Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Identidades falsas e golpes: a história real de Prenda-me Se For Capaz

Conhecido como um dos impostores mais famosos do mundo, a peculiar trajetória de Frank Abagnale Jr inspirou um longa de sucesso

Redação Publicado em 20/08/2020, às 16h56 - Atualizado em 29/09/2023, às 17h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bastidores do filme Prenda-me Se For Capaz (2002) - Divulgação/DreamWorks
Bastidores do filme Prenda-me Se For Capaz (2002) - Divulgação/DreamWorks

O filme "Prenda-me se for Capaz" ("Catch Me if You Can") tem sido, desde o seu lançamento em 2002, um filme muito apreciado e que cativa o público.

Dirigido por Steven Spielberg e escrito por Jeff Nathanson, o longa que combina comédia, drama e romance segue a história de Frank William Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio) enquanto ele embarca em uma incrível jornada pelo mundo, sendo perseguido pelo agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks).

O filme é baseado no livro de mesmo nome, escrito por Stan Redding com a colaboração do verdadeiro Frank Abagnale.

O filme

A narrativa se desenrola na década de 1960 e começa quando Frank foge de casa aos 16 anos, após o divórcio de seus pais devido a problemas financeiros e fraudes fiscais cometidas por seu pai.

De acordo com informações do portal Collider, nessa época, Frank embarca em uma série de crimes, chegando a se passar por pediatra, advogado e piloto de avião. Ele realiza essas façanhas enquanto é constantemente perseguido pelo FBI.

Preso a muito custo, ele, mais tarde, passa a trabalhar para o serviço de inteligência americano, auxiliando as autoridades a prenderem outros criminosos.

Cena de "Prenda-me se for Capaz" / Crédito: Divulgação/DreamWorks

O que de fato aconteceu?

Mas embora a história principal do filme seja baseada em eventos reais — e "Prenda-me se for Capaz" seja considerado um filme de sucesso — há questionamentos acerca do quanto da história de fato aconteceu. Sobre isso, vale dizer que foram feitas algumas simplificações no longa.

Por exemplo, na trama, o norte-americano testemunha seu pai sendo preso, o que o leva a fugir. No entanto, na vida real, ele vivia com seu genitor após o divórcio, tendo iniciado sua vida de crimes passando cheques falsos e até mesmo utilizando os cartões de crédito de seu pai. Após sua fuga, Frank nunca mais o viu.

Quanto à mãe do criminoso, ele afirma que ela nunca se casou novamente, mas, na verdade, ela se casou e teve uma filha.

Personagem criado

Além disso, a perseguição de Frank pelo FBI não ocorreu exatamente como retratado no filme. Carl Hanratty, o agente do FBI, é uma combinação de vários agentes que estiveram envolvidos no caso de Frank.

Isso foi feito porque o agente principal, Joe Shea, nunca permitiu que seu nome fosse usado na produção. Portanto, o personagem Carl Hanratty foi criado para a narrativa do filme.

Leonardo diCaprio em cena no longa / Crédito: Divulgação/DreamWorks

80% preciso

Embora Frank Abagnale tenha colaborado no livro que serviu de base para o filme, ele não teve um grande envolvimento na criação do roteiro. Segundo o Collider, o impostor afirmou que o filme é cerca de 80% preciso, mas sua exatidão tem sido questionada ao longo dos anos.

Na verdade, jornalistas investigaram suas alegações e descobriram inconsistências em sua história. Além disso, registros públicos e pesquisas detalhadas contradizem muitos dos eventos que ele afirmou ter acontecido.

De acordo com uma minuciosa pesquisa realizada por Alan Logan e outras fontes, torna-se evidente que uma parte significativa da narrativa de Frank Abagnale Jr. parece ter sido fictícia.

Por exemplo, os registros de prisão associados a ele são limitados a seu estado natal, Nova York, e ao estado da Louisiana, além de uma curta passagem por uma prisão francesa. Como a maioria dos atos criminosos de Frank Jr. ocorreu durante o tempo em que ele esteve preso, é um tanto improvável que ele tenha cometido todas as fraudes que diz ter cometido.