Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Horror na tela: 4 filmes norte-americanos baseados em crimes reais

Com a estreia dos filmes baseados no caso da brasileira Suzane von Richthofen se aproximando, relembre algumas produções dos EUA com propostas parecidas

Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 04/03/2021, às 09h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Zac Efron interpretando Ted Bundy em filme "A Irresistível Face do Mal" - Crédito: Divulgação/Netflix
Fotografia de Zac Efron interpretando Ted Bundy em filme "A Irresistível Face do Mal" - Crédito: Divulgação/Netflix

O anúncio recente de uma data de estreia para os dois filmes sobre o caso de Suzane von Richthofen, a jovem que foi condenada por ter ajudado a planejar o assassinato de seus pais junto ao namorado, recebeu uma reação mista do público brasileiro. 

Um deles terá o nome “A menina que matou os pais” e o outro se chamará “O menino que matou meus pais”, com cada longa focando-se nas duas versões do caso. 

Segundo relatado por uma reportagem da BBC desse mês, alguns dos comentários negativos feitos por internautas sobre a produção alegavam que “o Brasil adora enaltecer criminosos”, ou que “dar Ibope” para uma das responsáveis por um assassinato tão chocante era “bizarro e triste”. 

Em reação às críticas, o produtor Marcelo Braga disse ao veículo que o país de fato não tinha a “tradição de produzir filmes dessa natureza” - o que poderia ser o motivo para o choque de alguns brasileiros em relação ao projeto. 

Imagem de divulgação do filme baseado no caso de Suzane, que é interpretada por Carla Diaz / Crédito: Divulgação 

Um país, todavia, que já lançou inúmeros filmes baseados em crimes reais é os Estados Unidos. Conheça abaixo algumas das produções norte-americanas mais bem-sucedidas desse gênero! 

1. Prenda-me se for capaz 

O longa lançado em 2002 conta com dois grandes nomes no seu elenco: Leonardo DiCaprio interpretando o golpista Frank Abagnale Jr, e Tom Hanks interpretando um agente do FBI que faz de tudo para conseguir capturar o criminoso. 

O que nem todos sabem, todavia, é que Frank é uma pessoa real que, durante sua juventude nos anos 1960, cometeu uma série de fraudes, emitindo cheques falsificados e forjando documentos para se passar por médicos ou advogados de renome. 

O estadunidense passou cinco anos na prisão, e depois disso conseguiu sua liberdade sob a condição de colaborar com o FBI na identificação de outros golpistas como ele, profissão que exerceu durante décadas. Posteriormente, Abagnale ainda se tornou conselheiro de uma empresa dedicada à prevenção de fraudes. 

2. Meu amigo Dahmer 

Essa produção que foi aos cinemas norte-americanos em 2007 é baseada em um livro de quadrinhos de mesmo nome elaborado por Derf Backderf, um artista que durante a adolescência foi amigo de Jeffrey Dahmer, indo para o mesmo colégio que ele. Tanto o livro quanto o filme abordam a juventude do psicopata. 

Anos depois, Dahmer entraria para a História como um dos mais perturbadores serial killers que já existiram, não apenas estuprando e assassinando suas vítimas, como também praticando necrofilia e canibalismo com seus cadáveres. 

Imagem de divulgação do filme "Meu amigo Dahmer", em que o psicopata é interpretado por Ross Lynch / Crédito: Divulgação

3. A Irresistível Face do Mal

Essa produção original da Netflix chegou à plataforma no ano de 2019, escalando o ator Zac Efron para interpretar o cruel Ted Bundy, outro famoso serial killer norte-americano, que foi responsável pela morte de 35 mulheres.  

O filme baseado na vida do assassino é contado através do ponto de vista das duas mulheres com as quais ele teve relacionamentos duradouros: Liz Kendall, sua ex-esposa, e Carole Ann Boone, a amante que o defendeu durante o julgamento. 

4. Bonnie e Clyde - Uma rajada de bala

Essa clássica produção de 1967 está aqui para evidenciar como não é de hoje que a indústria cinematográfica dos Estados Unidos investe em filmes baseados em crimes que aconteceram mesmo. 

"Bonnie e Clyde" conta a trajetória do famoso casal de parceiros no crime e no amor enquanto eles assaltam bancos e roubam veículos, entre outros delitos. 



+Saiba mais sobre serial killers por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Psicopata Americano, de Bret Easton Ellis (2020) - https://amzn.to/34yE1t1

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W