Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

Até o século 20, meninos vestiam rosa e meninas usavam azul. Entenda como tudo mudou

O uso de vestido para ambos os sexos era outra característica curiosa sobre as roupas infantis da época

Joseane Pereira Publicado em 08/01/2020, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pinturas de um menino usando rosa e uma menina usando azul - Wikimedia Commons
Pinturas de um menino usando rosa e uma menina usando azul - Wikimedia Commons

As discussões sobre gênero sempre estiveram presentes em nossa História. No ano passado, algo que veio à tona foi a reafirmação dos padrões de cores entre meninos e meninas, sob o discurso de Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos “menino veste azul e menina veste rosa”. Mas o que poucos sabem é que essas cores foram impostas em um passado recente, o que demonstra as bases fluidas sob as quais estão assentadas.

Se uma mãe que criou seus filhos no início do século 20 entrasse em uma loja infantil hoje em dia, ficaria horrorizada com as roupas destinadas às garotinhas: nessa época, o rosa lembrava o vermelho do sangue, simbolizando força e masculinidade. Por mais estranho que nos pareça, esse padrão só se modificou com a industrialização dos EUA no pós-guerra.

No princípio era o Branco

Para entender essa história, precisamos voltar a um passado anterior à associação entre cores e gênero. Na Inglaterra vitoriana, a cor branca e tons pastéis eram o padrão das vestimentas infantis, como foi descrito por Jo B. Paoletti, professora da Universidade de Maryland, em seu livro Pink and Blue: Telling the Boys from the Girls in America.

Isso não acontecia por existir uma maior democratização em relação ao gênero, mas sim por questões econômicas: na época, a indústria da moda infantil com consumidores sedentos por roupas específicas era quase inexistente. E como era caro produzir roupas com tinturas, as cores eram destinadas às pessoas mais velhas e camadas nobres da população.

Roosevelt à moda vitoriana / Crédito: Reprodução

Outra característica intrigante sobre as roupas infantis da época era o uso de vestido. Ambos os sexos tinham esse item como essencial, provavelmente pela facilidade na higiene e movimentação dos pequenos - um belo exemplo disso é a famigerada foto do estadista Franklin Delano Roosevelt aos 2 anos de idade, mostrando a adesão dos EUA aos padrões vitorianos. A partir dos cinco anos, os padrões de roupas começaram a se diferenciar para ambos os sexos.

Cores trocadas

Barão d'Holbach pelas mãos do pintor Louis Carmontelle. Já no século 18 o rosa era uma cor máscula. / Crédito: Reprodução

Entre o fim do século 19 e o início do século 20, passou-se a definir as cores "certas" para cada gênero, de acordo com padrões que vinham do século 18: era o contrário do atual.

Segundo Gavin Evans, o escritor e especialista em cores, o azul sempre foi associado à Virgem Maria e a delicadeza das mulheres, enquanto o rosa estava ligado ao vermelho, visto como uma cor forte e enérgica que traria mais masculinidade aos garotos.

Essas questões, puramente sociais, que vinham desde séculos anteriores, determinavam um suposto “padrão psicológico” para o uso das cores.

Foi apenas na esteira da Segunda Guerra Mundial que o cenário mudou. Entre 1920 e 1950, com a crescente industrialização dos EUA, o azul passou a ser subitamente comercializado por varejistas como a cor perfeita para homens, enquanto marcas de moda afirmavam que o rosa era a cor mais delicada.

Com o tempo, essa dicotomia foi se espalhando para brinquedos, acessórios, berços e desenhos animados, agitando a indústria infantil e gerando os padrões que hoje temos como verdade.

Com a industrialização, padrões sociais passaram a ser como hoje. / Crédito: National Geographic

Segundo a psicanalista Fani Hisgail, “A afinidade com alguma cor não determina personalidade ou sexualidade”. Pelo contrário: ter afinidade a algo não pertencente ao seu gênero determina apenas o modo como nossa sociedade ressignifica valores e crenças através dos tempos.

Aliás, é sempre bom lembrar da diferença entre gênero e sexualidade: enquanto orientação sexual é a atração por pessoas do mesmo sexo, de sexo diferente ou ambos, gênero é a forma como a pessoa se identifica, não dependendo de sexualidade ou do órgão com o qual a pessoa nasceu.

É pelo fato de serem socialmente construídos (como bem demonstram as cores azul e rosa) que gêneros podem ser criados, modificados e transformados, gerando inúmeras possibilidades de "ser humano".


+Saiba mais sobre os séculos 19 e 20 com as obras abaixo:

Século 19 Simplificado: Topicos de Orientação e Referência para a Idade Contemporânea (Índices da História Livro 12), Kyle Junq 

Link - https://amzn.to/2sPa9Z3

Vida Social no Brasil nos Meados do Século XIX, Gilberto Freyre (2009)

Link - https://amzn.to/2QzeoRh

Era dos extremos: O breve século XX, Eric Hobsbawm (1995)

Link - https://amzn.to/2QUUbo0

A história do século 20 para quem tem pressa: Tudo sobre os 100 anos que mudaram a humanidade em 200 páginas!, Nicola Chalton MacArdle e Meredith MacArdle (2017)

Link - https://amzn.to/39Qy2Qi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.