Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Brasil

Jovem preso no dia do aniversário recebe 'festa' na delegacia

O caso ocorreu no Rio Grande do Norte e dividiu a internet

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 10/06/2021, às 10h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jovem sinaliza positivamente para câmera após ser detido - Divulgação / YouTube / PN Petrolândia Notícias
Jovem sinaliza positivamente para câmera após ser detido - Divulgação / YouTube / PN Petrolândia Notícias

Em 5 de junho deste ano, um grupo de militares do município de Macau, no Rio Grande do Norte, protagonizaram uma dessas cenas; com um suspeito detido em pleno aniversário de 18 anos, os oficiais organizaram uma festa especial para a ocasião.

Em gravação divulgada em redes sociais, as imagens revelam uma mobilização das autoridades locais para comemorar sua virada de idade em dois minutos de vídeo. Nele, o jovem usando uma camiseta do Corinthians, aparece disposto em uma cadeira em frente a uma mesa decorada com bolo, refrigerante e copos descartáveis.

Filmando e narrando a cena, um dos militares enaltece o feito com ironia: “Nunca teve um aniversário, então você tem que agradecer a Polícia Civil, por fazer um trabalho excelente e você estar aqui hoje. Pode abrir a Coca-Cola!”. Era apenas o início da humilhação registrada em pouco mais de dois minutos de imagens.

Festa?

Trajando fardamento completo, vários membros do Distrito Policial firam reunidos em torno do garoto, até que um dos militares lê com orgulho o documento identificando o rapaz para a gravação: “Hoje é 5 do seis [junho], Paulo Rodrigues das Neves tá completando 18 aninhos, foi conduzido para a delegacia por furto e vamos cantar parabéns para ele, né?”, incitando a cantoria.

O grupo pede palmas e pede para o jovem cortar o primeiro pedaço de bolo para a vítima, que ainda estava no Distrito Policial após ter prestado a queixa e ter feito o reconhecimento do rapaz. O segundo pedaço foi repassado pelo jovem à mãe, tendo a faca retirada de suas mãos em seguida.

O vídeo é encerrado com os oficiais cortando o bolo para consumo próprio. A divulgação foi amplamente compartilhada nas redes sociais.

Porém, as imagens chegaram a ser exibidas em rede nacional pelo programa Alerta Nacional, da RedeTV!, com os dizeres “Parabéns do DP, nesta data querida...” estampados na tela.

Registro televisivo do programa Alerta Nacional noticiando o caso / Crédito: Divulgação / YouTube/ RedeTV!

Apuração dos fatos

Apesar da ampla disseminação, o episódio na instauração de um procedimento administrativo disciplinar pela Polícia Militar, visando apurar o episódio internamente.

Apesar de ter sido atribuído a Polícia Civil pelo oficial que filmou a cena, a instituição não confirmou a presença de membros no caso e acrescentou que lamenta o ocorrido, como informa o portal G1.

Em nota, informaram que a "suposta comemoração de aniversário do homem conduzido à delegacia de Macau não foi promovida nem era de conhecimento da instituição. Já o rapaz que completava 18 anos na ocasião ainda responderá pela acusação de furto.


+Saiba mais sobre crimes brasileiros em grandes obras disponíveis na Amazon:

A Vida Do Ives Ota - O Mensageiro Da Paz, de Ota Iolanda Keiko (1999) - https://amzn.to/3cf2qEQ

Suzane: assassina e manipuladora, de Ullisses Campbell (2020) - https://amzn.to/2WFlLso

O pior dos crimes: A história do assassinato de Isabella Nardoni, de Rogério Pagnan (Ebook) - https://amzn.to/2WD1tQj

Indefensável: O goleiro Bruno e a história da morte de Eliza Samudio, de Paula Sarapu e outros (Ebook) - https://amzn.to/2WCFvg5

Os Crimes Mais Cruéis do Brasil: Conheça os casos que mais chocaram o país, de Editora O Curioso (Ebook) - https://amzn.to/2SNqdnI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W