Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Curiosidades

O homem que encontrou uma fortuna 'amaldiçoada' nos Estados Unidos

Enquanto trabalhava em sua horta, Wayne Sabaj se deparou com um saco contendo $ 150 mil em 2011

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/07/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Wayne Sabaj na época em que descobriu mochilas com $ 150 mil - Divulgação/ABC News
Wayne Sabaj na época em que descobriu mochilas com $ 150 mil - Divulgação/ABC News

Encontrar dinheiro na rua pode ser considerado sorte. Seja uma moeda ou uma nota de um valor mais alto, qualquer pessoa ficaria feliz ao se deparar com dinheiro em um local inesperado. 

Quando isso acontece, a quantia geralmente não é tão elevada, mas já é o suficiente para animar o dia de quem a encontrou. Wayne Sabaj estava desempregado quando, ao acaso, descobriu uma sacola contento muito dinheiro no quintal de sua casa.

Com 51 anos, ele era carpinteiro, mas estava com uma enorme dificuldade em encontrar um emprego, uma busca que já durava dois anos. Em agosto de 2011, o homem estava colhendo brócolis de seu jardim quando se deparou com $ 150.000 escondidos.

Pode parecer loucura, mas o episódio aconteceu mesmo. Na época, a rede ABC News, Chicago Tribune, Daily Mail, Huffpost entre muitos outros jornais ao redor do mundo, noticiaram o caso que aconteceu em Johnsburg, no estado de Illinois, nos Estados Unidos. 

Encontrar tamanha quantia de dinheiro já tornaria o evento notável. No entanto, ainda há uma reviravolta no caso: dois anos depois de se tornar notícia com a descoberta da sacola de dólares, Sabaj morreu devido a complicações causadas pela diabetes. 

Em uma plantação de brócolis

O obituário de Sabaj diria mais tarde que ele "amava rapel, acampar, uma boa festa, cozinhar, andar de quatro rodas, jazz, fogueiras, boliche, esqui, contar histórias e pegar as pessoas desprevenidas com um boa piada."

Além disso, ele também tinha “muito orgulho” da horta que tinha no quintal de sua casa. Em um dia de 2011, o americano estava procurando brócolis que havia plantado, mas acabou descobrindo algo muito diferente.

Primeiro, ele encontrou uma mochila que guardava maços de notas de $ 20, como relatou o Daily Mail na época. Depois disso, quando o Departamento do Xerife McHenry foi avaliar o terreno, eles toparam com outro saco que, dessa vez, tinha $ 150.000.

No começo, Sabaj confessou que pensou em ficar com o dinheiro, mas repensou: “Eu fui e gastei meus últimos $ 10 em cigarros ontem, mas entreguei os $ 150.000. Não trabalho há dois anos. Sim, eu estava tipo, eu realmente poderia usar esse dinheiro”.

“Eu fui até lá, peguei, levei para a mesa de piquenique, abri e disse, ‘uau, é um monte de dinheiro’. Então entrei em casa, olhei para meu pai e disse: 'agora estamos realmente com problemas'”, disse. 

Reivindicar a fortuna

Na época, o homem decidiu devolver o dinheiro que havia encontrado, mas a polícia o informou que se ninguém a reivindicasse, talvez ele pudesse ficar com a fortuna descoberta no seu quintal.

Ninguém reclamou as notas logo após o episódio ganhar repercussão, mas algum tempo depois, a vizinha de Sabaj, Dolores Johnson, disse que a fortuna era dela. Uma loja de bebidas também tentou clamar o dinheiro.

O caso da vizinha idosa tornou-se bastante curiosos quando sua filha, Diane Howe, contou que a mãe sofria com demência e “se livrou do dinheiro porque ele foi amaldiçoado”.

Amaldiçoado ou não, a verdade é que Dolores faleceu em janeiro de 2013 e, em julho, Sabaj faleceu apenas dois anos depois de ter se deparado com a fortuna. 

O final da história foi definido nos tribunais: como relatou o NBC Chicago, foi definido que metade do dinheiro iria ao filho de Sabaj, Kevin Sabaj, e o restante para a filha da vizinha, Diane Howe.


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Cedulas do Brasil 1883 a 2019, de Claudio Patrick Amato (2019) - https://amzn.to/3lU6Whs

A ascensão do dinheiro, de Niall Ferguson (2017) - https://amzn.to/3jGSkjy

The Evolution of Money (Edição em Inglês), de David Orrell e Roman Chlupatý (2016) - https://amzn.to/3h1w9mx

Capital in the Twenty–First Century (Edição em Inglês), de Thomas Piketty (2017) - https://amzn.to/2YY4g8o

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W