Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Religião

Debate controverso: Jesus Cristo era casado?

Mesmo que sustentada por alguns historiadores, a ideia ainda causa muita polêmica

Redação Publicado em 23/12/2020, às 07h00 - Atualizado em 25/12/2021, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura: A aparição de Cristo a Maria Madalena após a ressurreição, de Alexander Ivanov - Domínio Público via Wikimedia Commons
Pintura: A aparição de Cristo a Maria Madalena após a ressurreição, de Alexander Ivanov - Domínio Público via Wikimedia Commons

Não é invenção de Dan Brown. Já no século 1, os gnósticos, que adotavam uma interpretação do cristianismo posteriormente banida, pareciam acreditar nisso. O apócrifo gnóstico Evangelho de Filipe descreve Maria Madalena como esposa ou amante de Jesus. Na Idade Média, os cátaros, que rejeitavam a divindade de Cristo e achavam que o Deus do Velho Testamento era Satã, também tinham essa opinião.

Dan Brown se inspirou no trabalho do jornalista Donovan Joyce, 'O Pergaminho de Jesus', de 1972, para criar seu thriller. Joyce afirmava ter lido um pergaminho secreto do ano 73, escrito por Jesus em pessoa. Não só ele havia sobrevivido como se casara com Madalena, tivera um filho e testemunhara a Guerra Judaico-Romana de 66 a 74. O manuscrito, porém, teria sido perdido e contrabandeado para a União Soviética pelo Dr. Grosset, um arqueólogo israelense corrupto.

Joyce não foi levado a sério como historiador. Mas ao menos um acadêmico defende a ideia do Jesus casado: James Tabor, da Universidade do Texas, autor de 'A Dinastia de Jesus'.

Não seria vergonha alguma uma figura religiosa do tempo de Jesus ser casada — isso era praticamente obrigatório para os rabinos, que cumpriam a ordem do crescei e multiplicai-vos (Gênesis 1:28).

Mas a interpretação oficial vem de um fato simples: nenhum evangelho — nem mesmo o apócrifo Evangelho de Maria — menciona o casamento de Cristo. E o importante discípulo Pedro, que chegou a ser chamado de primeiro papa, foi retratado como casado (Lucas 4:38).

Pintura de Jesus aparecendo para Maria Madalena / Crédito: Getty Images

Tabor, acusado de fazer polêmica pela polêmica, nunca se arrependeu. Afirma que, desde o lançamento do livro, ficou ainda mais convicto de que Jesus era casado.

Aqui vai a explicação: "Às vezes o silêncio fala", diz ele. "Estou convencido de que, nesse caso, o silêncio não quer dizer que Jesus era solteiro. Os autores dos evangelhos, escritos muitas décadas após a vida dele, ou não sabiam da esposa e filho ou, mais provavelmente, por razões teológicas, decidiram suprimir a informação. O Jesus desses evangelhos era o divino Filho de Deus, ascendido aos céus, e qualquer ligação mundana e sexual a uma mulher mortal seria inconcebível."    


+Saiba mais sobre Jesus Cristo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Jesus: Um breve roteiro histórico para curiosos, de Alex Fernandes Bohrer (2021) - https://amzn.to/37YgFOm

A história de Jesus para quem tem pressa: Do Jesus histórico ao divino Jesus Cristo!, de Anthony Le Donne (2019) - https://amzn.to/2Oa55FY

Jesus, o homem mais amado da história, de Rodrigo Alvarez (2018) - https://amzn.to/2O8yd0g

O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago (1991) - https://amzn.to/36DPvZE

Box Enciclopédia da Vida de Jesus, de Louis-Claude Fillion (2018) - https://amzn.to/2RSBjX6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W