Matérias » Egito Antigo

Intrigas e assassinato: Pothinus, o eunuco que colocou Cleópatra e o irmão em Guerra Civil no Egito

Figura singular, ele era regente do então faraó Ptolomeu XIII; com sede de poder, chegou a cometer um crime para agradar Júlio César

André Nogueira Publicado em 11/04/2020, às 08h00

Pothinus e Ptolomeu XIII no filme Cleopatra (1963)
Pothinus e Ptolomeu XIII no filme Cleopatra (1963) - 20th century Fox

Pothinus foi um notório eunuco que viveu no Egito Ptolomaico, durante o início de uma crise no século primeiro a.C, que foi importante na política regional. Isso porque ele tentou criar um poder paralelo baseado na atuação do co-regente egípcio Theos Filopador, décimo terceiro Ptolomeu de sua dinastia, opondo-se ao mandato de Cleópatra. 

O homem foi regente de Ptolomeu XIII, enquanto este era menor de idade, após a morte de seu pai, que deixou em testamento o desejo de que o jovem governasse ao lado da irmã Cleópatra. Então, como principal regente egípcio, Pothinus usou sua influência para colocar um irmão contra o outro e gerar instabilidade.

Pothinus esperava criar um único poder baseado em Ptolomeu, e assim se tornar soberano egípcio na prática. Diante desse cenário, marcado pelo fato do Egito viver uma encruzilhada diplomática, por ter Roma como nação guardiã, os exércitos de Ptolomeu toaram a capital Alexandria e expulsaram Cleópatra da cidade. O ato deu início a uma guerra civil entre as facções da dinastia, ocorrida em 48 a.C.

Cleópatra / Crédito: Wikimedia Commons

 

Nesse momento de instabilidade política, Arsínoe IV, irmã mais jovem da dupla, também passou a reivindicar o trono. O equilíbrio de forças começava a apontar para uma longa guerra, e as partes tentavam angariar aliados para o estabelecimento de tropas. Nesse meio tempo, Pompeu, general romano que disputava o poder com Júlio Cesar, sofrera uma forte derrota em Farsalus e exilou-se no Egito, o que Pothinus tentou usar a seu favor: numa noite, o eunuco assassinou o militar e cortou sua cabeça.

Esperando ganhar a simpatia de Cesar, Pothinus levou a cabeça decapitada de seu inimigo ao cônsul romano, que sentiu asco e revolta pelo ato insalubre de assassinato de um patrício romano por um regente. Cesar ordenou o sepultamento digno de Pompeu , num ato de clemência, e cortou laços de benevolência com o governante de Alexandria. Diante da querela, Cleópatra aproveitou para se aproximar de Cesar.

Numa jogada de alta perspicácia politica, Cleópatra se colocou como aliada egípcia de Roma, e ainda tornou-se amante do general romano. Com o acordo mútuo de boas relações entre os reinos, Cesar passou a colaborar com as tropas filopatorianas, ordenando o assassinato de Pothinus.

César, Crasso e Pompeu, primeiro triunviratum de Roma / Crédito: Wikimedia Commons

 

Comandando a execução do regente rebelde, as tropas de Cesar e Cleópatra marcharam para Alexandria, onde, em 47 a.C., ocorreu um cerco de dez meses contra a resistência de Ptolomeu e Arsínoe. Com a vitória do cerco, a Rainha e o Cônsul realizaram uma entrada na cidade com uma procissão triunfal pelo Rio Nilo.

Como ato de união política aprovada por Cesar, Cleópatra se apoiou numa tradição dinástica faraônica e casou-se com o irmão Ptolomeu, tornando-se Rainha do Egito e reestabelecendo o poder unificado da monarquia, tendo Roma como principal aliado. Com Pothinus morto e Ptolomeu controlado, Arsínoe foi exilada do Egito e, depois, executada a mando da Rainha.


+Saiba mais sobre o tema através das obras disponíveis na Amazon

Cleópatra: Uma biografia - https://amzn.to/33XR2ch

Antônio e Cleópatra: A história dos amantes mais famosos da Antiguidade - https://amzn.to/33XR5EZ

Cleópatra: como a última rainha do Egito perdeu a guerra, o trono e a vida e se tornou um dos maiores mitos da História - https://amzn.to/32YIf8X

Cleópatra e sua víbora - https://amzn.to/32UimqN

Cleópatra - https://amzn.to/2NZGwvN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
 
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 
 
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W