheiro e prestígio não faltaram para que David pintasse três dos mais famosos quadros do imperador.

Primeiro, 'O Primeiro Cônsul Cruzando os Alpes no Passo de Grand-Saint-Bernard', talvez a mais famosa de Napoleão, que aparece montado em um cavalo empinado. A composição é perfeita para demonstrar a ascensão heroica de um mito. Só que a realidade foi mais trivial: Bonaparte cruzou triunfalmente o passo, mas montado em um burro e vestindo um casaco verde surrado.

Outro trabalho de David foi a célebre 'Coroação de Napoleão I', tela de 6 m de altura por 10 m de comprimento. Nela, é retratado o momento maior do bonapartismo: a coroação do imperador. O quadro mostra, na verdade, a coroação de Josephine, que recebe a coroa das mãos de Napoleão, vigiado pelo olhar submisso do papa Pio VII: um césar capaz de subjugar até o papa.

David completa a manipulação da imagem com o quadro 'Napoleão em Seu Estúdio no Palácio das Tulherias'. Ele veste trajes civis, com a clássica mão dentro da jaqueta. Por trás da pintura, detalhes fundamentais constroem uma narrativa.

As velas apagadas, o relógio marcando 4 horas da manhã e a caneta e o papel na escrivaninha — ou seja, o imperador passou a noite redigindo o Código Civil. A mensagem: além de militar de sucesso, é administrador que não descansa.

A primeira pintura feita por Jacques-Louis David / Crédito: Getty Images

Uma longa história

De fato, não foi só essa forcinha dada por um punhado de pintores talentosos que fez do corso o homem mais poderoso da Europa. Outros componentes contribuíram. A ajuda mais importante foi o extraordinário crescimento da imprensa parisiense e como ela foi manipulada pelo general.

Durante o período napoleônico, Paris, então com 600 mil habitantes, tinha mais de 500 jornais. Ao menos 30 circularam por mais de dois anos. Os jornais acompanhavam as notícias do front, publicando os despachos enviados por Bonaparte. Em cada uma das ediçoes, ele era mais alçado à condição de astro.

A popularidade de Napoleão também foi sustentada pela quantidade de obras de arte confiscadas em batalha. Para o historiador alemão Wilhelm Treue, a conta é simples. Quanto mais Bonaparte enchia o Louvre com quadros e esculturas, mais popular ele ficava. "Eras vantajoso expor as peças que demonstravam a superioridade da França republicana", diz Treue.

Entre 1796 e 1797, mais de 200 quadros foram levados da Itália para a França, incluindo obras-primas de Rafael e Leonardo Da Vinci. Napoleão às vezes condicionava a suspensão de um combate à entrega de objetos de arte. O duque de Parma teve de contribuir com 20 quadros. O papa Pio VI, com mais de 100 peças.

Por alguns anos, a Itália deixou de ser a Itália porque quase tudo estava em Paris. As jogadas do imperador, no fim, tornaram o Louvre um dos mais importantes museus do mundo, repleto de imagens de alguns dos maiores personagens da história.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil

Napoleão: uma Vida, de Vincent Cronin (2014) - https://amzn.to/33GYNT9

Napoleão Bonaparte (Biografias), de Pascale Fautrier (2016) - https://amzn.to/2Y7LBpa

Sobre a guerra: A arte da batalha e da estratégia, de Napoleão Bonaparte (2015) - https://amzn.to/33FleIj

Napoleão: a fuga de Elba – A queda, o primeiro exílio e a fuga (1814-1815), de Norman Mackenzie (2018) - https://amzn.to/2DEh2xY

1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, de Laurentino Gomes (2014) - https://amzn.to/2qXduUX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W