Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Yasuke

Yasuke: O samurai negro que ganhou fama de guerreiro indestrutível

Primeiro samurai estrangeiro de todos, Yasuke foi trazido da África pelos jesuítas e tornou-se guarda-costas do grande daimiô Oda Nobunaga

Thiago Lincolins Publicado em 20/03/2020, às 08h00 - Atualizado em 17/03/2023, às 17h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Yasuke, o samurai negro - Anthony Azekwoh via Wikimedia Commons
Ilustração de Yasuke, o samurai negro - Anthony Azekwoh via Wikimedia Commons

Poucas coisas parecem mais exclusivamente japonesas que a casta dos samurais. Mas a verdade é que nada impedia que honra fosse concedida a estrangeiros. O holandês Jan Joosten van Lodensteyn e o inglês William Addams, parceiros de navio, por exemplo, ganharam em 1600 o privilégio de carregar katanas e lutar ao lado dos japoneses.

21 anos antes deles, porém, havia sido a vez do primeiro samurai estrangeiro de todos: Yasuke. Um africano que não estava ali por vontade própria.

A história de Yasuke

Yasuke nasceu em algum momento entre 1555 e 1566, e é provável que tenha sido um macua, povo originário de Moçambique. Mas há historiadores que acreditam que ele era da Angola ou da Etiópia, como o pesquisador Thomas Lockey.

Seu nome também é um mistério: as teorias são várias. Pode ter vindo Yao + suke - os yaos são um povo bantu de Moçambique e suke, um sufixo japonês masculino. Ou talvez Isaque, um nome cristão dado por seus mestres europeus, ou seu nome mesmo, se ele fosse um cristão etíope.

Ilustração de Yasuke / Crédito: Domínio Público

Seja como for, Yasuke chegou no Japão em 1579. Começou atuando como assistente do jesuíta italiano Alessandro Valignano — Visitador das Missões nas Índias, segundo Michael Cooper em 'They Came to Japan: An Anthology of European Reports on Japan, 1543–1640'.

A pele negra logo chamou a atenção dos japoneses. E um deles mudaria sua vida (e o Japão) para sempre: Oda Nobunaga. De imediato, o daimiô ficou impressionado com a altura de Yasukeum gigante comparado a média dos japoneses da época. E o recrutou como seu guarda-costas.

Quando se tornou samurai, em 1581, trabalhou como guarda do castelo de Nobunaga. A lenda de Yasuke logo se espalhou, como a de um gigante guerreiro indestrutível, com a força de dez homens. Carregando suas duas espadas, foi feito portador da espada do daimiô, e aprendeu a falar japonês fluentemente.

Nobunaga havia, a essa altura, unificado meio Japão e conquistado a neutralidade da maioria do que restava. Apenas três grandes clãs — Hojo, Chosokabe e Shimazu — se opunham abertamente ao seu domínio.

A queda

Foi quando veio o golpe. Em 21 de junho de 1582, o general Akechi Mitsuhide se voltou contra seu mestre, mandando um exército contra suas guarda pessoal no templo Honno-ji. Como a vitória era impossível, Nobunaga cometeu seppuku —suicídio ritual.

Yasuke se juntou ao filho de Nobunaga, Oda Nobutada. Ele lutou ao lado das forças do herdeiro por um longo tempo, mas o daimiô não passaria do fim do dia, sendo forçado a se matar.

Cena da série Yasuke/ Crédito: Divulgação/ Netflix

Yasuke, sem ter para onde ir, propôs se juntar ao lado inimigo. Ao invés de cometer o suicídio de honra, ele seguiu o costume ocidental e ofereceu a sua espada a Mitsuhide. Foi esnobado pelo general, que o chamou de "fera que não sabia nada".

Talvez melhor para ele. O xogunato de Mitsuhide duraria 13 dias. Ele morreria em condições misteriosas em junho, assassinado na estrada. O poder passaria a outro general de Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi. Que unificaria o Japão. Quanto a Yasuke, voltou a servir os jesuítas. E nada mais se ouviu dele.

Representação na cultura pop

Em 2021, a história de Yasuke foi adaptada para uma série de seis episódios da Netflix. Levando o nome do samurai negro, a produção de LeSeanThomas é ambientada em uma realidade alternativa fantástica no Japão feudal.

A série conta a trajetória de um ex-samurai de origem africana que precisa empunhar novamente sua espada para proteger uma garota misteriosa contra as forças do mal. 

"Em um Japão feudal destruído pela guerra e repleto de robôs e magia, Yasuke, o maior ronin de todos os tempos, tenta superar o passado violento e viver uma vida tranquila. Aposentado, ele precisa empunhar novamente sua espada quando é encarregado de transportar uma criança misteriosa perseguida por forças do mal. Agora a história de Yasuke, primeiro samurai de origem africana que lutou com o lendário Oda Nobunaga, será contada para o mundo todo", diz a sinopse da obra.