Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / 'A Imperatriz'

'A Imperatriz' é renovada pela Netflix; entenda história real

'A Imperatriz' foi lançada em setembro, e vem chamando a atenção; confira história que inspirou série da Netflix

Éric Moreira Publicado em 08/10/2022, às 13h00 - Atualizado às 14h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
À esquerda, Devrim Lingnau como Sisi e, à direita, Sisi em pintura - Divulgação / Netflix e Franz Xaver Winterhalter, via Wikimedia Commons
À esquerda, Devrim Lingnau como Sisi e, à direita, Sisi em pintura - Divulgação / Netflix e Franz Xaver Winterhalter, via Wikimedia Commons

'A Imperatriz' é uma das mais novas séries da Netflix, que vem chamando bastante atenção e conquistando espectadores pelo Brasil. O drama de época retrata a relação entre Elisabeth e o imperador Franz, da família real austríaca.

Idealizada por Katharina Eyssen, a sinopse da série conta que "Elisabeth se apaixonou pelo imperador Francisco, mas não poderia imaginar que, ao se casar com ele, acabaria mergulhando no mundo de tensões e intrigas da corte de Viena".

A Netflix anunciou, nesta terça-feira, 8, a confirmação da renovação da série. Ainda sem data definida, a segunda temporada chegará no catálogo da plataforma de streaming, para valer.

Uma internauta comentou sobre o anúncio: "Eu surtei com aquele final... essa segunda temporada tem que ser pra ontem!". Já outra disse estar ansiosa: "Obrigada, estou no aguardo. Lança quando mesmo? Mês que vem?".

'A Imperatriz', por sua vez, além de cativante, também é inspirada em fatos históricos. Confira a seguir curiosidades sobre a verdadeira Elisabeth e qual a verdadeira história por trás da mais nova produção da Netflix.

Elisabeth von Wittelsbach

Nascida em 1837, Elisabeth von Wittelsbach — apelidada de Sisi — era filha de um duque da Baviera, região que hoje em dia faz parte do sul da Alemanha. Ela veio a se casar, aos 16 anos, com o então imperador da Áustria, Franz Joseph — que na época tinha 23 anos —, em 1854, de forma que se tornou, então, imperatriz consorte da Áustria e rainha da Hungria.

No entanto, em contramão ao que 'A Imperatriz' retrata, o relacionamento entre eles não foi assim tão agradável. Os dois se conheceram em 1853, quando ela ainda tinha apenas 15 anos, quando foi em viagem de Munique para a Áustria com sua mãe e a irmã mais velha, Helena — esta que deveria, a princípio, se casar realmente com Franz.

Imperador Franz Joseph da Áustria / Crédito: Foto por Bain News Service pelo Wikimedia Commons

Porém, o imperador austríaco se apaixonou por Elisabeth, que veio a se tornar famosa por sua beleza — conflito esse retratado na série — e disse que queria se casar ou com ela, ou com ninguém mais. Então, depois de apenas cinco dias, eles ficaram noivos e, depois de mais oito meses, se casaram de fato. Além disso, o casal teve quatro filhos — Sofia Frederica, Gisela, Rodolfoe Maria Valéria.

Descontentamento e morte

Infelizmente,  relatos históricos atestam que Elisabeth, na verdade, não gostava de Franz tanto quanto ele gostava dela, como informado pelo portal da revista de moda e entretenimento, Cosmopolitan. 

Fotografia de Elisabeth von Wittelsbach, rainha consorte da Áustria
Fotografia de Elisabeth von Wittelsbach, imperatriz consorte da Áustria, quando jovem / Crédito: Foto por Emil Rabending pelo Wikimedia Commons

A verdadeira Elisabeth, apesar de tudo, teve uma vida consideravelmente longa — se considerar o período e a idade média em que as pessoas morriam na época —, sendo tragicamente assassinada enquanto viajava em Genebra, em 1898, aos 60 anos. Ela estava caminhando para pegar uma balsa quando o anarquista italiano Luigi Lucheni a esfaqueou com uma lima de agulha afiada.

A vida da imperatriz Sissi é tema do novo episódio do podcast 'Desventuras'. O professor Vitor Soares relembra os hábitos da "imperatriz fitness".