Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Religião

Igreja de Satã: Por dentro de uma Missa Negra

Propagado por Anton LaVey, o ritual satânico possui uma origem muito mais antiga — que remonta à Antiguidade

Alana Sousa Publicado em 17/11/2019, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Baphomet, parte da celebração da Missa Negra - Getty Images
Baphomet, parte da celebração da Missa Negra - Getty Images

Nascido em Chicago, em 1930, Anton Szandor LaVey foi responsável pela fundação da primeira Igreja de Satã, em 1966. Três anos depois, em 1969, LaVey escreveu a Bíblia Satânica. O livro chocou o público na época, que acusavam seus membros de praticarem Missas Negras. No entanto, LaVey apenas retomou os ensinamentos de uma seita muito antiga.

Os primeiros relatos da realização de uma Missa Negra datam da Roma Antiga, no ano 200. Anton resgatou a prática de documentos romanos e descreveu para seus seguidores em sua bíblia, escrevendo em sua obra que “uma missa negra é essencialmente uma paródia do serviço religioso da Igreja Católica Romana, mas pode ser aplicada livremente a uma sátira em qualquer cerimônia religiosa”.

Na França, entre os séculos 16 e 19, há exemplos de Missas Negras. O historiador francês Jules Michelet foi um dos primeiros a tentar compreender o ritual e, escreveu suas teses no livro Satanismo e Bruxaria, lançado em 1862.

Gravura simbolizando a Missa Negra / Crédito: Wikimedia Commons

Os eventos reais ainda não são totalmente conhecidos e rodeados de rumores escandalosos, tais como o envolvimento de violência e sexo durante a cerimônia.

O RITUAL

Para a realização do ritual é preciso que ele ocorra em locais subterrâneos, podendo ocorrer também em bosques ou florestas, em última ocasião. A decoração inclui animais mortos — que simbolizam sacrifício —, e ainda, imagens do ídolo pagão, que entrou para o imaginário popular em meados do século 19, Baphomet.

O pentagrama tem destaque na Missa Negra, cujo três pontas viradas para baixo representa a aversão à trindade católica (Deus, Jesus e Espírito Santo). O crucifixo colocado de cabeça para baixo também pode estar presente. Os valores do cristianismo são usados como sátiras e rejeição do que simbolizam para a Igreja Católica.

Ídolo pagão Baphomet / Crédito: Wikimedia Commons

O ritual é regido principalmente em latim, mas pode conter cânticos franceses e gregorianos, assim como citações do famoso ocultista britânico, Dennis Wheatley. Boatos de sacrifícios humanos sempre rodearam o mistério que é a Missa Negra, mas o hábito nunca foi confirmado, ou negado, pelos seguidores da religião. Os rituais terminam com a expressão em latim: “Ave, Satanas” (Salve Satanás).

Ao contrário da missa católica, a Missa Negra busca aceitar o lado profano da humanidade. Enquanto o satanismo promove princípios contrários do cristianismo, a Igreja de Satã enxerga o diabo como uma força humana — e não como uma figura mística, como Deus —, pregando liberdade individual e celebração do prazer carnal e da vida em si.


Saiba mais sobre o tema com as obras:

1. Codex Gigas: The Devil's Bible, de Herman The Recluse e Lucifugus Rofocale - https://amzn.to/2OVrCHM

2. Codex gigas: Thriller historique, de Stéphanie Del Regno - https://amzn.to/2Bl447f

3. As teses de Satanás: Descubra como a história de Jó pode ajudar a enfrentar os desafios de hoje, de Hernandes Dias Lopes - https://amzn.to/2MZjTpE

4. A Bíblia Satânica, de Anton Szandor Lavey (2018) - https://amzn.to/33vNYEc

5. The Satanic Bible, de Anton Szandor Lavey (1975) - https://amzn.to/2X0DNVQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.