Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Jovem de Goiânia surpreende, e viaja 710 Km a pé e sozinho pelo interior do Brasil

Adepto a viajar com a sua mochila desde 2017, Richard Oliveira surpreendeu ao escolher o Caminho Velo da Estrada Real

Redação Publicado em 04/12/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O mochileiro encontrou muita chuva e estradas com buracos - Divulgação
O mochileiro encontrou muita chuva e estradas com buracos - Divulgação

Em pleno 2021 com centenas de formas práticas e rápidas de viajar, andar mais de 700km a pé parece coisa de maluco. Mas quando a viagem tem como objetivo se conhecer um pouco mais, pode ser que mude a forma de enxergar a beleza do processo. 

Em setembro de 2021, o mochileiro Richard Oliveira decidiu fazer os 710Km do Caminho Velho da Estrada Real: de Ouro Preto (MG), passando por SP e finalizando em Paraty (RJ). Sozinho e a pé com objetivo de gravar o documentário "Um mochileiro na Estrada Real" e registrar as dificuldades, os encontros com os locais, as cidades, os sentimentos e os aprendizados de toda essa jornada.

O Caminho Velho foi o trecho escolhido por ser o caminho mais tradicional da Estrada Real. O caminho é por onde escoavam o ouro e os diamantes retirados das terras mineiras e transitaram o gado e escravos introduzidos nas Minas Gerais que no passado partiam dos portos de Paraty e do Rio de Janeiro, passando por Vila Rica, para atingir o arraial do Tijuco, hoje Diamantina.

A viagem começou em Setembro de 2021, foram 38 dias de viagem, 29 dias caminhando, uma média de 25km por dia. Durante o caminho foram registradas mais de 30 cidades, bairros e povoados para compor toda a história do documentário.

Além de ter a oportunidade de conhecer cidades turísticas como Tiradentes, Carrancas, São João Del Rey e Paraty, o viajante teve a oportunidade de entrevistar alguns dos moradores locais, aprender sobre a origem e cultura do Brasil e até um professor de história participou da produção do filme.

Muito mais do que uma viagem de férias, uma peregrinação como essa exigiu muito esforço físico, dedicação e paciência pra encarar o isolamento das estradas, lidar com os questionamentos internos para se manter focado e não desistir da missão de cumprir o objetivo final.

Esse é o segundo documentário do gênero do autor. O primeiro se chama "Um Mochileiro no Caminho de Cora Coralina", um filme de 105 minutos sobre uma viagem de 300km a pé pelo interior do Goiás. Esse filme já teve mais de 260mil visualizações, mais de 1400 comentários e 13 mil curtidas no canal do YouTube "Vida de Mochila".

O documentário " Um mochileiro na Estrada Real" estreou dia 28/11, tem 130 minutos de duração e está disponível gratuitamente no canal do YouTube "Vida de Mochila". 

Sobre a autor: Richard Oliveira é formado em Comunicação Social pela UFG, trabalhou mais de 8 anos na área de marketing, mas nos últimos 4 anos trocou a vida de escritório por uma vida nômade. Entre 2017 e 2019 atravessou a América Latina sem usar avião e produziu uma web série chamada #america300 com 97 episódios. Hoje trabalha produzindo filmes para seu canal no YouTube onde possui 70mil inscritos e produz conteúdo no seu instagram que conta com 140mil seguidores.