Matérias » Arqueologia

Instrumentos de 8 mil anos característicos da América são encontrados na Arábia

As ferramentas, confeccionadas em pedra, são datadas de 6.000 a.C. e possuem tecnologia nunca vista antes em seu continente

Wallacy Ferrari Publicado em 06/08/2020, às 14h31

Equipe realizando buscas em sítio arqueológico
Equipe realizando buscas em sítio arqueológico - OSU / Joy McCorriston

Uma equipe de arqueólogos franceses descobriu diversos instrumentos confeccionados em pedras na península Arábica, com técnicas semelhantes às desenvolvidas pela população indígena no continente americano há cerca de 13 mil anos. Os novos instrumentos possuem cerca de oito mil anos e foram localizados no Iêmen e em Omã.

Os pesquisadores identificaram ranhuras em formatos de flautas, que dão textura às laterais dos utensílios e afinam as pontas, como se fossem lanças de pedra. O estudo, publicado no jornal PLOS ONE, reconhece a raridade dos artefatos pelo fato de nunca terem sido vistos fora da América.

Algumas das lanças coletadas pela equipe arqueológica / Créditos: CNRS / Rémy Crassard

 

"Reconhecemos esta técnica como uma das mais famosas das técnicas pré-históricas utilizadas no continente americano [...]. Demoramos um pouco para reconhecê-la, principalmente para entender o motivo de a técnica estar presente na Arábia", afirmou Rémy Crassard, chefe de arqueologia do Centro de Arqueologia e Ciências Sociais da França, ao portal UPI.

Apesar da semelhança, os autores do estudo enalteceram algumas diferenças das ferramentas americanas para as recém-encontradas na Arábia; as mais antigas possuem marcas ao longo das pontas e lâminas, porém, as árabes possuem uma ondulação mais próxima da ponta, relacionando a parte traseira do artefato a superfícies retas.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W