Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Sobrenatural

'A Freira': Filme é baseado em uma experiência real de Ed e Lorraine Warren?

Existe mais de um evento que parece ter sido usado de inspiração para a produção de terror; entenda!

Redação Publicado em 22/05/2020, às 14h00 - Atualizado em 05/09/2023, às 20h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Valak em cena do filme Invocação do Mal 2 - Divulgação
Valak em cena do filme Invocação do Mal 2 - Divulgação

Na próxima quinta-feira, 7, será lançado nos cinemas brasileiros o filme "A Freira 2". A aguardada produção de terror não apenas é uma continuação de "A Freira", mas também integra o universo da franquia de "Invocação do Mal" — que é inspirado nas histórias reais dos demonologistas estadunidenses Ed e Lorraine Warren, famosa dupla que usava suas habilidades mediúnicas para investigar casos sobrenaturais.

Os eventos retratados tanto na trilogia de Invocação do Mal quanto na trilogia sobre a boneca amaldiçoadaAnabelle, porém, são mais próximos dos relatos do casal, enquanto o enredo de "A Freira" usa de maior liberdade criativa. 

Ele ainda se inspira, no entanto, em histórias contadas pelos demonologistas, conforme revelou Tony Spera, genro dos Warren, em uma entrevista concedida o portal Esquire em 2018. Em ocasião da proximidade da sequência, entenda abaixo a origem do primeiro "A Freira"! 

Igreja assombrada 

Ainda nos anos 70, o casal de demonologistas foi chamado para investigar a igreja assombrada de Borley, localizada no sul da Inglaterra. Segundo os rumores locais, o templo era palco de diversos acontecimentos assustadores: sinos começavam a tocar sozinhos, mensagens misteriosas eram encontradas escritas nas paredes e alguns relatavam ter visto o espírito de uma freira vagando pelos corredores. 

O fantasma, dizia as lendas da região, seria de uma mulher que viveu no convento séculos antes, tendo sido enterrada viva em uma das paredes da construção sagrada após ter desenvolvido um romance com um monge.  

Equipados com câmeras fotográficas e outros aparelhos destinados à detecção de atividades sobrenaturais, Ed e Lorraine decidiram visitar a igreja durante uma noite, ocasião durante a qual a mulher alegou ter sentido a presença da freira em questão. 

Os Warren / Crédito: Getty Images 

"[Será que] 'A Freira' é baseada nessa experiência? Acho que Hollywood pega pedaços de histórias diferentes e os junta... Eles não poderiam simplesmente inventar isso do nada", apontou Spera na entrevista. 

Tornado de escuridão 

Outra experiência real do casal de investigadores do sobrenatural que pode ter servido para inspirar o filme foi revelada por Lorraine a James Wan, o diretor de Invocação do Mal, ainda em 2016 (a mulher, é importante lembrar, faleceu em 2019). 

Na época, Warren explicou existir uma presença maligna que parecia assombrá-la através de sua vida. A demonologista a descreveu como uma espécie de "tornado de escuridão", porém o cineasta refletiu que uma figura assim não seria bem traduzida para as telonas. 

Outra maneira pensada por ele de honrar a experiência da mulher, mas de forma que se encaixasse no meio cinematográfico, foi transformar esse "tornado" em Valek, que é o demônio com aparência de freira que aparece mais de uma vez no universo de Invocação do Mal.

Imagem mostrando Valek / Crédito: Divulgação 

Lembro-me de ouvir isso e meu primeiro pensamento foi: 'Que merda, isso vai ser um personagem CGI'. Eu não queria fazer isso", explicou ele em uma entrevista ao portla Gizmodo. 

"E então, demorei um pouco para consolidar na minha cabeça qual era essa visão de uma forma muito orgânica. Porque é uma visão demoníaca que a assombra, que apenas a ataca, eu queria algo que atacasse sua . Algo que pudesse ameaçar a segurança de seu marido. E foi assim que a ideia deste muito imagem iconográfica de um ícone sagrado cimentada na minha cabeça", completou Wan