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Matérias / Personagem

Influência Romanov: a curiosa história por trás da maior criação de Coco Chanel

O famoso aroma do perfume Chanel Nº 5 teria sido criado após um jantar entre a estilista e o príncipe russo Dmitri Pavlovich

Victória Gearini Publicado em 31/01/2021, às 10h00 - Atualizado em 18/08/2023, às 11h24

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Coco Chanel em 1936 - Getty Images
Coco Chanel em 1936 - Getty Images

Lançado porCoco Chanel durante a década de 1920, o famoso perfume Chanel Nº 5 foi criado com o intuito de levar sofisticação e sedução as freguesas da estilista.

No entanto, o que poucas sabem, é que um dos artigos de moda mais desejados do mundo, teve influência da família Romanov, como aponta a obra O segredo do Chanel N° 5, de Tilar J. Mazzeo.

O sucesso da lendária Coco Chanel foi baseado em muitos estudo e pesquisas, isto é, para produzir os produtos, a estilista consultava os mais renomados especialistas do mercado da moda, que sempre a orientavam antes de lançar qualquer mercadoria. 

Coco Chanel em 1920 / Crédito: Wikimedia Commons

Após o fim da Primeira Guerra Mundial, a empresária decidiu expandir os seus negócios. Depois do conflito global, artigos, que até então eram considerados de luxo, se tornaram uma válvula de escape para reerguer uma parcela da sociedade europeia. 

Com o passar do tempo, a empreendedora tornou-se um dos nomes mais reconhecidos entre a elite francesa. A partir disso, a estilista decidiu expandir seus produtos, para uma fragrância diferente das demais. Contudo, os planos de fazer um perfume inovador, foram interrompidos no fim de 1919, após a morte de seu grande amor, Artur Capel. 

Ainda abalada com a trágica perda, a jovem conheceu o príncipe russo Dmitri Pavlovich, com quem viveu um breve romance — na ocasião ele havia sido exilado na França. O que Chanel não sabia, é que a partir daquele verão de 1920, sua carreira tomaria outros rumos e a consagraria na indústria da moda internacional. 

Influência Romanov 

Na época, o herdeiro lhe apresentou um frasco do perfume Rallet Nº 1, que havia sido feito especificamente para a família Romanov. A fragrância russa tinha sido produzida pelo perfumista Ernest Beaux, que até então trabalhava na A. Rallet and Company — uma empresa conceituada localizada ao sul da França.

Coco Chanel no ano de 1928 / Crédito: Wikimedia Commons

De acordo com a obra O segredo do Chanel N° 5, ela teria procurado pelo perfomista, afirmando ter encontrado o equilíbrio perfeito entre o cheiro da sofisticação e o da sedução — que fariam suas clientes sentirem-se sedutoras. 

Assim como combinado, Ernest Beaux levou algumas amostras para a francesa, que acabou optando pela de número cinco — por coincidência, Chanel foi criada em um orfanato e os monges do local acreditavam que este dígito teria energias poderosas. 

O sucesso

O Chanel Nº 5 era composto pela mistura de rosa de jasmim, maio, sândalo e ylang ylang. No entanto, para destacar seu perfume dos demais produzidos na época, ela utilizou aldeídos de maneira exagerada.

Em seguida, a estilista exigiu que o frasco tivesse o mesmo formato das garrafas de whisky Boy Capel. Contudo, ao longo das décadas, o frasco foi modificado. 

Chanel em 1970 / Crédito: Wikimedia Commons

Ao longo de 1920, Beaux ficou encarregado de aperfeiçoar o produto até chegar na fórmula que conhecemos atualmente. O lançamento ocorreu em um conceituado restaurante da Riviera Francesa. No entanto, segundo o site GZH, o evento contou apenas com um seleto grupo de amigos influentes da empresária.

Tempos depois, o perfume passou a ser oficialmente comercializado em suas lojas e, em pouco tempo, tornou-se um sucesso de vendas, sendo uma das maiores invenções da estilista, que hoje em dia, é reverenciada em diversas faculdades de moda pelo mundo.