Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Bizarro

Óvnis de Berkshire: O dia que marcou as vidas de quatro famílias em 1969

Naquele ano, pessoas completamente desconhecidas disseram passar pela mesma experiência bizarra com seres de outro planeta

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 15/07/2020, às 16h43 - Atualizado em 18/02/2022, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma abdução alienígena - Divulgação/ Pixabay/ RoNaLd519
Imagem ilustrativa de uma abdução alienígena - Divulgação/ Pixabay/ RoNaLd519

Em julho de 2020, entrou para o catálogo da Netflix o reboot da série Mistérios sem Solução. Lançada pela primeira vez em 1987, mas com histórias diferentes das contadas em sua primeira versão, a produção conta casos verdadeiramente enigmáticos.

Entre assassinatos e desaparecimentos, um dos episódios mais intrigantes do Volume 1 da série, como a primeira temporada da produção foi chamada, fala sobre seres de outro mundo. Intitulado Óvnis de Berkshire, o caso é curioso e assustador ao mesmo tempo.

Tal episódio volta para 1 de setembro de 1969, quando quatro famílias sem conexão entre si alegaram ter sido raptadas e depois devolvidas por um objeto voador não identificado. Mas quem são essas pessoas? O que aconteceu com cada uma delas?

Tommy Warner

Imagem da família Warner / Crédito: Divulgação: News Archive/Netflix

Tommy era apenas garoto quando afirma ter se encontrado com os alienígenas naquela ocasião. No início da tarde, ele diz ter olhado para janela quando escutou uma voz dizendo: “Você precisa ir para casa agora”. Assustado, virou para sua babá, Debbie, e disse que deveria sair, acreditando ter ouvido a “voz de Deus” aconselhando-o a fazê-lo.

Assim, imediatamente, o menino saiu correndo de casa e pôde sentir uma energia dentro de si. Warner disse que sentia que estava voando, porém, sua babá afirmou que ele estava correndo em um ponto sem sair do lugar.

Reclinando à esquerda, Tommy diz ter visto um OVNI caindo do céu antes de lançar um raio sobre ele. Assim, suas mãos foram puxadas para trás por alguma força inumana, como se o garoto estivesse sendo “sugado”. A versão é corroborada por Debbie, que descreve que a luz abrangia o corpo do menino que, num piscar de olhos, desapareceu.

A sua próxima lembrança se trata de quando ele disse estar do outro lado da propriedade. Depois de um minuto, ele se virou, olhou para o céu e o raio desapareceu. Debbie conta que o evento durou sete minutos.

Melanie Kirchdorfer

Foto de Melanie Kirchdorfer / Crédito: Divulgação: News Archive/Netflix

Naquela mesma noite, a segunda vítima desse estranho evento, Melanie Kirchdorfer, que tinha 14 anos na época, estava tomando sorvete no lago Mansfield com sua família. De maneira semelhante a história anterior, seus familiares alegam ter visto uma luz branca ofuscante e uma embarcação saindo debaixo d'água na frente deles.

Seu pai tentou seguir o OVNI enquanto ela e seu irmão gritavam de medo. A garota diz se lembrar “levitar”. Além das semelhanças no relato, outro ponto que chama a atenção é o fato de Tommy afirmar que se lembra de ter visto Melanie na nave. "Eu estava em uma sala apenas com jovens — eles eram como crianças — e desapareciam um a um", disse Kirchdorfer.

Melanie afirma que a próxima coisa que se lembra e de estar sozinha à beira do lago e que teve que encontrar o caminho de casa. Apesar de não conhecer Tommy, ela diz que sentiu uma conexão imediata com o garoto quando o conheceu, como se fossem irmãos.

Thomas Reed e Jane Green

Foto de Thomas Reed / Crédito: Divulgação: News Archive/Netflix

Já em Sheffield, uma cidade próxima à de Tommy e Melanie, atravessavam uma ponte da cidade na mesma noite das outras ocorrências. Quando eles deixaram a ponte, o carro estava iluminado por uma luz branca brilhante. O evento foi observado como se existisse um silêncio perfeito no local, até que um bando de grilos e sapos surgiu em torno deles.

Aquela foi a última vez que Thom se lembra de estar no carro, acreditando que ficou desaparecido há cerca de três horas de sua vida. Durante esse tempo, o menino diz suspeitar que estava em um navio, apesar de não ter tanta certeza assim. Como se esses relatos não fossem bizarros o suficiente, Jane Green, de Great Barrington, também diz ter se encontrado com o Óvni enquanto dirigia para sua casa junto com uma amiga.

Mas o que aconteceu após tudo isso?

Todos os envolvidos no caso mantiveram suas histórias ocultas por muitos anos, muito em virtude de terem sido alvo de chacota por pessoas que não acreditavam em seus relatos. Thomas, por exemplo, viu seus colegas de escola se voltarem contra ele após o menino relatar a experiência que havia vivido.

Junto com seu irmão Matt, ele diz ter sido alvo de encontros alienígenas em outras quatro ocasiões: sendo que três desses encontros aconteceram na década de 1960 e o último em 2009, quando Matt estava em Indiana. Apesar dessa “intimidade” maior com o assunto, eles nunca usaram a palavra “aduções” para descrever seus relatos.

Em 2015, a Sociedade Histórica de Great Barrington reconheceu oficialmente os avistamentos de OVNIs de Berkshires como um evento histórico. "Do nosso ponto de vista, é um evento significativamente histórico", Debbie Oppermann, diretora da instituição, em entrevista.

"Basicamente, porque é um evento que foi importante para muitas pessoas no sul do condado na época". Mais tarde, um memorial foi erguido em homenagem ao evento, mas acabou sendo removido posteriormente por virar alvo de pichações e vandalismo.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/3e7h9CC

O livro das conspirações, de Edson Aran (2016) - https://amzn.to/2Y5gpIU

Política, Ideologia e Conspirações, de Garry Allen e Larry Abraham (2017) - https://amzn.to/30MLQZZ

A conspiração franciscana, de John Sack (2007) - https://amzn.to/3fq3N4P

Conspiração Terra Plana, de Ricardo Max (2018) - https://amzn.to/2AH2Sy5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W