Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagens

Escândalo em Versalhes: Louise Marie Thérèse, o eterno mistério da freira com ascendência real

Nascida na França, a religiosa teria sido filha da rainha Maria Teresa de Áustria

Caio Tortamano Publicado em 30/12/2019, às 14h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Louise Marie Thérèse teria sido filha da rainha Maria Teresa de Áustria - Wikimedia Commons
Louise Marie Thérèse teria sido filha da rainha Maria Teresa de Áustria - Wikimedia Commons

Nascida em cerca de 1658 na França, Lousie Marie-Therese é conhecida como a Freira Negra de Moret. Sua vida foi de devoção à São Bento, sendo uma beneditina na Abadia de Moret-sur-Loing. Teria tido uma vida comum, sem nada excepcional, se não fosse pela possível identidade de seus parentes. 

Depois da morte da rainha francesa Maria Teresa de Áustria, esposa de Luís XIV, cortesões franceses levantaram o boato que Louise era, na verdade, uma filha bastarda da falecida rainha.

A própria freira parecia convicta de que a fofoca poderia ser verdadeira, se diz inclusive que ela teria se referido ao filho primogênito de Luís XIV como “meu irmão”.

Luís XIV foi um dos mais notórios monarcas da história da França, conhecido como "o Rei Sol" ele centralizou o poder se tornando o maior símbolo do absolutismo de todos os tempos. Seu reinado durou 72 anos e 110 dias sendo um recorde dentre todas as monarquias europeias.

O casamento entre o absolutista e Maria Teresa foi com a intenção de encerrar um conflito armado entre França e Espanha. Ela teve seis filhos que morreram ainda crianças, então o fato da freira ter sobrevivido a infância renegada por sua origem impressiona ainda mais.

Em uma carta enviada em 13 de junho de 1685 pelo secretário da família real para M. De Bezons, agente geral do clero francês, foi garantido à freira uma pensão de 300 libras dadas pelo rei Luís XIV. Na carta, o rei reconheceu que ela poderia de fato ter conexões com a realeza.

O duque de Luynes afirmou, entretanto, que ela era filha de dois jardineiros muito pobres que não tinham condições de educar uma criança, e por isso teriam enviado a menina para um convento. Nenhuma das duas versões chegou a ser confirmada.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Monarquia, Dante Aliguieri (2016) - https://amzn.to/2OQebac

Elizabeth I - O Anoitecer de um Reinado, Margaret George (e-book) - https://amzn.to/37R2yc3

Reflexões Sobre a Revolução na França, Edmund Burke (2017) - https://amzn.to/2OzgdwL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.