Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Arqueologia

A impressionante estátua de madeira com olhos de cristal do Egito Antigo

A escultura de Ka'aper data de 2500 a.C. e se encontra em um excelente estado de conservação

Redação Publicado em 17/10/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua do escriba Ka'aper - Wikimedia Commons / Djehouty
Estátua do escriba Ka'aper - Wikimedia Commons / Djehouty

A estátua de Ka'aper é um dos mais fascinantes artefatos do Antigo Egito já revelados na história da arqueologia. Apesar de datar do período da 5ª dinastia do Reino Antigo, por volta de 2500 a.C., o item se encontra muito bem conservado e está guardada no Museu Egípcio, localizado no Cairo, capital do país. 

Sua mais incrível característica e a qual tem chamado a atenção de todos desde sua descoberta, é a aparência muito realista que possui, em especial, seus impressionantes olhos de cristal.

O escriba e sua representação

De acordo com informações do site My Modern Met, um homem que viveu milênios atrás, é retratado segurando um bastão enquanto dá um passo largo, simbolizando certo prestígio social. Apesar de tal representação geralmente estar associada a uma ideia de autoridade, Ka'aper não era um funcionário do alto escalão.

Mesmo assim, a estátua de madeira, descoberta dentro da tumba do escriba (conhecida como mastaba), na necrópole de Saqqara, buscaria representar o homenageado da maneira mais fiel possível e não meramente como uma figura idealizada. Seus olhos feitos à base de quartzo e cobre contribuem para torná-la ainda mais realista. 

Conforme a fonte, ao lado da peça havia uma outra estátua também esculpida em madeira, mas que representava uma mulher. Os arqueólogos acreditam que ela, muito provavelmente, teria sido feira em homenagem à esposa do escriba. Contudo, não existem maiores informações sobre o item curioso. 

Divulgação/Vídeo/Youtube/Serekh

Semelhança com o prefeito

Um fato curioso chamou a atenção dos egípcios que encontraram a peça. Segundo eles, a representação teria um rosto muito parecido com o prefeito da Cidade do Cairo. 

E foi desta forma que os cidadãos locais passaram a chamar a escultura pelo nome Sheikh el-Balad, que significa prefeito ou líder da cidade, na língua árabe. 


+Saiba mais sobre o Egito Antigo através de importantes obras disponíveis na Amazon:

O Egito Antigo, Ciro Flamarion Cardoso (1982)https://amzn.to/2mUip74

Religião e Magia no Antigo Egito, Rosalie David (2011) - https://amzn.to/2nT5Ngi

O Egito dos Grandes Faraós, Christian Jacq (2007) - https://amzn.to/2n35mjD

Egito Antigo, Sophie Desplancques (2009) - https://amzn.to/2oCfCjr

Tesouros do Egito, Francesco Tiradritti (2000) - https://amzn.to/2n34L1l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du