Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Intelectual, general e comissário: Leon Trotsky em imagens colorizadas

Trotsky foi peça central das forças militares bolcheviques, mas sua vida política pouco se resume a isso. Confira imagens de um dos maiores nomes da Revolução

André Nogueira Publicado em 21/08/2019, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Klimbim
Klimbim

Leon Trotsky, nascido Liev Bronstein, foi uma das figuras mais centrais da Revolução Russa, além de importante teórico do marxismo. Teve uma larga trajetória política e assumiu diversos cargos com aptidão, sendo líder revolucionário, general, intelectual, diplomata e Comissário do Povo soviético.

A vida de Trotsky é marcada, principalmente, por dois grandes feitos. O primeiro foi, a partir da formulação da noção da Lei do Desenvolvimento Desigual e Combinado, desenvolver a proposta da Revolução Permanente. O segundo, mais prático, foi a estruturação e o comando do Exército Vermelho, o que fez de Trotsky um dos grandes responsáveis pela vitória bolchevique na Guerra Civil.

Com a ascensão de Stalin em 1927, Trotsky foi subjugado no Partido, expulso e obrigado a exilar-se, primeiro na Turquia, depois na Noruega até, finalmente, chegar ao México, onde foi refugiado pelo casal comunista Frida Kahlo e Diego Rivera. No entanto, em pouco tempo, foi assassinado pelo agente do NKVD Ramón Mercader, que o matou com uma picareta de gelo em agosto de 1940.

Confira imagens coloridas do revolucionário, um trabalho realizado pela artista russa Olga Shirnina, mais conhecida como Klimbim.

Crédito: Reprodução / Klimbim

Crédito: Reprodução / Klimbim

Trotsky na delegação soviética em Brest-Litovssky Crédito: Reprodução / Klimbim

Crédito: Reprodução / Klimbim

Fragmento de cartaz do Conselho do Comissariado do Povo Crédito: Reprodução / Klimbim

Trotsky no exílio no México, 1940 Crédito: Reprodução / Klimbim

Delegação da II Internacional Comunista Crédito: Reprodução / Klimbim