Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Japão

Hashima, a tétrica ilha fantasma do Japão

Próxima à cidade de Nagasaki, a região tem um passado curioso e é repleta de construções abandonadas no oceano

André Nogueira Publicado em 12/02/2021, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hashima, a Ilha Fantasma - Getty Images
Hashima, a Ilha Fantasma - Getty Images

Existe um local no Japão apelidado de ilha "fantasma". Trata-se da de Hashima, um local totalmente abandonad no sul do país, uma entre as mais de 500 ilhas não habitadas de Nagasaki.

O local é pequeno e, através de uma simples imagem aérea, é possível ver toda a ilha, que causa espanto com suas construções antigas de concreto com ar mórbido. Antigamente, até os anos 1970, o local era habitado por trabalhadores de uma mina de carvão.

As ruínas do local / Crédito: Getty Images

Abandonada no oceano, também chamada de Gunkanjima, era uma propriedade privada da Mitsubishi desde 1890, quando começaram as extrações das minas submarinas. A capacidade de produção no local era tão relevante, que o primeiro edifício de concreto em larga escala do país foi construído em 1916. Era uma locação para trabalhadores.

Abandonada e assustadora / Crédito: Getty Images

Na década de 1950, auge da cidade, mais de cinco mil japoneses moravam na pequena ilha. Porém, a partir dos anos 1960, com a progressiva substituição do carvão pelo petróleo como matriz energética japonesa, muitas minas começaram a serem fechadas, levando à decadência do local.

Em 1974, então, foi anunciado o abandono dos projetos de mineração em Hashima, que foi rapidamente evacuada pela Mitsubishi. Desde então, o local entrou para a História com a fama de fantasma, que, por muito tempo, não era sequer acessível.

Trabalhadores de Hashima / Crédito: Wikimedia Commons

Até hoje, a ilha não possui nenhum habitante, causando desconforto com suas estruturas realmente fantasmagóricas. Por seu passado e características singulares, foi protocolado na década passada um pedido oficial para transformar a ilha em Patrimônio Mundial da Humanidade curado pela UNESCO.


+Saiba mais sobre temas semelhantes através das obras disponíveis na Amazon

Fantasmas no Brasil: Casos Reais, Rogério Garcia (e-book) - https://amzn.to/2tHXKpG

Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas - https://amzn.to/2Nir505

Ed & Lorraine Warren: Lugar Sombrio: Segundo livro de Ed & Lorraine Warren aprofunda a pesquisa do sobrenatural - https://amzn.to/330GQzy

Invocadores do Mal - https://amzn.to/2Wn0vqK

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W