Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Entretenimento

Inspiração, transformação nas irmãs e mais: 5 curiosidades sobre ‘As Branquelas’

Comédia dos anos 2000 querida do público ainda contou com referência à piada do mundo da moda da época

Redação Publicado em 29/05/2022, às 07h00 - Atualizado em 19/06/2022, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os atores Marlon e Shawn Wayans como as irmãs Wayans em "As Branquelas" (2004) - Divulgação/Sony Pictures
Os atores Marlon e Shawn Wayans como as irmãs Wayans em "As Branquelas" (2004) - Divulgação/Sony Pictures

Um dos filmes mais famosos da Sessão da Tarde, “As Branquelas”, que chegou ao Brasil em 2004, conta a trama de dois irmãos agentes de FBI, Marcus e Kevin Copeland, interpretados por Marlon e Shawn Wayans, que precisam se passar por socialites.

Isso porque os dois cometeram um erro no trabalho, que resultou em bandidos não sendo presos em uma apreensão de drogas. O “castigo”? Escoltar as irmãs. No entanto, as duas acabam se machucando em um pequeno incidente e não vão mais ao evento.

E foi naquele momento que se iniciou uma das histórias mais cômicas do cinema. Pensando nisso, a equipe do Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre o filme.

1. Framboesa de Ouro

Embora o filme seja querido por parte do público brasileiro, essa não foi a reação da crítica a “As Branquelas”. Em 2006, o longa foi um dos grandes campeões de indicações na premiação, sendo indicado a cinco categorias.

As indicações foram de pior filme, pior diretor para Keenan Ivory Wayans, pior roteiro, piores atores, com Marlon e Shawn Wayans como, e pior dupla de cena para os dois artistas como as irmãs Wayans.


2. Vestido de cisne

Björk no Oscar de 2001 e vestido inspirado em "As Branquelas" / Crédito: Cristiano Del Riccio via Wikimedia Commons / Divulgação/Sony Pictures

Na época em que o filme foi lançado, nos anos 2000, ainda reverberava na moda e na cultura popular o vestido usado pela cantora islandesa Björkno tapete vermelho na 73º edição do Oscar, em março de 2001.

Não podendo perder a piada, os irmãos Copeland, transformados nas irmãs Wayans, fazem uma referência a esse episódio na cena da passarela, quando vestem vestidos que lembram literalmente cisnes, como o da artista.


3. Inspiração

As socialites Paris e Nicky Hilton / Crédito: Getty Images

As irmãs que causaram a confusão principal do filme, que serviu como estopim para a comédia de toda a trama, não surgiram a toa na cabeça dos roteiristas: elas foram inspiradas em pessoas reais.

E não em quaisquer pessoas: elas foram inspiradas nas irmãs Hilton, herdeiras da rede de hotéis autotitulados, Paris e Nicky Hilton. O longa iria, inclusive, receber o nome de “Os Wilsons” para ficar mais parecido com o sobrenome das socialites.


4. Transformação nas irmãs

Além das piadas e tiradas icônicas do filme, talvez o que torne “As Branquelas” extremamente cômico seja a transformação dos irmãos agentes do FBI em socialites para frequentar um evento especialmente extravagante.

No entanto, não foi fácil preparar os atores para isso. Segundo o maquiador Greg Cannom, responsável pelo processo, o tempo estimado para que os dois se transformassem nas irmãs ricas era de sete horas.


5. Sequência

Marlon Wayans, que viveu Marcus, se irritou recentemente com os rumores sobre uma possível sequência do filme, desmentindo os boatos em entrevista à GQ. Segundo ele, era muito cansativo gravar o filme por conta das longas horas se maquiando.

"Filmes de maquiagem, até que aprendam a fazer digitalmente, efeitos especiais sábios [não obrigado]. É muito trabalho", afirmou. "Faça você mesmo 'As Branquelas 2'! Estou fazendo filmes de homens negros", completou.