Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Há 10 anos, o trágico incêndio da boate Kiss comovia o Brasil

Com mais de 200 vítimas fatais, os culpados pelo episódio em Santa Maria só foram julgados recentemente

Fabio Previdelli Publicado em 27/01/2021, às 00h00 - Atualizado em 25/01/2023, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro da frente da boate - Wikimedia Commons/Leandro LV
Registro da frente da boate - Wikimedia Commons/Leandro LV

Na noite 26 de janeiro de 2013, entre 500 e 1.000 estudantes — dos cursos de Pedagogia, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia — da Universidade Federal de Santa Maria, se reuniram para uma festa na Boate Kiss, na rua dos Andradas, 1925, no centro da cidade, que fica a 300 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A festa seria marcada pela apresentação de duas bandas.

Por volta das 2h30 da manhã do dia 27, foi a vez do grupo Gurizada Fandangueira subir ao palco. Além das músicas, a apresentação prometia agitar os estudantes com um show pirotécnico.

Entretanto, um desses artefatos acabou atingido a espuma improvisada que foi utilizada no revestimento acústico da boate. Integrantes da banda e seguranças tentavam apagar as chamas com água e extintores, sem sucesso.

Em pouco menos de três minutos, uma fumaça espessa se espalhou por todo o lugar. Ao queimar o revestimento, a espuma isolante liberou um material chamado cianeto — apontado pelo laudo técnico como a causa da morte dos estudantes.

De início, não houve uma comunicação entre os seguranças que estavam no palco com os que verificavam o pagamento das comandas na saída da Kiss. Por conta disso, muitas pessoas foram impedidas de sair do local.

Homenagem as vítimas feita na rua da Boate Kiss / Crédito: Wikimedia Commons

Além do mais, a boate não apresentava nenhuma saída de emergência, e muitos estudantes acabaram presos no banheiro, pensando que a porta daria acesso para a rua lateral. Em consequência disso, a perícia contatou que noventa por cento dos corpos foram encontrados depois dessa porta.

Ao todo, 242 pessoas perderam suas vidas e 636 firam feridas naquela que é a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio. Marcado pela imprudência e más condições de segurança do local, o tumultuado julgamento pautou os pontos mais tensos deste episódio, colocando um ponto final na história do crime.

+Relembre os principais pontos do julgamento dos responsáveis pelo incêndio


+ Para saber mais:

Santa Maria a Tragédia da boate Kiss - https://amzn.to/3126nbo

Todo Dia a Mesma Noite: A história não contada da boate Kiss - https://amzn.to/2RXocnA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.