Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Moore Hall

Abandonada há 100 anos: A instigante história da Moore Hall, engolida pela floresta

Redescoberta em recente gravação de drone, o local se tornou popular nas redes sociais; conheça sua história!

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 25/06/2022, às 14h00 - Atualizado em 14/02/2023, às 10h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem aérea de mansão abandonada - Reprodução/Video/YouTube
Imagem aérea de mansão abandonada - Reprodução/Video/YouTube

Em maio de 2022, a imagem de uma misteriosa mansão de três andares, entrada de palacete — e contando até mesmo com um terraço —, chamou atenção nas redes sociais por estar coberta e rodeada de uma densa floresta esverdeada.

O local teve diversos locais atribuídos como sua localização em várias teorias infundadas; além disso, se tornou centro dos famosos memes. Entretanto, a 'Moore Hall' existe e, ao contrário do que se pensa, teve a localização confirmada, conforme revelado pela afiliada irlandesa do jornal britânico The Mirror.

Na Irlanda, o local já é conhecido há séculos, identificado como Moore Hall, e compreendido como a antiga propriedade da família Moore. A residência está situada próxima ao vilarejo de Carnacon, no município de County Mayo. Entretanto, a história por trás de sua criação e o motivo do abandono chamam atenção por passagens turbulentas.

Há cerca de um século, ocorria a Guerra Civil Irlandesa, mobilizada por integrantes do Exército Republicano Irlandês contra a instauração do Tratado anglo-irlandês, após um longo período como um dos territórios mais problemáticos do Reino Unido ao entrar em conflito com Inglaterra por sua independência. Sendo assim, a residência se tornou um dos alvos.

Quase derrubado

Em meio ao conflito histórico, a residência foi incendiada, e deixada para trás por seus moradores, que detinham o local, rodeado de uma reserva natural, desde 1792 —quando a Irlanda não tinha leis específicas sobre a ocupação de locais com mata densa.

O motivo do ataque teria sido uma represália a Maurice Moore, irmão do proprietário da casa, classificado como pró-Tratado. Mesmo com a expulsão a força e contando com o incêndio violento, a estrutura da casa não foi abaixo, se mantendo com suas características arquitetônicas até os dias atuais.

Imagem aérea de mansão abandonada/ Crédito: Reprodução/Video/YouTube

Herdeiros da família Moore ainda tinham direito ao local, mas devido ao desenvolvimento da floresta ao redor e adaptação urbana, a casa fora deixada para trás. Assim, receberam uma proposta de venda pelo Conselho Municipal de Mayo em 2018, no valor de 400 mil euros, aceita com êxito.

Desde então, a administração local trabalha para restaurar o imóvel e o descreve como um 'palácio' mágico, agora aberto para visitas públicas.