Matérias » Brasil

Incidente em Varginha: Suposta aparição de ET em cidade mineira completa 25 anos

Em 20 de julho de 1996, três jovens teriam tido um encontro frente a frente com uma criatura magrela, de olhos verdes e pele marrom. Relembre 5 fatos sobre o ET de Varginha!

Fabio Previdelli Publicado em 20/01/2021, às 16h57

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa - Pixabay

A possibilidade da existência de vida em outros planetas é uma discussão que permeia diversas gerações e culturas, se tornando algo utópico para uns e um fato já consumado para outros.

Certa vez, Carl Sagan fez uma reflexão muito apropriada para isso: "Às vezes acredito que há vida em outros planetas, às vezes eu acredito que não. Em qualquer dos casos, a conclusão é assombrosa”. 

Ao longo da história, supostas aparições de seres de outro planeta já chamaram a atenção da mídia de diferentes cantos do continente. No Brasil, por sua vez, nada gerou mais expectativas do que o Incidente de Varginha, uma pequena cidade ao Sul de Minas Gerais. 

Por lá, tudo começou em 20 de janeiro de 1996, há exatos 25 anos. Pensando em reviver essa história, o site Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre o famoso Et de Varginha. 

1. Primeiros relatos

Os primeiros relatos sobre a suposta aparição de seres de outro planeta foram divulgados por dois veículos televisivos, entre eles, o Fantástico, da Rede Globo. Segundo apuração da equipe do programa, um ser alienígena teria sido capturado pelo Exército após possíveis aparições de OVNIs. Rapidamente, o caso foi tomando uma magnitude gigantesca, até ser repercutido no Wall Street Journal.

Recorte de jornal sobre o Incidente em Varginha / Crédito: Divulgação

 


2. Características 

De acordo com testemunhas locais, a figura de outro planeta fora flagrada apenas por três jovens da cidade: Kátia Andrade Xavier, de 22 anos; e as irmãs Liliane de Fátima SilvaValquíria Aparecida Silva, respectivamente, com 16 e 14 anos.  

As garotas que teriam avistado o ET de Varginha / Crédito: Wikimedia Commons

 

Segundo o relato delas, o viajante cósmico andava como seres humanos, com duas pernas. Porém, tinham características mais peculiares, como a cabeça grande, os olhos vermelhos e a pele marrom. Além do mais, eles tinham cerca de 1,60 metros de altura e possuíam um tipo físico magro, com uma bifurcação em seus pés. 


3. Pistas? 

Quando supostamente encontraram a criatura, as jovens relataram ter se preocupado com aquela figura, afinal, ela aparentava estar sentindo dor ou medo. Elas chegaram a essa conclusão por ele estar trêmulo e arisco.  

Após o encontro, as irmãs fugiram do local. Elas diziam ter se encontrado com o Diabo. Porém, ao retornarem ao ponto de encontro, nenhuma pista foi encontrada. Somente um cachorro curioso sondava a região. Fora isso, um forte cheiro de amônia podia ser sentido, mas nada que ligasse o odor ao monstrinho.  

Estátua do ET de Varginha colocada na vidade / Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Varginha

 

Porém, especula-se que outro corpo foi encontrado, desta vez em uma estrada próxima, dias depois. Desta vez, entretanto, os vestígios teriam sido recolhidos por caminhões militares. Desde então, inúmeros rumores de abdução e contato com seres de outro planeta começaram a se espalhar por Minas Gerais. 


4. As autoridades

Obviamente, toda e qualquer especulação fora veementemente descartada por autoridades locais. O Governo, por exemplo, afirma que nunca entrou em contato com quaisquer materiais alienígenas, seja de Varginha ou de qualquer outro lugar. 

Segundo os militares, meninas confundiram um morador local com um suposto ET / Crédito: Divulgação

 

Além disso, por mais que se diga ter testemunhas oculares do encontro, nenhuma prova ou vestígio do corpo de um alienígena, ou de sua passagem por Varginha, foram encontrados. Com isso, apesar das suspeitas, o ET de Varginha se tornou apenas mais um ingrediente do folclore popular do que qualquer outras coisas. 


5. A cidade

Apesar da descrença de muitos, a cidade de Varginha abraçou a história e se tornou ponto turístico de quem deseja conhecer um pouco mais sobre casos ufológicos no Brasil. Por lá, inclusive, diversas estátuas de seres extraterrestres são espalhadas pela cidade.  

A identificação com o visitante interstelar é tão grande que, em abril do ano passado, algumas dessas estátuas ganharam máscaras de proteção individual para educar as pessoas sobre a importância da medida para impedir a disseminação do novo coronavírus.  

Estátua do ET de Varginha usando máscara / Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Varginha

 

O trabalho de pintura foi feito pelo artista Gleiber Piva, que trabalha na Secretaria Municipal de Turismo de Varginha. A medida foi idealizada por um médico local, que quis reforçar a necessidade que todos tinham de usar a máscara. 


++Saiba mais sobre ufologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

UFOs: OVNIs - Militares, pilotos e o governo abrem o jogo, de Leslie Kean (2011) - https://amzn.to/2WCs4gi

Óvnis: Uma história da atividade alienígena dos avistamentos às abduções até a ameaça global, de Rupert Matthews (2011) - https://amzn.to/2WwzX6I

Céus abertos, mentes fechadas: Pela primeira vez, um homem do governo, expert em óvnis, fala sobre o assunto, de Nick Pope (2011) - https://amzn.to/3chIAJh

O Enigma UFO: Conheça a Verdadeira História de OVNIS, ET´s, Alienígenas, Óvnis, Discos Voadores, Aliens, Abduções, Ufologia e a Agenda Secreta Para o Planeta Terra, de Steven Lawrence (Ebook) - https://amzn.to/35JxvOC

 UFO - O Visitante Inesperado: Avistamentos de objetos voadores não identificados no Rio de Janeiro - Brasil, de Anderson Oliveira (Ebook) - https://amzn.to/35H6zyY

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

 Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W