Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

John Hartley Robertson: A intensa saga do soldado que passou 44 anos "morto" até ser encontrado vivo no Vietnã

Depois de sumir em combate durante a Guerra do Vietnã, demorou quase meio século para que o sargento fosse encontrado

Caio Tortamano Publicado em 06/03/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sargento J. H Robertson ficou desaparecido depois da queda de seu helicóptero - Wikimedia Commons
Sargento J. H Robertson ficou desaparecido depois da queda de seu helicóptero - Wikimedia Commons

Durante a Guerra do Vietnã, a unidade de Green Berets, das forças especiais do exército americano, estava sobrevoando uma área para reconhecimento quando foi abatida pelos guerrilheiros locais, durante uma missão secreta em Laos.

Nenhum homem teria sobrevivido, isso até a história de John Hartley Robertson ficar conhecida. O sargento foi tido como um dos mortos do ataque sofrido nesse dia, mas, na verdade, ele sobreviveu à queda e foi pego pelos vietnamitas, que o torturaram sistematicamente durante quatro longos anos.

Ele estava em uma jaula no meio de uma floresta, passando fome e sofrendo com torturas que faziam o sobrevivente perder a consciência. Essa rotina deixou sequelas físicas e mentais em Robertson, que conseguiu escapar do cativeiro apesar de tudo.

Escondendo-se na floresta, o homem foi encontrado pela viúva de um soldado que lutava pelo governo apoiado pelos Estados Unidos, fazendo com que a mulher tivesse carinho por John. Assim, o americano passou a viver sob a identidade de Dan Tan Ngoc — nome do antigo marido da americana —, com quem teve quatro filhos.

Enquanto isso, nos Estados Unidos, sua mulher e suas duas filhas tiveram apenas a informação de que ele havia se perdido em combate, e foi declarado morto apenas em 1976, sem nunca terem encontrado seu corpo.

Já no Vietnã, Robertson passou 44 anos vivendo como um camponês, acreditando que seria assim para o resto de sua vida. Até que, em 2008, o veterano de guerra Tom Faunce — que vivia procurando soldados americanos perdidos no país — o localizou. A essa altura, John já havia esquecido como falar inglês, e os primeiros sinais de demência começaram a surgir.

O sargento desaparecido foi reconhecido por um de seus antigos companheiros de batalhão que sobreviveu aos horrores da guerra, viajou para o Vietnã e comprovou que a identidade do antigo amigo.

Em 2010, Robertson procurou a embaixada americana no país asiático para identificar a si mesmo como cidadão americano por meio de suas impressões digitais. Para sua surpresa, o reconhecimento foi negado pelos americanos por uma suposta “falta de evidências que demonstrem que ele é John Hartley Robertson”.

A outra maneira mais precisa para se provar a identidade de Hartley seria comparar seu DNA com algum de seus parentes, no caso, a irmã dele, Jean, já que suas duas filhas tinham se recusado a passar pelo procedimento. Porém, isso não foi preciso, uma vez que Jean logo o reconheceu no momento em que se encontraram.


+Saiba mais sobre a Guerra do Vietnã com as obras abaixo:

A menina da foto: Minhas memórias: Do horror da guerra ao caminho da paz, Kim Phuc Phan Thi (2018) - https://amzn.to/2T4hwX5

A História da Guerra do Vietnã, Andrew Wiest e Chris McNab (2016) - https://amzn.to/2N8pqe8

A Guerra Inesquecível do Vietnã: A Guerra Americana no Vietnã – A Guerra da Selva, Scott S. F. Meaker (2016) - https://amzn.to/2T4SOWE

Guerra sem fim, Joe Haldeman (2019) - https://amzn.to/2sYnEFG

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. ​