Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Romênia

Acorrentados em berços: o triste caso dos 170 mil órfãos da Romênia

Após o fim da Revolução Romena, atrocidades contra crianças no governo de Ceaușescu chocaram o mundo

Caio Tortamano Publicado em 12/10/2020, às 08h00 - Atualizado em 19/11/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Crianças em orfanato - Divulgação/ Youtube
Crianças em orfanato - Divulgação/ Youtube

Depois de ter sido deposto em 1989, o governo de Nicolae Ceaușescu na Romênia ficou exposto aos olhares internacionais após um período de repressão e isolamento para o mundo exterior por conta da doutrina socialista soviética defendida.

Todavia, a abertura revelou uma tenebrosa realidade sobre o país europeu, muitas crianças assustadas e sozinhas, foram acorrentadas em berços em cima de poças de urina. Distribuídas em 700 orfanatos estatais, mais de 170 mil crianças ficaram órfãs devido aos terrores do processo da Revolução Romena.

Na realidade, foram diversos os fatores que resultaram nesse triste número. O governo de Ceaușescu promoveu uma política de incentivo ao aumento de capital humano, proibiu os abortos e divórcios (duas taxas altíssimas no país em comparação com a Europa), institui um imposto para casais sem filhos e incentivou financeiramente mães que, também, trabalhassem.

A medida mais extrema pensada pelo governo certamente foi a polícia menstrual. Grupos de ginecologistas entravam em escritórios e escolas para investigar as intimidades das mulheres que não estavam grávidas ou se tinham abortado há pouco tempo.

Crianças esperando para serem adotadas em orfanato de Bucareste / Crédito: Getty Images

O Estado empregou profissionais da saúde para cuidar das crianças que eram literalmente dadas ao governo para serem criadas sob supostas melhores condições. Porém, o que se via eram orfanatos superlotados, onde 12 crianças dividiam o mesmo espaço com pouco ou nenhum estímulo.

Depois que esses horrores foram descobertos, médicos ocidentais fizeram exames nas crianças observando um quadro quase geral de subnutrição, retardo de crescimento e abusos sexuais e físicos. Muitas das crianças, inclusive, eram HIV positivo devido à transfusões de sangue usadas discriminadamente para tratar doenças.

De acordo com os relatos de Izidor Ruckel, uma das crianças que sobreviveram a esses horrores, ele sofreu com pólio durante a década de 80, e foi enviado para um orfanato aos três anos de idade.

Ruckel conta que eles tinham café da manhã e depois eram colocados em um quarto recém-limpo, em que tudo que faziam de estimulante era balançar pra trás e pra frente. Quando alguma criança estava muito agitada ou batia em outras era colocada em uma camisa de força, se não fosse o suficiente, eram dopadas para que ficassem mais tranquilas.

O então garoto foi adotado por uma família americana de San Diego, depois que a rede televisiva dos Estados Unidos, ABC, fez um documentário mostrando a horripilante realidade dessas  crianças romenas.

A exposição ajudou diversos meninos e meninas a serem adotadas, Ruckel conta que foi surreal pisar nos Estados Unidos, um lugar que tinha tantos carros e uma casa que ostentava uma faixa carinhosa dizendo “Seja bem-vindo, Izidor!”.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo: 

O Fim dos Ceausescu, de Grigore Cartianu (2012) - https://amzn.to/2VdaAIm

Red Horizons: The True Story of Nicolae and Elena Ceausescus' Crimes, Lifestyle, and Corruption, de Ion Mihai Pacepa (2016) - https://amzn.to/32ei9jk

Por dois mil anos: Um estudante judeu na Romênia antissemita dos anos 1930, de Mihail Sebastian (2016) - https://amzn.to/32hXzyM

Viagens aos Confins do Comunismo, de Theodore Dalrymple (2017) - https://amzn.to/38QlebI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W