Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

James Irwin: De astronauta a caçador da Arca de Noé

A impressionante história do astronauta, que após ir à Lua, passou o resto da vida procurando pela relíquia sagrada perdida

Paula Lepinski Publicado em 30/05/2020, às 15h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O astronauta americano James Irwin - Wikimedia Commons
O astronauta americano James Irwin - Wikimedia Commons

Ao final do primeiro dia de exploração da Lua, o astronauta americano James Irwin, integrante da missão Apollo 15, disse estar com algo na cabeça.

Ele deixou vazar o conteúdo de sua mente pelo rádio com o Centro de Controle de Missão em Houston:

“Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro?”

Esse é o primeiro versículo de Salmos 121, que continua com: "O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra".

Uma passagem bíblica não exatamente adequada para uma missão que transcorria sem qualquer transtorno. Irwin então achou um jeito de quebrar a tensão: “Mas, é claro, recebemos um pouco de socorro de Houston também” (a tradução é para manter a piada. Ajuda e socorro em inglês são a mesma palavra: help)

Irwin disse que teve um epifania no espaço. A partir dali, ele se dedicou apenas a Deus. Onze anos depois, o oitavo humano a pisar na superfície da Lua estava em uma aventura bem diferente, no Monte Ararat, na Turquia.

Irwin e sua equipe se prepara escalar o Monte Ararat, 1982 / Crédito: Wikimedia Commons

Uma aventura que, segundo Irwin, era muito mais importante que a primeira: encontrar a Arca de Noé. Um barco de madeira gigante capaz de carregar um casal de cada espécie terrestre do planeta, dos elefantes aos pinguins e carrapatos, para protegê-los de uma enchente que cobriria o topo do Everest.

A ARCA DE NOÉ

A história da Arca não é exatamente amigável ao pensamento científico. Sabemos hoje que existem espécies demais para algo assim ser possível, que a água no planeta é constante, e que um dilúvio assim seria facilmente visível no registro geológico — o que não é. A dinâmica de populações também tornaria impossível o mundo ser reabitado em tão pouco tempo. Por fim, madeira é biodegradável e desaparece do registro arqueológico, salvo em condições muito especiais.

São razões para a maioria dos cristãos encararem a Arca como uma alegoria, não algo que aconteceu realmente, ou que aconteceu, mas não exatamente como está na Bíblia. Porém, Irwin não era um cristão como a maioria.

A BUSCA DE IRWIN

O monte Ararat, na Turquia, é o local mencionado tanto na Bíblia quanto no Alcorão como o ponto de pouso da Arca. Apesar de não ser particularmente alto nem exigir um nível técnico elevado para ser escalado, ainda assim possui seus perigos: encostas íngremes e grande quantidade de gelo e pedras.

Irwin foi à Turquia acompanhado de Bob Cornuke, ex-membro da SWAT. Chegaram a ser detidos pelas autoridades turcas sob acusação de espionagem — partes do Ararat são zonas militares e é preciso uma permissão especial para escalá-lo. Cornuke admite que eles tinham altas expectativas em encontrar a Arca. “Sempre existia a chance de encontrarmos o velho barco escondido no gelo no topo do Monte Ararat”, ele disse. “E quando existe uma chance, vale a pena o esforço.”

James Irwin após ser ferido durante uma das expedições para o Monte Ararat, em 1982 / Crédito: Wikimedia Commons

O ex-astronauta terminaria por quase morrer na empreitada. Em uma das tentativas de escalar o Monte Ararat, em 1982, ele foi gravemente ferido por uma queda de rochas e sofreu lacerações no rosto e nas pernas. No ano seguinte, ele ainda sobrevoou o Monte com um helicóptero para tentar encontrar pistas. Novamente, falhou. “É mais fácil caminhar sobre a Lua”, ele terminaria por constatar.

CAÇADA SEM FIM

Sem nunca desistir, o astronauta morreria relativamente cedo, em 1991, aos 61 anos, por problemas cardíacos.

Sua história não dissuadiu outros caçadores da Arca. Em setembro 2011, o pedreiro escocês Donald Mackenzie foi pego por uma nevasca brutal a quase 4 mil metros. Seu corpo nunca foi encontrado.

A última descoberta relacionada a ela foi divulgada em outubro passado, quando o "especialista" americano Paul Esprante anunciou que havia encontrado no Monte Ararat uma estranha colina em formato de barco. Essas aspas todas são porque nenhum dos meios que abordou o achado — começando pela agência estatal turca — citou qualquer filiação acadêmica. Uma pesquisa por seu nome só traz a própria notícia, nenhum site pessoal, nem de universidades.

"É altamente improvável que a arca exista”, afirma Bob Cargill, professor-assistente de religião na Universidade de Iowa. “A história bíblica do dilúvio é adaptada de histórias anteriores sobre inundações na Mesopotâmia, como as epopeias de Atrahasis e de Gilgamesh. Os estudiosos mais críticos entendem que a história da inundação bíblica é uma reformulação desses mitos, recriados para refletir a identidade, ideologia e teologia judaica.”


Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo

Missão Apollo - A Incrível História Da Corrida À Lua, David Baker (2019)

link - https://amzn.to/33aVZgH

Mistérios Antigos da Bíblia, Braeden Templeton (e-book)

link - https://amzn.to/2qtbWSm

Apollo: VII – XVII (2018)

link - https://amzn.to/35rGtP7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.