Matérias » EUA

A impressionante Casa da Cascata, que carrega uma instigante história

Construída pelo arquiteto Frank Lloyd Wright na década de 1930, a casa localizada em Pittsburgh hoje é aberta para visitações

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 05/04/2021, às 15h51

A fachada da casa
A fachada da casa - Wikimedia Commons, via Lykantrop

"A melhor obra arquitetônica". Assim é conhecida a Casa da Cascata, realizada pelo arquiteto americano Frank Lloyd Wright e que está localizada ao sudeste da cidade de Pittsburgh.

Tal título se deve em parte à sua beleza e também ao fato de que, muito diferente das construções que costumamos ver no dia a dia, a singular residência não foi construída ao lado, mas literalmente sobre uma cascata.

Hoje parte do patrimônio histórico dos EUA, a casa funciona como um museu e recebe milhares de visitantes todos os anos.

Um projeto singular

Conforme divulgado pela BBC em 2017, a impressionante obra foi encomendada pelo empresário Edgar J. Kaufmann e sua esposa, Liliane.

A ideia original do casal era ter uma casa com vista para a cascata Bear Run, no entanto, o excêntrico arquiteto insistiu em realizá-la sobre a mesma.

A propriedade é tida como a "melhor obra de arquitetura dos EUA" - Crédito: Wikimedia Commons

 

Era década de 1930, época da Grande Depressão, e o americano tornava-se cada vez mais conhecido por seu enorme talento diferenciado e também por sua personalidade provocativa e sarcástica.

Houve um momento em que Wright chegou até mesmo a ameaçar desistir do projeto pelo fato do cliente discordar de suas ideias. Após meses de conversas, teve início a construção.

A construção

O projeto era ousado e logo surgiram problemas de infiltração, uma vez que a parte voltada para o rio começou a afundar. Contudo, Liliane começou a gostar do design diferenciado de sua nova casa, por mais que, de início, não tivesse acreditado nos bons resultados do projeto.

 

Certa vez, por meio de uma correspondência endereçada a Wright, a mulher chegou a afirmar que viu de sua janela "uma árvore com galhos nus entrelaçados" e a considerou como "um substituto mais que satisfatório para cortinas".

Finalização da obra e repercussão

A Casa da Cascata terminou de ser construída no ano de 1938. Naquele mesmo ano, a propriedade estampou a capa da revista Time, que a considerou "a obra mais bela" de Frank. Assim, a residência logo se tornou famosa.

Na época, a casa valia 155 mil dólares. Já o responsável pela construção recebeu 8 mil através de uma comissão.

Entretanto, uma enorme fortuna teve de ser gasta com a restauração da residência, que poderia colapsar a qualquer momento. Ao todo, foram desembolsados mais de 11 milhões de dólares para que a estrutura pudesse ser salva.

Crédito: Wikimedia Commons, via Lykantrop

 

 

 

O destino da residência

Em 1952, Liliane Kaufmann cometeu suicídio na residência diferenciada. Seu marido, Edgar, morreu apenas três anos depois, de modo que a propriedade passou para as mãos do filho do casal, Edgar Jr.

Ele, que seguiu os mesmos caminhos do pai, passou a dividir a casa com seu parceiro, o também arquiteto Paul Mayén, quem criou o centro de visitantes, além do café e da loja de souvenir no início da década de 1980.

Mais tarde, o filho de Wright doou a casa para a Conservação Ocidental da Pensilvânia que administra a residência.


+Saiba mais sobre arquitetura por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Tudo sobre arquitetura, de Denna Jones - https://amzn.to/3rSTrAn

Manual do Arquiteto: Planejamento, Dimensionamento e Projeto, de Pamela Buxton - https://amzn.to/3wClyHJ

Cidade caminhável (Arquitetura e urbanismo), de Jeff Speck - https://amzn.to/3wwXQwu

História global da arquitetura, de Francis D. K. Ching - https://amzn.to/3sY6wd6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W