Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Assombração e mistério: a macabra saga de Robert, o boneco

Segundo lendas, males inexplicáveis acontecem com pessoas que o encontravam

Alana Sousa Publicado em 07/09/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert em museu - Divulgação
Robert em museu - Divulgação

Lendas sobre bonecos e objetos mal assombrados são comuns e cativam a atenção de curiosos por séculos. O exemplo mais conhecido talvez seja devido ao filme Annabelle, que retrata a história de uma boneca possuída por uma entidade demoníaca, que serve como portal para a libertação de espíritos malignos. No entanto, outros artefatos, menos conhecidos, são igualmente assustadores e intrigam as pessoas até os dias de hoje.

Robert, o boneco, está em exibição no museu East Martello, nos Estados Unidos, e é creditado como sendo perigoso e assombrado. O objeto de um metro, aproximadamente o tamanho de uma criança, vem, desde o século passado, trazendo males inexplicáveis a quem cruza seu caminho.

Acredita-se que o boneco teria sido fabricado pela empresa Steiff Company, da Alemanha, em 1904. Robert Eugene Otto recebeu de sua família como presente, quando ainda era criança. O menino se apaixonou pelo brinquedo e o carregava para todos os lugares, colocou seu nome de Robert, e o vestiu com uma de suas roupas de marinheiro.

Eugene, quando criança / Crédito: Wikimedia Commons

Eugene conversava por horas com Robert — há relatos de que seus pais ouviam duas vozes durante os longos diálogos, mas deduziam que se tratava do garoto interpretando duas vozes distintas, por brincadeira. Mais tarde, situações misteriosas começariam a ocorrer dentro do casarão.

Por vezes, a criança acordava aos gritos no meio da noite, com diferentes objetos jogados pelo quarto, quando os pais pediam uma explicação, ele sempre culpava Robert. Conforme os anos foram se passando, Robert se tornava cada vez mais um membro da família: tinha um lugar à mesa e dormia na cama com Gene.

Anos se passaram e após a morte dos pais, Eugene, já adulto e casado, herdou o casarão. Permaneceu na casa com sua esposa Annette Parker. E o amado brinquedo assombrado foi guardando em um dos quartos da casa.

A fábula sobre os poderes sobrenaturais de Robert perdurou. Crianças do bairro alegavam que viam o brinquedo encarando-as pela janela, cada dia em um cômodo diferente. Porém, os relatos não eram levados a sério — não passavam de histórias de crianças —, já que o boneco vivia trancado em um quarto.

Em 1974, Eugene Otto morreu, seguido da esposa, dois anos depois. A propriedade e tudo que havia nela passaram então a ser de Myrtle Reuter, que comprou o imóvel. A mulher permaneceu na casa por duas décadas, até que a vendeu e fez uma doação inusitada para o museu East Martello.

Deu para a instituição, localizada na Flórida, o artefato, alegando que ele era assombrado. Reuter disse que era torturada por Robert, e que sua filha era constantemente perseguida por ele.

Robert em museu /Crédito: Wikimedia Commons

O museu o aceitou, porém, duvidando da veracidade da história, optou por deixar o objeto no porão, até que pudesse ser encaixado em alguma exposição. Ao ser exposto, em uma caixa de vidro pela primeira vez, visitantes ficaram fascinados por ele.

O mito sobrenatural ainda vive, milhares de cartas chegam anualmente para Robert, onde pessoas pedem perdão por tê-lo desrespeitado e imploram para que a maldição que foi jogada seja retirada. O museu pede que turistas sempre se apresentem e solicite permissão para fotografar o boneco.


+Saiba mais sobre histórias sobrenaturais por meio de obras disponíveis na Amazon:

Invocadores do Mal, de Cheryl A. Wicks, de Ed e Lorraine Warren (2016) - https://amzn.to/2XhZ67l

Amityville, de Jan Anson (2016) - https://amzn.to/2Xpm64a

Trilogia Terror em Amityville [Digistak com 3 DVD's] - https://amzn.to/2XP9PWJ

Ed & Lorraine Warren - Demonologistas: Arquivos Sobrenaturais, de Gerald Brittle (2016) - https://amzn.to/3gWYcUX

Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas, de Robert Curran (2019) - https://amzn.to/39zcAOG

Coleção Annabelle [3 DVD's] - https://amzn.to/37kGsPk

Exorcismo: A história real que inspirou o clássico o exorcista, de Thomas B. Allen (2016) - https://amzn.to/39Sfazk

1977 - Enfield: Real e sobrenatural, de Guy Lyon Playfair (2017) - https://amzn.to/2V8MTPO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W