Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / EUA

Intrigou especialistas: A piranha do Brasil foi parar nos EUA

Uma piranha-vermelha, que vive na Amazônia, foi recentemente encontrada no estado americano da Louisiana, intrigando especialistas

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 26/06/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um homem seguira uma piranha - Getty Images
Um homem seguira uma piranha - Getty Images

Não se sabe como, mas recentemente uma piranha-vermelha, espécie brasileira, foi encontrada nos Estados Unidos, preocupando autoridades americanas. O peixe foi encontrado em um lago localizado no campus da Universidade Estadual da Louisiana, na cidade de Baton Rouge.

O departamento de Vida Selvagem e Pesca do estado acredita que se tratava de um animal de estimação que foi deixado por seu dono. Entretanto, devemos ressaltar que criar a espécie é uma prática ilegal nos EUA.

Uma piranha nada em um aquário / Crédito: Getty Images

Uma lei de 2014 proíbe a venda e a posse de piranhas, uma vez que é considerada uma espécie invasora. Caso alguém seja flagrado na posse de um animal como esse, poderá pagar multa e cumprir até três meses de prisão.

Buscando outros espécimes

Uma vistoria foi feita no lago para tentar encontrar mais piranhas, mas nenhuma outra foi avistada. Ainda assim, as autoridades alertaram a população local sobre o fato para que ficassem atentas.

“Se você tiver informações ou achar que pegou uma piranha, não a devolva para a água”, disse o departamento em comunicado.

Piranhas exibem seus dentes afiados / Crédito: Getty Images

No entanto, esta não é a primeira vez em que o animal exótico é encontrado no estado da Lousiana. No ano de 2014, cinco piranhas foram apreendidas com um morador da cidade de Harahan, que as criava em um tanque dentro do seu apartamento.

Características

A piranha-vermelha é comumente encontrada na Bacia Amazônica, bem distante do estado americano da Louisiana e possui um tom avermelhado, com cabeça e dorso acinzentados.

Alguns indivíduos chegam a medir 50 cm de comprimento, sendo que seus dentes, por serem muito afiados, são utilizados por tribos indígenas na confecção de pontas de flechas.

Uma piranha / Crédito: Getty Images

Um predador feroz?

Os cinemas popularizaram a ideia de que as piranhas são animais extremamente agressivos e verdadeiros assassinos. Entretanto, de acordo com os especialistas do departamento, não é bem assim.

“A piranha vermelha, também conhecida como piranha de barriga vermelha, é nativa da América do Sul e encontrada na Bacia Amazônica. Embora sua reputação na cultura popular as rotule como predadores ferozes, elas têm maior probabilidade de procurar presas mortas ou moribundas, incluindo peixes ou crustáceos”, informou o Departamento de Vida Selvagem e Pesca da Louisiana.


+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W