Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Insanidade e alucinação: Lúcio Aurélio Cômodo, um dos piores imperadores de Roma

Lúcio considerava-se a reencarnação de um semideus e seu reinado foi marcado por surtos e brutalidade

Pamela Malva Publicado em 28/02/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua de Lúcio Aurélio Cômodo - Wikimedia Commons
Estátua de Lúcio Aurélio Cômodo - Wikimedia Commons

Nascido em agosto de 161, Lúcio Aurélio Cômodo já tinha o título de César aos 5 anos. Filho do imperador Marco Aurélio e de Faustina, cresceu sendo considerado herdeiro oficial do trono — o último da disnastia de Antonina.

Mesmo com o reinado garantido, Lúcio marcou a história como um dos piores imperadores romanos e ficou conhecido por demonstrar uma personalidade muito forte. Logo que tomou o poder, depois da morte de seu pai, o mandante demonstrou certa insanidade em diversos momentos.

Os surtos

Considerando-se a pessoa mais poderosa de toda Roma, Lúcio quis mudar o nome de seu império para Colonia Commodiana. Chegou até a exigir que o povo romano se autodeclarasse comodiano. Ele tentou, inclusive, substituir os nomes dos meses pelos seus próprios, fossem eles oficiais ou títulos e honrarias que recebia do senado.

Excêntrico, Cômodo pensava ser a reencarnação de Hércules, o semideus filho de Zeus. Ele imaginava ter a mesma força e bravura do personagem histórico, demonstrando-as em performances no Coliseu — enfrentava de pessoas a animais, chegando até mesmo a matar 100 leões.

De forma ainda mais performática, ele reencenava lutas de Hércules, mandando amarrar deficientes físicos para, então, massacrá-los. Sacrifícios humanos também eram comuns em seu reinado, considerando que ele os oferecia em nome de Ísis, a deusa que adorava.

Seu reinado, porém, não durou tanto quanto ele gostaria. Em 192, quando o imperador já era pouco querido pelo povo, Cômodo foi morto, estrangulado no banho por um campeão de lutas chamado Narciso.


Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Marco Aurélio: O imperador filósofo, Pierre Grimal (2018) - https://amzn.to/2QeQN8C

Roma: A História De Um Império, Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/2qHDVxn

Hércules (Mitologia Helênica Livro 1), Stephanides Menelaos (2016) - https://amzn.to/2pcHZ8o

Declínio e queda do império romano, Edward Gibbon (2005) - https://amzn.to/2CB22jX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.