Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

A impressionante história de Greg Pickering, o homem que sobreviveu a dois ataques de tubarões

O mergulhador usou seus anos de experiência no mar a seu favor e conseguiu escapar da morte

Penélope Coelho Publicado em 15/10/2020, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Greg Pickering - Divulgação / Perth Now
Fotografia de Greg Pickering - Divulgação / Perth Now

O australiano Greg Pickering traz em sua pele marcas que ficarão com ele para sempre, elas o lembram das duas vezes que o mergulhador foi atacado por tubarões. 

No ano de 1970, Greg iniciou sua carreira na caça marinha e em mergulho livre. No final da década de 1980 ele já era conhecido por ser o campeão de caça submarina no território australiano.

Imagem meramente ilustrativa de um tubarão-branco com a boca aberta / Crédito: Wikimedia Commons

Primeiro ataque

Em 2004, o mergulhador estava em uma missão nas águas de Cervantes, ao norte de Perth, na Austrália, quando foi atacado pela primeira vez pelo animal. Na ocasião, um tubarão agarrou a perna de Greg.

O homem foi retirado do mar às pressas e apesar dos grandes ferimentos, conseguiu se recuperar. Certo de que teve uma segunda chance, ele decidiu que não era hora de abandonar sua profissão e o amor que nutria pelas águas. Por isso, o australiano retornou ao mar depois de três meses.

Nesse período, o mergulhador continuou trabalhando com o que gostava e era conhecido com um dos melhores da Austrália. Até que nove anos depois, foi surpreendido novamente por um tubarão. Contudo, dessa vez, os estragos seriam maiores.

A segunda vez

No ano de 2013, Greg mergulhava em Poison Creek, um lugar remoto a 160 quilômetros da cidade de Esperance, na Austrália. Na ocasião, o homem estava caçando abalones a 15 metros de profundidade, quando foi surpreendido por um tubarão.

Em entrevistas para a mídia local, o homem afirmou que tudo aconteceu de maneira rápida, ele contou que apenas sentiu um impacto em sua cabeça e ouviu barulhos de dentes batendo em seus ossos. “Eu pensei: 'provavelmente é um tubarão'. Mas eu simplesmente não vi, eu ouvi o ataque”, contou Pickering, conforme revelado pelo portal Perth Now.

Contudo, por algum motivo desconhecido, o animal decidiu soltar sua vítima "Ele [o tubarão] parou de repente e me soltou, então, definitivamente, eu tive outra chance", afirmou Greg.  

Greg sendo transferido para o hospital / Crédito: Divulgação / Youtube / 9News Perth / 13 de outubro de 2013 

Para voltar a superfície, o mergulhador descreveu que precisou manter a calma. O homem usou seus 40 anos de experiência em mergulho para prender a respiração e conseguir submergir de maneira bem lenta.

Inicialmente, foi atendido por seus colegas e por pessoas que estavam na remota praia onde o ataque aconteceu. Pickering precisou continuar sendo forte para enfrentar o longo caminho até o hospital mais próximo e mais 10 horas de cirurgia que ele teve que ser submetido. O sobrevivente sofreu cortes profundos na cabeça, rosto, ombros e costas.

Após o segundo ataque, o diretor-geral do Departamento de Pesca da Austrália, Stuart Smith, divulgou uma ordem para que o animal envolvido no ocorrido fosse morto. Contudo, o pedido foi cancelado já que o tubarão não foi avistado novamente.

Pickering passou a realizar palestras para alertar sobre os ataques de tubarão, além de pedir para que medidas de segurança sejam tomadas, a fim de evitar que outras também passem pela sua traumática experiência.

Em depoimento ao portal Shark Eyes Australia, o mergulhador afirmou que mesmo com o grande sofrimento e trauma, ele continua um apaixonado pelo mar: “Acho que ver um tubarão primeiro ajuda a prevenir ataques [...] Ainda gosto de mergulhar e sempre me lembro das coisas maravilhosas que vi na água. Foi realmente um privilégio ter passado a maior parte da minha vida no mar”.


+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W