Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Animais

A impressionante saga de PJ, o cuco que viajou 80 mil quilômetros em 5 anos

A ave, que quebrou um grande recorde, foi capaz de atravessar o Saara 10 vezes durante o período

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/05/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um pássaro cuco se prepara para voar; não se trata de uma imagem da ave 'PJ' - Getty Images
Um pássaro cuco se prepara para voar; não se trata de uma imagem da ave 'PJ' - Getty Images

Com seu peito listrado, penas acinzentadas e som característico, PJ aparenta ser um cuco como todos os outros. Mas basta ler o que um estudo dos pesquisadores da British Trust for Ornithology (BTO) concluiu com seu Projeto de Rastreamento de Cucos, para percebermos que não se trata de uma ave comum.

Conforme repercutiu o Live Science, de maneira impressionante, o animal foi capaz de percorrer 80.000 quilômetros nos últimos cinco anos enquanto migrava indo e voltando do Reino Unido, tornando-se um grande recordista

Um viajante por natureza

Enquanto é inverno no hemisfério norte, os cucos costumam permanecer na África e, na primavera, migram para o Reino Unido para reproduzir.

Segundo o British Trust for Ornithology (BTO) os pássaros geralmente chegam ao território europeu entre final de abril e início de maio.

Um cuco descansa em um galho / Crédito: Getty Images

Como o número de indivíduos da espécie reduziu drasticamente nas últimas décadas, os cucos entraram, em 2009, para a "lista vermelha" da Royal Society for the Protection of Birds (Sociedade Real de Proteção às Aves). Desde então, a espécie se tornou a maior prioridade de conservação em solo britânico.

Foi para buscar entender a causa da redução populacional das aves que surgiu o Projeto de Rastreamento de Cucos, no ano de 2011. O programa, que é responsável por marcar e monitorar as aves em suas longas viagens, começou a acompanhar o cuco PJ em 2016.

Fenômeno chamado PJ

No dia 23 de abril deste ano, PJ se tornou a primeira ave do projeto a completar cinco migrações de volta à Inglatera, segundo o BTO.

Nos últimos cinco anos, o animal atravessou o Saara 10 vezes, voou pelas montanhas do Atlas na África e navegou nos Pirineus da Europa.

Os cucos são curiosas aves de peito listrado / Crédito: Getty Images

"Ele é um cuco incrível e incomum", disse Chris Hewson, cientista-chefe do Cuckoo Tracking Project, em entrevista à PA Media. "Eles normalmente migram para a África via Espanha ou Itália e mantêm a mesma rota todos os anos, mas PJ usou ambas as rotas, e uma terceira entre as duas, ao longo dos cinco anos; no outono passado, ele parou tanto na Espanha, quanto na Itália". 

O especialista acrescentou que, essa mudança de rota pode ter sido realizada com o objetivo de evitar condições desfavoráveis ​​ao longo da viagem e aumentar suas chances de sobrevivência.

As rotas para o continente Africano

Com o monitoramento das aves, Hewson e os demais membros da equipe perceberam que as rotas para a África realizadas pelos cucos estão associadas a diferentes níveis de mortalidade, conforme um relatório de 2016 publicado na revista Nature Communications.

Crédito: Getty Images

Os indivíduos que seguem pela Espanha e pelo Marrocos, a rota oeste, são mais propensos a não resistirem se comparados àqueles que viajam via Itália ou Bálcãs, conhecida como rota leste.

Os pesquisadores acreditam que as recentes secas e incêndios florestais, por exemplo, e a redução da população de lagartas de mariposas, principal refeição dos cucos, na região podem explicar o motivo pelo qual a maior parte das mortes de animmais que viajaram via rota oeste se deu no continente europeu.


+Saiba mais sobre a psicologia animal em grandes obras disponíveis na Amazon:

Alex e eu, por Irene Pepperberg (2009) - https://amzn.to/2ZX0hJf

Terapia assistida por animais, por Marie Odile Monier Chelini, Emma Otta (2015) - https://amzn.to/31Yloxi

O animal social: A história de como o sucesso acontece por David Brooks (2014) - https://amzn.to/2BN0Zke

Hackeando o aprendizado animal, por Lucas Oliveira (2020) - https://amzn.to/3gH6pMd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W