Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

A histórica resposta de Kurt Harland para o Faustão ao vivo

O vocalista do Information Society fez questão de dar uma resposta abrupta ao apresentador brasileiro

Redação Publicado em 16/05/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Participação do Information Society no Domingão do Faustão - Divulgação / YouTube / TV Globo
Participação do Information Society no Domingão do Faustão - Divulgação / YouTube / TV Globo

Em sua última temporada na TV Globo, o Domingão do Faustão foi capaz de levar diversas atrações musicais internacionais para as tardes da televisão brasileira durante os 33 anos em que esteve no ar — e em muitas das vezes, tendo Fausto Silva como protagonista de algum momento cômico.

Em julho de 2004, o apresentador fez questão de brincar com os nomes dos membros do conjunto norte-americano Black Eyed Peas; após chamar o membro Will.I.am de William I Am, fez um trocadilho com o membro Apl.de.ap, o chamando de Apl Pie, cuja fonética é semelhante a "apple pie" (torta de maçã, dm inglês), e completando o nome dos membros seguintes, Taboo e Fergie, com "pie" no final.

Contudo, algumas outras lendas da música mundial, como Shakira, Mariah Carey e Akon, conseguiram ser bem recebidos sem os momentos curiosos do apresentador. A única exceção à regra partiu de uma apresentação ocorrida em 2009, marcando a história da televisão brasileira.

Patada direta

Naquele ano, a banda electropop Information Society, famosa mundialmente pelas canções 'What's On Your Mind' e 'Walking Away' durante o final da década de 1980, desembarcava no Brasil para realizar apresentações e aproveitou o espaço na televisão para divulgar os trabalhos.

Entretanto, conforme revelaria depois, recebeu uma orientação para que se apresentassem de maneira breve— e dessa maneira seguiu ao longo do programa. Porém, o apresentador decidiu quebrar a barreira imposta e tentar dialogar com o vocalista Kurt Harland.

Ao ser perguntado sobre a diferença de gerações e seu público, o cantor deixou claras as instruções e que as seguiria com rigor: "Me disseram especificamente que, nesta noite, eu não teria nem que pensar, falar, respirar e nem realizar nenhuma atividade razoável". Questionando o apresentador com 'Isso não é verdade?', Fausto responde rindo: 'Tá vendo, é verdade'. 

Erro de interpretação

A resposta direta sobre a orientação se tornou um viral na internet, principalmente pela frieza no tratamento — contrastando com as famosas brincadeiras já conhecidas de Fausto. Apesar do climão, a banda se apresentou normalmente naquela noite, chegando a cumprir agenda em outros programas de TV brasileiros, como o de Hebe Camargo.

Em 2019, o conjunto retornou ao Brasil e foi entrevistado pelo portal G1. Na ocasião, o companheiro de banda Paul Robb foi perguntado sobre a resposta abrupta, replicando que tratou-se de um erro de tradução, onde o artista tentou encaixar uma piada que costuma fazer uma língua inglesa.

"Ele não estava com raiva, ele só estava sendo ele mesmo. Havia uma moça fazendo a tradução simultânea de tudo que o Faustão falava, mas o fone de Kurt não estava funcionando corretamente. Ele não ouviu a tradução, então tentou ser divertido, eu imagino, no jeito dele", afirmou o músico.


+Saiba mais sobre o tema através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Biografia da televisão brasileira, de Flávio Ricco e José Armando Vannucci (2017) - https://amzn.to/2I33IoX

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, de Patrícia Kogut (Ebook) - https://amzn.to/2T6sZF0

Almanaque da telenovela brasileira, de Rodolfo Rodrigues (Ebook) -https://amzn.to/2TrzzFn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W