Matérias » Curiosidades

John Lennon queria colocar Adolf Hitler na capa do disco mais icônico dos Beatles

Segundo Paul McCartney, o músico teria sugerido colocar o ditador no disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

Daniela Bazi Publicado em 08/12/2019, às 08h00

O álbum foi lançado em 26 de maio de 1967
O álbum foi lançado em 26 de maio de 1967 - Reprodução

O disco Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, de 1967, é o oitavo álbum de estúdio dos Beatles, e um dos mais importantes na história da múscia. Considerado “uma evolução histórica no progresso da música" pela revista Times, foi vencedor de quatro prêmios Grammy, incluindo a categoria de Álbum do Ano, tornando-se o primeiro disco de rock a conquistar tal feito.

A icônica capa do álbum foi idealizada por Paul McCartney, e tinha como ideia inicial colocar todos os ídolos da banda. De acordo com a sua biografia autorizada Many Years From Now, o músico diz “Pedi a todos no conjunto que escrevessem quais eram seus ídolos, quem eram as figuras que eles adoravam. E ficou muito engraçado”.

Entretanto, a surpresa foi quando John Lennon teria sugerido colocar o ditador nazista Adolf Hitler na capa. Segundo Paul em entrevista para a revista britânica GQ, “Na capa do Sgt. Pepper ele queria Jesus Cristo e Hitler. Eu ri muito. A gente estava colocando pessoas famosas na capa e ele disse ‘Hitler! Ele é famoso’, mas eu disse ‘É, John, mas a gente quer colocar nossos heróis na capa, e ele não é nosso herói. O Winston Churchill é seu herói, John’, Ele era bem fã do Winston, e ele estava só zoando”.

McCartney completou a entrevista dizendo “O John era brincalhão assim. Ele era muito espirituoso, e incrível, e sempre queria sair da caixinha, e era incrível estar perto de alguém assim. Era legal… Mas não dava para fazer tudo que ele sugeria!”. Uma imagem de Hitler chegou a ser posta durante a sessão de fotos, mas retirada minutos antes de começar para evitar polêmicas.


+Saiba mais sobre os Beatles com os livros abaixo:

The Beatles a biografia, Bob Spitz (2007)

Link - https://amzn.to/34UWugM

Here, There and Everywhere. Minha Vida Gravando os Beatles, Geoff Emerick (2013)

Link - https://amzn.to/2Pk8QIv

Beatles 1966: o ano Revolucionário, Steve Turner (2018)

Link - https://amzn.to/2DRxQl0

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.