Matérias » Personagem

Identidades falsas e golpes milionários: a história real de Prenda-me Se For Capaz

Conhecido como um dos impostores mais famosos do mundo, a peculiar trajetória de Frank Abagnale Jr virou um longa de sucesso

Penélope Coelho Publicado em 20/08/2020, às 16h56

Bastidores do filme Prenda-me Se For Capaz (2002)
Bastidores do filme Prenda-me Se For Capaz (2002) - Divulgação/DreamWorks

Prenda-me Se For Capaz (2002), é uma produção audiovisual do cinema norte-americano estrelada por Leonardo DiCaprio e Tom Hanks, dirigida e produzida pelo cineasta Steven Spielberg. O filme em questão também foi indicado ao Oscar e se tornou uma grande obra hollywoodiana.

Quem já assistiu o longa se impressiona com a história de um homem que através de identidades falsas, se passa por inúmeras pessoas diferentes a fim de lucrar com golpes milionários. Contudo, o que poucos sabem é que essa narrativa, na verdade, é baseada em fatos, especificamente, na vida de um homem chamado Frank Abagnale Jr.

Frank Abagnale em um evento em 2008 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Impostor nato

Nascido em 27 de abril de 1948, nos Estados Unidos, Frank William Abagnale Jr, teve uma adolescência atípica, já que nesse período de sua vida o jovem começou a aplicar golpes e com o passar dos anos se tornou um dos homens mais procurados pelas autoridades norte-americanas.

A primeira vítima de Junior foi seu próprio pai, quando o garoto tinha 15 anos. O homem confiou ao filho um cartão de crédito para que o menino pudesse abastecer seu veículo, depois que ingressou em um emprego de meio período.

Todavia, Abagnale usava o cartão para supostamente comprar itens relacionados a carros e oferecê-los em postos de gasolina, ele pedia aos frentistas que lhe dessem dinheiro em troca dos produtos. No final das contas, seu pai teve que arcar com uma dívida no valor de 3.400 dólares.

Personagens

Desde cedo, Frank demonstrava interesse pelo teatro e atuação. Sabendo que era bom de lábia, decidiu usar isso a seu favor para aplicar golpes sem escrúpulos. Sua especialidade eram os cheques sem fundo. O americano descobriu que era possível fazer cheques com quantias superiores ao que ele tinha. Ao longo dos anos, Jr foi melhorando sua técnica de roubo.

O homem sabia que a tática funcionava até o momento em que o banco parava de emitir cheques. Assim, ele abriu inúmeras contas em diferentes bancos e se passou por várias pessoas. Abagnale chegou até a produzir o próprio cheque. O homem imprimia os talões em uma qualidade tão verossímil ao original, que muitas vezes passou despercebida.

Em suas diferentes identidades, ele ia além e chegou a protagonizar situações quase inacreditáveis. Certa vez, para parecer que pertencia a certa classe social. A fim de conseguir mais cheques, Frank decidiu se passar por um piloto — como retratado no filme.

Na ocasião, o homem ligou para a empresa Pan American World Airways, e conseguiu um uniforme oficial dizendo que era um comandante que havia esquecido suas vestimentas em um hotel. Após conseguir as roupas, o fraudador forjou uma licença para pilotar.

Estima-se que ele tenha participado de mais de 250 voos da companhia aérea e certa vez, até assumiu o controle de uma aeronave acionando o piloto automático, colocando a vida de mais de 100 pessoas em risco, já que não sabia pilotar.

Seus personagens também envolveram um professor, advogado e até mesmo um médico. Frank ficou onze meses de sua vida passando-se por um pediatra em um hospital da Geórgia, usando o nome de Frank Williams.

Isso porque, na época, o jovem achou muito arriscado continuar voando: quase foi preso no aeroporto de Nova Orleans, mas, conseguiu escapar. Contudo, também desistiu do falso cargo médico quando percebeu que muitos estagiários contavam com a sua ajuda e ele não fazia ideia do que estava fazendo.

Leonardo DiCaprio ao lado de Frank Abagnale Jr / Crédito: Wikimedia Commons

 

Prisão e fuga

No ano de 1969, aos 21 anos, Frank foi pego na França. Na época, uma atendente de uma companhia aérea com quem ele havia namorado, reconheceu seu rosto e deu às informações para polícia — que na ocasião estava em uma busca incessante pelo criminoso.

Ele passou alguns meses preso na França, mas, durante uma viagem para ser deportado para os Estados Unidos, Abagnale escapou de um avião na pista, o homem escalou a cerca e pediu um carro.

Ainda trocou de roupa e conseguiu dinheiro no banco, ele tinha o desejo de comprar uma passagem com destino à São Paulo, mas, foi detido na fila do guichê. Por seus crimes, Frank foi condenado a 12 anos de prisão.

Atualmente

Em 1974, após cumprir uma parte da pena, o golpista foi liberado sob a condição de ajudar as autoridades federais, sem nenhuma remuneração, a investigar crimes de fraude e assim conseguiu liberdade condicional.

Nos anos seguintes, tentou ingressar no mercado de trabalho, mas, não conseguia retornos. Sem alternativa, passou a prestar serviços para bancos, a fim de dar uma consultoria de segurança, o que posteriormente virou sua profissão legítima. Depois de ver sua história virar livro e filme, atualmente, Frank dá palestras sobre segurança financeira.


+Saiba mais sobre o crime organizado por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Crime Organizado, de Cleber Masson e Vinícius Marçal (2018) - https://amzn.to/3aIuG2F

Crime Organizado, de Ana Flávia Messa e José Reinaldo Guimarães Carneiro (2020) - https://amzn.to/2EeeJp7

Crime Organizado e Organizações Criminosas Mundiais, de Ana Luiza Almeida Ferro (2009) - https://amzn.to/3hhPArR

O Terrorismo do Crime Organizado: uma Análise da Macrocriminalidade Brasileira,de William Barbosa Pimentel da Silva (2020) - https://amzn.to/3aKL4Q8

Crime Organizado: Origens, Desenvolvimento e Reflexos Jurídicos, de Ângelo Fernando Facciolli (2018) - https://amzn.to/34pCW6u

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W