Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Idade Média

Cabeça vingativa: A insólita morte de Sigurd Eystensson

Poderoso rei viking acabou destruído por um inimigo após a morte, em um quase caso de ataque zumbi

Mariana Ribas Publicado em 16/12/2019, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cabeça decepada - Getty Images
Cabeça decepada - Getty Images

Na história existem mortes tão bizarras que parecem contos de ficção. E a mais estranha entre elas talvez seja a de Sigurd, o Poderoso. 

Sigurd Eysteinsson (r. 875-892), foi o jarl (chefe) de Orkney, no norte da atual Escócia. A conquista deste território elevou a popularidade do viking e as ilhas dessa região escocesa eram todas bases vikings. Em seu reino, o líder também tomou os condados atuais de Caithness e Sutherland.

Paisagem de orkney / Crédito: Wikimedia Commons

De acordo com os estudos da Saga de Orkneyinga, Sigurd desafiou um líder nativo chamado Máel Brigte, o Dentuço, para uma batalha de 40 homens para cada tropa.

O viking quebrou o acordo e levou o dobro de homens em sua tropa, quando a tropa inimiga continha os 40 combinados. Assim, mais uma vez ele ganhou a batalha e além de conquistar mais território, levou a cabeça de seu inimigo como troféu.

Como costume, os vikings penduravam as cabeças em seus cavalos por garbosidade e como uma mensagem pouco sutil a quem quisesse enfrentá-los.

A cabeça de Máel foi amarrada à sela. Conforme o cavalo andava, os dentes pelo qual era famoso arranharam a perna de Sigurd, numa espécie de mordida pós-morte. Dias depois, o líder foi tombado por uma infecção e não resistiu. 

E, com isso, tornou-se o mais próximo de uma morte por zumbi na História real. 


+Para ler mais sobre os vikings indicamos:

Breve História dos Vikings, Manuel Velasco (2013)

link: https://amzn.to/35kuV0n

Dicionário de História e Cultura da era Viking, Johnni Langer (2017)

link: https://amzn.to/2PkQOav

As Histórias de Ragnar Lodbrok, Haukr Erlendsson e Saxo Grammaticus (2015)

link: https://amzn.to/2RSX8HN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.