Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

A impressionante saga de Serguêi Lukianov, o aposentado que deu a ‘volta ao mundo’ a pé

Em abril de 2015, o homem deixou sua casa na Rússia para dar início a uma jornada que só foi concluída 22 meses depois. Confira!

Penélope Coelho Publicado em 10/11/2020, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Serguêi Lukianov no Rio, em 2016 - Divulgação/Youtube
Serguêi Lukianov no Rio, em 2016 - Divulgação/Youtube

1° de abril é conhecido mundialmente por marcar o Dia da Mentira, contudo, na vida do aposentado russo Serguêi Lukianov, esse dia marcou uma nova etapa de sua vida. Nesta data, em 2015, o homem decidiu deixar sua cidade, São Petersburgo, para percorrer cerca de 24 mil quilômetros a pé, a fim de conhecer diversos cantos do mundo de uma maneira peculiar.

Em fevereiro de 2017, após conhecer cerca de 20 países, o homem havia concluído sua jornada deixando todos boquiabertos com tamanha conquista. Contudo, essa não foi uma tarefa fácil para Lukianov

Uma longa viagem

Quando tomou a decisão de partir, o aposentado estava quase completando 60 anos, e contou com a ajuda de amigos e familiares que apoiaram sua escolha. Em entrevista à Agência Gazeta Russa, o homem disse que a parte mais difícil foi partir, mas, que depois que já estava na estrada, sua motivação para concluir a missão só aumentava. "Em toda a minha vida, eu jamais tinha feito algo assim antes de embarcar nessa viagem. Eu estava confiante de que chegaria ao fim, isso é tudo", afirmou Lukianov.

Ele revelou que as decisões foram realizadas de maneira espontânea, até mesmo a questão de visto para sua entrada em alguns países. Para isso, era auxiliado por seus amigos e família, que o informavam sobre como conseguir tais vistos e davam dicas de hospedagens baratas, já que o dinheiro utilizado nessa jornada era proveniente da aposentadoria de Serguêi.

Durante o período em que decidiu conhecer o mundo a pé, o russo passou por países como a China, Indonésia, Singapura, Uruguai, Tunísia, Itália, Eslováquia Polônia e até mesmo o Brasil.

Antes de se aposentar, Lukianov trabalhava como treinador, e por isso, tinha vontade de chegar ao Rio de Janeiro a tempo dos Jogos Olímpicos de 2016, e assim o fez. O homem passou dois dias na Cidade Maravilhosa, aproveitando para assistir alguns campeonatos.

Serguêi Lukianov durante sua passagem pelo Rio de Janeiro, em 2016 / Crédito: Divulgação/Youtube

Durante os 22 meses em que esteve na estrada, o aposentado acredita que conheceu cerca de 20 países “Fica difícil lembrar o número exato, porque tudo aconteceu espontaneamente”, contou Serguêi. Contudo, para concluir seu objetivo, ele precisou tomar algumas decisões sobre sua alimentação para ter resistência, já que não utilizava nenhum transporte.

Estilo de vida durante a viagem

A fim de conter seus gastos ao máximo, o russo optava por algumas alternativas baratas, por exemplo, dormia em pontos de ônibus, parques e até aeroportos. Além disso, se alimentava de uma maneira incomum para ter energia e poupar dinheiro.

O homem caminhava cerca de 60 quilômetros por dia e na hora de comer optava pelo mais barato e enérgico: frutas, leite condensado, queijo, pão, miojo e bastante Coca-Cola. “Para evitar diarreia, eu bebia muita Coca-Cola, que é igual em qualquer lugar. Além disso, uma lata de Coca tem oito colheres de açúcar, o que me dava energia suficiente para caminhar por quase 5 quilômetros”, contou na época.

No percurso, o homem passou por alguns perrengues, como um assalto na América do Sul, mas, afirma não se arrepender nenhum pouco da sua espécie de ‘volta ao mundo’ a pé. Após 22 meses, em 4 de fevereiro de 2017, Lukianov estava finalmente de volta em São Petersburgo.

“Eu estive sozinho, completamente sozinho por dois anos, não conhecia outra língua além da russa e tive recorrer a gestos para me comunicar”, concluiu Serguêi, sobre sua aventura.


+Saiba mais sobre viagens através de grandes obras disponíveis na Amazon:

1. Itália: Guia Visual, de Vários Autores (2015) - https://amzn.to/394tjt4

2. Peru: Guia Visual, de Vários Autores (2009) - https://amzn.to/3b82XbC

3. Lonely Planet Egito, de Zora O’Neill (2012) - https://amzn.to/39fbs31

4. Descubra a Irlanda, de Vários Autores (2017) - https://amzn.to/2vM3jVa

5. Lonely Planet descubra a Espanha, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/2UjHHtu

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W