Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Rasputin e Alexandra Romanov tiveram um caso?

Repleta de controvérsias, a questão — que escandalizou a Rússia czarista — continua sendo levantada por muitos

Joseane Pereira Publicado em 08/02/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagens de Rasputin e Alexandra na série Os Últimos Czares (2019) - Divulgação/Netflix
Personagens de Rasputin e Alexandra na série Os Últimos Czares (2019) - Divulgação/Netflix

Com o sucesso da série Os Últimos Czares, da Netflix, muitas curiosidades sobre a história da família Romanov foram retomadas. Uma das mais controversas é a que diz respeito Alexandra Romanov e Rasputin: teriam eles um caso secreto?

Segundo Douglas Smith, historiador e autor da biografia “Rasputin: Faith, Power, and the Twilight of the Romanovs” (Rasputin: fé, poder e o declínio dos Romanov, tradução livre), a resposta para essa insólita questão é, provavelmente, não. Em uma entrevista de 2018 à revista Town and Country, o autor afirma:

“Não há verdade nas histórias sobre Rasputin e a imperatriz Alexandra terem sido amantes. Alexandra era uma mulher vitoriana bastante pudica. Não há nenhuma maneira, e nenhuma prova, de que ela teria procurado Rasputin por sexo”.

Forças em disputa

Era realmente fácil pensar em um suposto caso entre os dois. Afinal, Rasputin era muito promíscuo, e a czarina realmente ficou fascinada por ele. Mas, segundo o autor, essa crença surgiu como um artifício para as duas forças em disputa na época:

“Os da esquerda, que queriam a revolução e a derrubada dos Romanov, espalharam tais histórias para indiciar a monarquia como irremediavelmente corrupta e degradada. Os da direita, que se ressentiram do abraço do casal real a um camponês que eles consideravam um charlatão perigoso, espalharam tais histórias na esperança de convencer Nicolau e Alexandra a mandarem Rasputin embora para sempre”.

Diante de tudo que sabemos, é justo pensar que a ligação intensa entre Rasputin e Alexandra não se deu por amor ao camponês místico, mas sim pelo amor que a czarina tinha por seu filho. A possibilidade de cura da hemofilia de Alexei levou a família real a se abrir sem precedentes aos mecanismos curativos de Rasputin, gerando a falsa ideia de uma paixão entre a czarina e ele.


++Saiba mais sobre os Romanov através das obras abaixo:

O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service, 2018 (ebook Kindle) - https://amzn.to/2WpbqjG

Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie, 2017 (ebook Kindle) - https://amzn.to/2otO67Q

Catarina, a Grande, & Potemkin: Uma história de amor na corte Románov, de Simon S. Montefiore, 2018 - https://amzn.to/320p0uU

As Irmãs Romanov – A Vida das Filhas do Último Tsar, de Helen Rappaport, 2016 - https://amzn.to/34f3IeD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.